Carta aos Formandos de Biologia 2010

by Francisco on terça-feira, 28 de setembro de 2010

por Prof. Dr. Tiago Gomes de Andrade*



 



2010! Ano internacional da Biodiversidade. Homenagem reconhecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas.

Biodiversidade pode ser definida como a variedade de organismos vivos e a complexidade de interações que se estabelecem entre eles. Considera-se ainda conjunto, ou coletividade (quantidade e categorias) dos seres vivos existentes no planeta. É a diversidade genética de indivíduos e populações que interagem em uma cadeia histórica de eventos e inter-relações ecológicas.



Na verdade, não existe nada no mundo vivo que possa ser isolado de seu contexto histórico-evolutivo e fisiológico-ecológico. Nós, indivíduos e populações humanas, fazemos parte desta rede de interações, deste conjunto, desta coletividade.

Segundo Ernst Mayr, um dos maiores biólogos do século XX, morto em 2005 aos 100 anos, o conceito de população é fundamental para o entendimento da Vida e sua descrição é uma das particularidades da Biologia como Ciência.

“Numa biopopulação, cada indivíduo é único”; e as interações entre estes aumentam a complexidade do sistema, culminando em propriedades emergentes, ou seja, características da população que não são encontradas nos indivíduos.

Neste caso, o todo é maior que a soma das partes.

2010 será também, marcado como o ano de formação da 1ª turma do Curso de Licenciatura em Biologia do Campus Arapiraca da UFAL.

Talvez não exista outro Curso, ou Profissão ou Ciência, que melhor sintetize os interesses humanos pela Biodiversidade. Não que esta seja propriedade dos biólogos, mas é sua tarefa investigar e cuidar, preservar a Biodiversidade em todos os seus aspectos.

No juramento do Biólogo é registrado: “Exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da Vida”.

Vida em um sentido mais amplo significa o conjunto de vida no planeta, a própria diversidade biológica.

Esta Consciência Ecológica significa pensar no coletivo, cuidar do coletivo, cuidar do outro, além de nós mesmos.

Neste sentido, o Educador, que pensa no outro, que exerce sua profissão tendo como foco de atenção o outro, o coletivo, também age com consciência ecológica.

Vocês, pela qualificação da formação acadêmica, graduados em Licenciatura em Biologia, são Biólogos Educadores. Meu desejo é de que pensem e ajam como tal, com consciência ecológica, que pensem em vocês, mas também além.

Pensem no coletivo. Cuidem da formação de seus alunos, cuidem da Escola ou da Instituição na qual venham a trabalhar. Cuidem das cidades, da sociedade, do Planeta.

Este momento marcante e simbólico é resultado de um esforço coletivo de muitos profissionais, servidores e contratados desta Universidade e além. Produto de Mentes e Corações que acreditam que podem construir algo positivo, que podem mudar uma realidade para melhor.

É produto de Mentes e Corações, e por que não dizer de pele, fígado, estômago e todas aquelas sensações viscerais típicas de seres humanos que precisam enfrentar grandes desafios, e sentem-se bem com isto.

Vocês passaram por isto e, obviamente, este momento também é resultado do esforço de vocês, de superar as mais variadas adversidades em busca de um desejo e um sonho individual, de cada um.

Meu desejo é que esta conquista se transforme em um ideal coletivo, que vocês, Biólogos Educadores, possam exercer a profissão pensando também no coletivo, na Biodiversidade, e desta forma o seu sucesso será o sucesso de todos.

Que a Natureza possa iluminá-los em sua trajetória!

---

*Currículo no CNPq | Currículo Lattes.

Um comentário

QUE MARAVILHA ESTA PESQUISA.GOSTEI MUITO,POIS, O ASSUNTO MUITO ME ENTERESSA NA SALA DE AULA.cHEGOU NA HORA CERTA VALEU,

by cristiano on 4 de outubro de 2010 às 15:14. #

Comente