Stella Menegolo
O mundo vive rápidas transformações em função das revoluções tecnológicas, nas quais a televisão tem um papel preponderante. Entre outros fatores, nos quais podemos dizer que esses encantos fazem com que as crianças passem boa parte do tempo diante da TV.
A TV pode e até deve ser utilizada como meio didático, já que é através dela que a criança recebe informações. As exibições constantes de "traição, violência e outras degradações morais provocam um conformismo e os espectadores passam a achar tudo isso muito comum". Desta forma a TV altera as percepções e valores, onde as suas funções e conceitos e não estão de acordo com o que aprendemos, vemos e ouvimos.
Em sua função a TV também precisa ser estudada dialeticamente aonde, a questão fundamental é de saber como as mensagens e o sujeito se constituem e de que maneira se confrontam.
A criança quando nasce é uma "tábua rasa" que vai consecutivamente aprendendo informações resultante das sucessivas experiências vividas em contacto com o meio. Em geral as crianças começam a ver desenhos animados aos 02 anos de idade, aos 06 já estão habituadas a elas e aos 6-11 vão conquistando a maioria. As crianças mais novas vêm os desenhos animados de forma nítida, que ajudam em sua compreensão e prende a toda a atenção.
Inconscientemente a criança exorciza seus medos, desenvolvendo suas
estruturas mentais. A criança entende valores como justiça, esperança ou abandono na linguagem mágica do "faz-de-conta". As novelas também atraem as crianças pois elas falam sobre a identidade social, como por exemplo: a procura de um filho trocado na maternidade, problemas de incesto, problemas de vida e morte.
No que se diz respeito aos desenhos animados, uma grande quantidade de violência está presente neste tipo de programação e que afeta bastante, significando uma forte influência nas crianças. Essa influência pode acompanhá-la até uma idade avançada e mais tarde a cometer violência.
Com toda a influência desse meio de comunicação, consequentemente, mudaram-se os costumes e o cotidiano dos lares. talvez não seja atrevido dizer, com apoio absoluto da maior parte da população mundial, que a televisão é nada mais nada menos que a mídia mais importante no cotidiano das pessoas. A Televisão é cultura para uns, destruição e violência para os outros.
A TV constitui um objecto de culto para as crianças, e está sendo cada vez mais substituidas pelos pais, pois os mesmo não tempo; a TV ´pode ser assim chamada de Babysistter, que desperta a atenção. Mas cabe aos pais, prestar atenção ao que seu filho assistia na Tv, impondo-lhe ordens.
As crianças interagem com a TV e elaboram suas representações de acordo com seu universo biopsicossocial. E partindo dessa influência que a TV exerce, principalmente em desenhos animados para as crianças, é importante que os pais saibam o que o seu filho está assistindo e interpretando sobre o desenho. Pois em sua maioria, os desenhos animados remetem conteúdos de:
- vencedor/perdedor
- bem/mal, etc... podendo prejudicar na educação familiar.
Objetivos:
De fornecer alternativas para o intercâmbio cultural entre Universidades, Escola e Sociedades.
Objetivos Especificos
1. Levantar referencial teórico atualizado sobre a relação TV/criança
2. Identificar os diferentes tipos de produção cultural presente na televisão.
3. Investigar as diferentes formas de manifestações dos folguedos infantis, antes e depois do advento da TV.
Considerações Finais
A criança substitui a falta de criatividade e a rigidez da escola pela beleza da cor e do movimento da TV. As imagens recolhidas pela criança têm um papel preponderante na sua formação e nos seus comportamentos futuros.
*Stella Menegolo é aluna do Iº Período do Curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau/Recife-PE.
5 comentários
Impor uma "programação infantil" adequada não é o caminho.
imposição degenera a educação .. cedo ou tarde eles descobrem o que é "bom" e nao podemos fazer nada pra evitar isso.
Quando eu era criança, meu pai me levava pro bosque .. jogavamos futebol na sombra de uma paineira soltando as plumas... era outono.
eu amarrava a camiseta na boca pra poder respirar melhor.
é incrivel como nao me lembro nem do meu almoço de hoje, mas me lembro dessas imagens com uma certa clareza.
seja ausente com seus filhos ... e eles vão suprir sua ausencia!
o que vc pode fazer é rezar e esperar que a "educaçao postiça" seja boa.
by Jorge L. Campos on 9 de junho de 2006 às 14:39. #
Eu mesmo estou fazendo um teste, comentando seu artigo. Expressa uma mensagem da ética do cuidado para com a formação da criança, nas tecnologias da inteligência humana, de modo especial, na TV.
Francisco Andrade.
by Francisco Andrade on 4 de julho de 2006 às 18:12. #
Parabéns pelo artigo,
concordo com todas as sua colocações, e acredito que os pais tevem estarem atento para a influencia da TV nas crianças, e que eles ( os pais) assumam seu papel de educadores,
Ms. Gerlane Cardoso
by gerlane on 9 de março de 2009 às 19:11. #
Tábua rasa, táuba rasa ou tábula rasa?
by Janete on 31 de maio de 2009 às 14:36. #
Gostaria de parabenizá-la! Mas gostaria de saber como conciliar a tv/pais ja que estes estao sem tempo para ensinar o que e certo e errado, neste mundo corriqueiro?
Como jovem criado neste mundo, ainda acredito que a tv nao substitui os pais?Discorde, aprove por quê?
by Leandro da Silva Moraes on 2 de novembro de 2009 às 18:17. #