Meio Ambiente: O Sol e a Terra são Fontes de Vida?

by Francisco on quarta-feira, 22 de abril de 2009

Francisco Antônio de Andrade Filho

Dedico este momento de meditação ao Ministro Carlos Minc e à Ministra Dilma Rousseff, Chefe da Casa Civil. Neles e com eles, vejo milhões de brasileiros sentindo-se bem no Brasil. Aqui, vivemos felizes, integrados e confortados com a nossa Mãe-Terra, mesmo ferida pelos seus inimigos.

Nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação tácita e fácil, de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais e óbvias: espaço, tempo, realidades, qualidade, verdade e mentira. Como um barco à deriva, vive-se sem se indagar. Outros, mais curiosos, buscam respostas de seus questionamentos

E busco responder a questão: que implicações éticas existem, hoje, na falta de respeito à Ecologia, à Natureza? Nesse sentido, o princípio-justiça; do respeito à Natureza, do ponto de vista ético-político mundial, é alinhado numa indagação central: como construir uma sociedade bem ordenada e justa, garantindo o equilíbrio entre natureza e produtos técnicos & científicos na atual “aldeia global”?

Hoje, vou além dessa curiosidade importantíssima para a preservação da Natureza. O Sol e a Terra são fontes de vida?

E encontro resposta na astróloga e taróloga Grazielle Marroccini que publica no site Somos Todos Um, o artigo: “O ano novo solar”. Eu o li com atenção. Sua mensagem despertou em mim um forte desejo de descobrir o segredo das fontes da vida.

Avanço nessa caminhada, e encontro o significado do “ano novo solar” para o equilíbrio da vida no planeta Terra e sua relação com o Sol. As ciências ocultas contribuem para se compreender as questões do meio ambiente em nossos dias? Astrologia, em sua interface com outras ciências humanas, transforma a perversidade da conduta humana no respeito à Natureza no mundo globalizado de nossos tempos?

Nesta linha, a Natureza é inteligente, por si mesma. Ela é uma espécie de bússola, com “aqueles pontos luminosos, representados por estrelas fixas ou planetas [...] ajuda os seres humanos a se localizarem, seja em terra ou no mar”. Por isso, segundo a escritora, as “Constelações surgiram da necessidade que os homens sentiam de se guiarem, se localizarem, durante a noite escura do deserto, ou no mar, por exemplo.”

Além desse benefício, a estudiosa, com base na “a sabedoria dos povos antigos”, revela que “O caminho efetuado pela Terra em seu giro heliocêntrico é o determinador da mudança das estações, assim como a rotação da Terra é determinadora dos dias e das noites”.

Sabiamente, no final, a taróloga emite um juízo de valor – da importância do Ano do Sol –, nestes termos:

É muito importante que saibamos aproveitar essa mudança de energia para darmos uma virada à nossa vida! Se este é um ano do Sol, vamos dar asas à nossa criatividade que nos dá vida, nos dá energia e força para viver. A Luz emanada do Sol é simplesmente a Luz ajudará neste momento de crise a superar muitas dificuldades. O Sol ilumina nossa vida emanada de Deus. Ela pode afastar nossos medos, limpando nosso ser de toda a negatividade que causa dificuldade. A Luz nos oferece uma carga nova capaz de renovar desde a menor célula até nosso corpo inteiro.

Realmente, entre os elementos da Natureza, se destacam o Sol (Fogo) e a Terra, fontes de vida. Entrementes, Evoco Jean-Jacques Rousseau que responde, assim: “A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável”. E Luiz Antônio Gasparetto nos adverte: “É bom reconhecer a obra da Natureza em nós”. Ela é vida. E Deus é Vida.

E avanço, com mais outras indagações. Frente à máquina ideológica do aquecimento global constituição global, indaga-se: que fonte jurídica, que norma fundamental pode apoiar a eco-justiça no respeito à natureza? Como construir uma sociedade bem ordenada, garantindo o equilíbrio entre natureza e produtos técnicos e científicos com bases de uma nova ética e de uma nova mentalidade nas relações entre os seres humanos e o meio ambiente?

É sabido que a ordem mundial atual, na busca de uma nova constituição política, é perversa, brutalmente contraditória. A vida – biosfera (vegetal, animal e humana) é o elemento mais precioso do planeta, ela é prejudicada e ameaçada de extinção. A forma mais elevada de vida – a humana – é a mais devastada, terrorizada, implodida, com bilhões de seres morrendo de fome e de doenças curáveis. Estamos vivendo a contradição ética mais grave da história. Os horrores da mente humana, na atual “Aldeia Global”, criam políticas e tecnologias responsáveis pelo genocídio da natureza e exclusão do homem do seu ecossistema natural e urbano.

Feliz Ano Novo Solar. Respeite a Natureza ou Deus. Você não vive sem ela. Você se considere morto sem essa coisa divina. Lembre-se: Sol e Terra são fontes de vida. O Desabafo e Dilma Presidente 2010 se unem em defesa o meio ambiente. E dizem, você reconhece que o Sol e a Terra são fontes de vida?

3 comentários

me everganha a atitute antiga do governador de santa catarina sentindo no corro as tragedias e as destruiçães em massa do seu governo em relação ao meio ambiente e não se toca. atualisa ou cai fora, precisamos de oxigenio de ar puro das aguas qualidade de vida segurança das raizes das mata nativa de seus alimentos para os animais nossa região é de altas montanhas se destruir as matas vai desmorronar tudo a poluição e esetos ja estão tomando conta da aria rural cadeia alimentrar destruida pelo acrotoxico e desmatamento o que vc esta esperando que Deus vai ajudar . que conciencia é a sua qual e a sua contruibuição em defender o tesouro naturar as novas geração precisao se atualisar hurgente se não vamos ser engolidos pelas chuvas ou pela lama sem chance de defesa as matas nativas são responsaveis de acicurar a velocidade das fortes chuvas nas montanhas suas brumelias as folhas secas as sucenas alem dos frutos e perfume elas absolvem 70 por cento das aguas envitando a velocidade nas decidas do corregos não vai resolver coststuir é preciso prevenir envitando as prosimas tragedia que vai ser pior se nao tomar conciecia dos aterros ireculares e do desmatameto desnesesario que estãmos presenciando o dinheiro nao controi agua nen oxigenio sem ela não sobrevivemos a ganacia e o poder está comprometendo nosso planeta tão belo e tão perfeito que está arrebentado pela mão humana acorda governador se ainda á tempo faça alguma coisa pela bela paisagem de sc

by cecilia werner on 22 de maio de 2009 às 03:53. #

Amiga Cecília Werner,

Agradeço-lhe a honrosa visita, de ter conhecido nossa Home. Mais ainda, alegrei-me com seu seu excelente comentário. Aqui, você se revela eticamente indignada contra posturas de poderes políticos como esse, de seu Estado. Insanos criminosos outros, contra o Meio Ambiente, são insensíveis às belezas da Natureza, demolidores dos elementos de Vida. Esquecem que não se pode atribuir à Deus ou Natureza, os males que o próprio homem produzem. Os resultados estão aí, aquecimento global, enchentes - seria o dilúvio bíblico ?-, quase em todo território brasileiro e no mundo.
Quando quiser, produza um artigo nessa linha ou noutra temática e envie para publicação no seu e no nosso site. Fique à vontade e divulgue nosso blog.
Abraço, com respeito e amizade,
Francisco Andrade.

by Francisco Andrade on 22 de maio de 2009 às 10:18. #

fico feliz e segura pela comprienção de Francisco andrade em saber que pessoas inteligentes estão neste mesmo caminho portanto só teremos uma direção amar e respeitar a mãe natureza que foi entregue ao governo humano em total perfeição a escolha é nossa colhemos o que plantamos os inocentes pagam pelos culpados braço do bau é um exemplo muito claro 8 anos atras uma grande parte das montanhas eram matas nativas que convardemente foram destruidos para plantaçães de pinos eucaptos etc . um futuro finacero asegurado mas está acontecendo o contrario uma grande parte desabou , ficamos refem do clima o riberão do braço do bau que era um ponto turistico de pesca se tornou agresivo e ameaçador sem os peixes os isetos estão produzindo livremente tirando o sussego dos moradores que tentam reagir com repelente ou trancados dentro das suas casas as chuvas deveriam ser esperados com anciedade para a produção das lavouras se tornou um tormento para quem mora nas encostas e nas proximidades do riberão crianças com medo das chuvas e da mãe terra. natureza furiosa tenta reagir comtra o esterminio humano nos não somos donos das obras do criador somos apenas um menbro da cadeia alimentar não temos o direito de destruiir tirar o espaço e os alimentos dos animais silvestres que são alimentados pela propria natureza devemos respeitar as regiães montanhosa para evitar a furia dos alagamentos nas planicies arvore é sugurança é vida é alimento é oxigenio sem essa presiosa vejetação não há sobreviventes terrestres os produtores acriculas precisam se concientizar que acricultura depende da cadeia alimentar portanto o uso abusivo do agrotoxico está comprometendo o planeta cada vez mais .respeitar as matas atlanticas nas regiães montanhosa é sentido obrigatorio para que possamos sobreviver com segurança nas planicies precisamos levar a serio a mãe terra está ferida e intoxicada qual é o nosso reconhecimento e a nossa contribuição ? o equilibrio entre o homem e a vegetação precisam andar juntos senão haverá muitas desgraças irevesiveis planeta pede socorro hurgente ta na nossas mão o curativo evitar desmatamento poluição e agrotoxico e aterros fumaça e ganacia a terra é um direito de todos se nos não cuidar não temos o direito de pedir ajuda devemos aceitar calados os desafios da natureza

by cecilia werner on 24 de novembro de 2009 às 11:09. #

Comente