Início do Novo Ano Solar: O Sol e a Terra são Fontes de Vida?
by Francisco on sexta-feira, 20 de março de 2009
Francisco Antônio de Andrade Filho
Acabo de ler “O ano novo solar”. A autora Graziella Marraccini despertou em mim um forte desejo de descobrir respostas a estas e outras curiosidades: o Sol e a Terra são fontes de Vida?
Nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação tácita e fácil, de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais e óbvias: espaço, tempo, realidades, qualidade, verdade e mentira. Como um barco à deriva, vive-se sem se indagar. Outros, mais curiosos, buscam respostas de seus questionamentos. Hoje, vou além dessa curiosidade importantíssima para a preservação da Natureza. O Sol e a Terra são fontes de vida?
Avanço nessa caminhada, com um momento de meditação sobre o significado do “ano novo solar” para o equilíbrio da vida no planeta Terra e sua relação com o Sol. As ciências ocultas contribuem para se compreender as questões do meio ambiente em nossos dias? Astrologia, em sua interface com outras ciências humanas, transforma a perversidade da conduta humana no respeito à Natureza no mundo globalizado de nossos tempos?
Assim, defronto-me com os estudos e as pesquisas da astróloga e taróloga Grazielle Marroccini, Segundo ela, o início do novo ano solar – também início de outono -, é hoje, dia 20 de março. Além das “noções de Astronomia”, aqui expostas – em termos da Esfera Terrestre e Esfera Celeste -, a pesquisadora percebe bem, os valores da consciência coletiva em defesa da Natureza nos dias de hoje.
Nesta linha, a Natureza é inteligente, por si mesma. Ela uma espécie de bússola, com “aqueles pontos luminosos, representados por estrelas fixas ou planetas [...] ajuda os seres humanos a se localizarem, seja em terra ou no mar”. Por isso, segundo a escritora, as “Constelações surgiram da necessidade que os homens sentiam de se guiarem, se localizarem, durante a noite escura do deserto, ou no mar, por exemplo.”
Além desse benefício, a estudiosa, com base na “a sabedoria dos povos antigos”, revela que “O caminho efetuado pela Terra em seu giro heliocêntrico é o determinador da mudança das estações, assim como a rotação da Terra é determinadora dos dias e das noites”.
Sabiamente, no final, a taróloga emite um juízo de valor - da importância do Ano do Sol -, nestes termos:
É muito importante que saibamos aproveitar essa mudança de energia para darmos uma virada à nossa vida! Se este é um ano do Sol, vamos dar asas à nossa criatividade que nos dá vida, nos dá energia e força para viver. A Luz emanada do Sol é simplesmente a Luz ajudará neste momento de crise a superar muitas dificuldades. O Sol ilumina nossa vida emanada de Deus. Ela pode afastar nossos medos, limpando nosso ser de toda a negatividade que causa dificuldade. A Luz nos oferece uma carga nova capaz de renovar desde a menor célula até nosso corpo inteiro.
Realmente, entre os elementos da Natureza, se destacam o Sol (Fogo) e a Terra, fontes de vida. Entrementes, desejo ir além daquela curiosidade inicial: O Sol e a Terra são fontes de Vida?
Jean-Jacques Rousseau responde, assim: “A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável”. E Luiz Antônio Gasparetto nos adverte: “É bom reconhecer a obra da Natureza em nós”.
Para pesquisa sobre o sol e a terra, fontes de vida, recomenda a leitura e a meditação dessas fontes de vida, nos sites Fique Linda e Instituto Hermes de Transformação Humana. Aqui, Sol (Fogo) é “considerado um presente dos deuses, muitos acreditam que o fogo é sagrado. Sua principal utilidade é a limpeza espiritual e de ambientes, uma vez que ele é um purificador e transformador poderoso”. Enquanto isso, a “terra” nos dá alimentos e remédios, por isso é conhecida como a "Grande Mãe" de toda a vida. Esse elemento é regenerador e traz segurança, estabilidade e força para quem o tem por perto.
E avanço, com mais outras indagações. Frente à máquina ideológica do aquecimento global constituição global, indaga-se: que fonte jurídica, que norma fundamental pode apoiar a eco-justiça no respeito à natureza? Como construir uma sociedade bem ordenada, garantindo o equilíbrio entre natureza e produtos técnicos e científicos com bases de uma nova ética e de uma nova mentalidade nas relações entre os seres humanos e o meio ambiente?
É sabido que a ordem mundial atual, na busca de uma nova constituição política, é perversa, brutalmente contraditória: apesar de a vida – biosfera (vegetal, animal e humana) – ser o elemento mais precioso do planeta, ela é prejudicada e ameaçada de extinção. A forma mais elevada de vida – a humana – é a mais devastada, terrorizada, implodida, com bilhões de seres morrendo de fome e de doenças curáveis. Estamos vivendo a contradição ética mais grave da história. Os horrores da mente humana, na atual “Aldeia Global”, criam políticas e tecnologias responsáveis pelo genocídio da natureza e exclusão do homem do seu ecossistema natural e urbano.
Feliz Ano Novo Solar. Respeite a Natureza ou Deus. Você não vive sem ela. Você se considere morte sem essa coisa divina. Lembre-se: Sol e Terra são fontes de vida. Feliz Ano Solar.
4 comentários
Biologicamente, é evidente que são. Uma vez que sem Sol as plantas não realizarão a fotossíntese, assim não produzindo frutos, e certamente nem vingariam. Por conseguinte, os animais não teriam do que se alimentarem. Sol e Terra estão naturalmente e necessariamente ligados.
Dessa forma, o ser humano mais espirituoso ou, "espiritualizado", crê nessa ligação entre o "homem e o universo". Forças que regulam de alguma maneira a vida e a convivência nossa nesse sistema indagável.
Por fim, acreditando ou não nessa teoria, vivo minha vida um dia de cada vez. Parafraseando Nietzshe: "o que não provoca a minha morte faz com que eu fique mais forte". Abraço professor!
P.S. Fui seu aluno na Faculdade Raimundo Marinho (FRM).
by Pedro Lopes de Morais on 24 de março de 2009 às 16:25. #
Adorei seu inteligente comentário. Ter sido professor de um aluno assim, é a melhor recompensa para um profissional docente. Lembro-me muito bem de você, Pedro Lopes de Morais, aluno dedicado e firme no estudo e na leitura dos textos filosóficos, com os quais exerci minha profissão com amor e alma. Continue assim integrado com a natureza, e juntos viveremos a vida em sua plenitude. Fiquei feliz com sua visita e seu reconhecimento do valor deste momento de reflexão. Nota 10 para você. Divulgue-o entre seus colegas. Já viu o novo artigo "É Possível alinhar religião com ciência?", publicado neste site meu site e postado no outro de um amigo meu ?
Abraços
Francisco Andrade.
by Francisco Andrade on 25 de março de 2009 às 08:38. #
GRAZIELLA MARRACCINI , ACEITE JESUS COMO AUTOR E CONSUMADOR DA SUA FE E VIDA,E DEIXE QUE O SOL QUE "ELE"CRIOU TOME O RUMO QUE DEUS QUISER ,CRIE E CORAGEM E LEIA A BIBLIA OK
by MARILANDES MIRANDA on 1 de julho de 2009 às 18:22. #
eu quero a imporância do sol na transformação da natureza e as suas fotografias (pesquisas de estudnte)
by Anonymous on 15 de outubro de 2009 às 10:30. #