Educação Física - Jogral do corpo e da alma com saúde

by Mateus Andrade on segunda-feira, 3 de setembro de 2012



por Francisco Antônio de Andrade Filho

Hoje, aos três de setembro de 2012, é dia do Professor de Educação Física. É seu dia, professora Josélia Santana. E com você é nosso também. Alegre, recebi o convite da colega Conceição Machado Gomes para prestarmos uma homenagem  a esta profissional de saúde... E em casa, perguntei a Tânia Maria Gomes de Andrade: “No seu olhar luzente e energético, que qualidades holísticas, você percebe e sente em Jô”. Atenta, parou e pensou bem: “Atenção, gratidão, coragem, alegria e atenção”. Foi, então, que, em forma de jogral, seus alunos e alunas declamam e, hoje, degustam, sabores do saber em Filosofia Clínica neste coral falado.
Estimada professora Jô, pérolas de palavras – e de acordo com o psicanalista Nietzsche -“terapia através da conversa” -, nas sonoras vozes de seus seguidores, conferem uma musicalidade e ritmo à Educação Física em sua dimensão holística. Corpo e alma com saúde. Toques de bem-estar físico em suas expressões: Ginástica localizada, Alongamento e Relaxamento. De outro, toques de espiritualidade-disposição de espírito -, nos instantes de relatos profissionais e na descoberta da linguagem do corpo e da alma com saúde.
Nesse sentido, Platão já dizia: “Da mesma forma que não se cura os olhos sem a cabeça, ou a cabeça sem o corpo, também não se deve curar o corpo sem a alma. Pois a parte não pode ficar boa se o todo não estiver bem”.
Eis suas qualidades, Jô, entre outras, percebidas por uma de suas alunas e compartilhadas e aplaudidas pelos demais desta turma. Reconhecemos que as virtudes, exaltadas neste jogral, constituem expressões de nossa sincera homenagem a você neste Dia do Professor de Educação Física.

Fala 1 - “Deus é a razão de toda alegria no mundo. Cada vez que a beleza emerge, Deus se manifesta no mundo. É muito fácil encontrar Deus. Ele está no mais íntimo da alegria de existir, de respirar, de sentir” (Pierre Levy)
Fala 2 – “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade”(Georges Bernanos).  “A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira” (Léon Tolstoi).
Fala 3 – “A gratidão de quem recebe um benefício é bem menor que o prazer daquele de quem o faz”. “A gratidão é a virtude das almas nobres” (Machado de Assis).
Fala 4 - “Coragem é o que é preciso para ficar de pé e falar; coragem é também o que é preciso para sentar e ouvir. "(Sir Winston Churchill) "Quem tem a coragem de rir é senhor do mundo, quase tanto como quem está preparado para morrer." (Giacomo Leopardi)
Fala 5 - “As feridas da alma são curadas com carinho, atenção e paz." (Machado de Assis) “O que mais nos agrada nos nossos amigos é a atenção que eles nos dedicam” (Tristan Bernard) "Olhe o mundo com a coragem do cego, entenda as palavras com a atenção do surdo, fale com a mão e com os olhos, como fazem os mudos!"(Cazuza) “Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR” (Carlos Drummond de Andrade).
Fala 6 – “Alguns não conseguem afrouxar suas próprias cadeias e, não obstante, conseguem libertar seus amigos” (Nietzsche).
Fala 7 – “Você tem que estar preparado para se queimar em sua própria chama: como se renovar sem primeiro se tornar cinzas?” (Nietzsche)
Fala 8 – “É sequestro da subjetividade cada vez que, no processo educacional, as crianças são submetidas à pedagogia do medo e o aprendizado se torna um fardo, deixa de ser um desejo”. (Fábio de Melo).

Professora Jô, que todas essas falas repercutam na sua vida entre nós. Que suas atividades, aqui no GEAP, sejam a garantia de um bem-estar físico integrado com o bem do estado de espírito. Vibre com sua e a nossa vida saudável. Palmas para você.

Aracaju, 03 de setembro de 2012.

Comente