Dilma Rousseff no Segundo Turno [Recados de Política e Cidadania]

by Francisco on domingo, 10 de outubro de 2010

por Francisco Antônio de Andrade Filho



 



Dilma diz que o segundo turno é um ótimo momento para as propostas de desenvolvimento e inclusão social. Enquanto isso, o projeto do PSDB é volta ao passado.




“Nosso objetivo principal no segundo turno é deixar o eleitor me conhecer melhor e deixar cada vez mais claro que se trata de uma disputa de dois projetos. Um projeto que é volta ao passado, porque o exemplo do que foi o governo do PSDB no Brasil tem que ser lembrado. É a única carta de referência que o eleitor pode ter ao considerar o que significa concretamente os compromissos do meu adversário".




E confiante em sua experiência política e de cidadania, a Candidata presidente do Brasil, reafirma a alma de seu projeto



"Meu projeto, que é de mudança e transformação do Brasil. Levamos o Brasil, nesses últimos oito anos, a uma nova era de prosperidade, mais emprego, crescimento a taxas elevadas e, sobretudo, incluindo toda a população brasileira”.



Dilma aplaude Ciro Gomes na coordenação de campanha.



“Tem uma pessoa muito especial que hoje integra a coordenação da campanha, que é o nosso querido Ciro Gomes. Ele vai participar da coordenação e estou muito feliz porque eu admiro, respeito e considero muito o deputado Ciro Gomes. Acho que ele tem uma imensa contribuição a dar”.




Leonardo Boff dá seus recados de política e cidadania sobre o segundo turno



I - “Há dois projetos em ação: um é o neoliberal ainda vigente no mundo e no Brasil apesar da derrota de suas principais teses na crise econômico-financeira de 2008. Esse nome visa dissimular aos olhos de todos, o caráter altamente depredador do processo de acumulação, concentrador de renda que tem como contrapartida o aumento vertiginoso das injustiças, da exclusão e da fome. Para facilitar a dominação do capital mundializado, procura-se enfraquecer o Estado, flexibilizar as legislações e privatizar os setores rentáveis dos bens públicos.

---

II - Agora, no segundo turno das eleições presidenciais, tais projetos repontam com clareza. É importante o cidadão consciente dar-se conta do que está em jogo para além das palavras e promessas e se colocar criticamente a questão: qual dos projetos atende melhor às urgências das maiorias que sempre foram as “humilhadas e ofendidas” e consideradas “zeros econômicos” pelo pouco que produzem e consomem.

---

III - O Brasil sob o governo de Fernando Henrique Cardoso embarcou alegremente neste barco a ponto de no final de seu mandato quase afundar o Brasil. Para dar certo, ele postulou uma população menor do que aquela existente. Cresceu a multidão dos excluídos. Os pequenos ensaios de inclusão foram apenas ensaios para disfarçar as contradições inocultáveis.

---

IV - Os portadores deste projeto são aqueles partidos ou coligações, encabeçados pelo PSDB que sempre estiveram no poder com seus fartos benesses. Este projeto prolonga a lógica do colonialismo, do neocolonialismo e do globocolonialismo; pois sempre se atém aos ditames dos países centrais.

---

V - José Serra, do PSDB, representa esse ideário. Por detrás dele estão o agrobusiness, o latifúndio tecnicamente moderno e ideologicamente retrógrado, parte da burguesia financeira e industrial. É o núcleo central do velho Brasil das elites que precisamos vencer pois elas sempre procuram abortar a chance de um Brasil moderno com uma democracia inclusiva.
---


VI - O outro projeto é o da democracia social e popular do PT. Sua base social é o povo organizado e todos aqueles que pela vida afora se empenharam por um outro Brasil. Este projeto se constrói de baixo para cima e de dentro para fora. Que forjar uma nação autônoma, capaz de democratizar a cidadania, mobilizar a sociedade e o Estado para erradicar, a curto prazo, a fome e a pobreza, garantir um desenvolvimento social includente que diminua as desigualdades. Esse projeto quer um Brasil aberto ao diálogo com todos, visa a integração continental e pratica uma política externa autônoma, fundada no ganha-ganha e não na truculência do mais forte.

---

VII - Ora, o governo Lula deu corpo a este projeto. Produziu uma inclusão social de mais de 30 milhões e uma diminuição do fosso entre ricos e pobres nunca assistido em nossa história. Representou em termos políticos uma revolução social de cunho popular pois deu novo rumo ao nosso destino. Essa virada deve ser mantida pois faz bem a todos, principalmente às grandes maiorias, pois lhes devolveu a dignidade negada.

---

VIII - Dilma Rousseff se propõe garantir e aprofundar a continuidade deste projeto que deu certo. Muito foi feito, mas muito falta ainda por fazer, pois a chaga social dura já há séculos e sangra.

---

IX - É aquí que entra a missão de Marina Silva com seus cerca de vinte milhões de votos. Ela mostrou que há uma faceta significativa do eleitorado que quer enriquecer o projeto da democracia social e popular. Esta precisa assumir estrategicamente a questão da natureza, impedir sua devastação pelas monoculturas, ensaiar uma nova benevolência para com a Mãe Terra. Marina em sua campanha lançou esse programa. Seguramente se inclinará para o lado de onde veio, o PT, que ajudou a construir e agora a enriquecer. Cabe ao PT escutar esta voz que vem das ruas e com humildade saber abrir-se ao ambiental proposto por Marina Silva.

---

X - Sonhamos com uma democracia social, popular e ecológica que reconcilie ser humano e natureza para garantir um futuro comum feliz para nós e para a humanidade que nos olha cheia de esperança”.




---

Veja mais recados de política e cidadania:
Os Amigos do Presidente Lula
Reitores de Federais dizem que Brasil está no rumo certo (Carta Maior)
Leonardo Boff apóia aliança entre Marina e Dilma (Carta Maior)

7 comentários

Sr. Francisco,


Foi um grande prazer te conhecer, melhor ainda foi ler esse artigo me dando a certeza que é Dilma para presidente.

Grande abraço,

Thalya Teles

by Thalya on 10 de outubro de 2010 às 11:43. #

Eu não tenho a menor dúvida de que o Brasil merece o melhor. O meu Brasil, o nosso Brasil merece Dilma Presidente para continuar crescendo, se desenvolvendo, enfim, tudo de bom Dilma Brasil.

by Elizabete Alves Quaresma on 11 de outubro de 2010 às 10:08. #

Eu não tenho a menor dúvida de que o Brasil merece o melhor. O meu Brasil, o nosso Brasil merece Dilma Presidente para continuar crescendo, se desenvolvendo, enfim, tudo de bom Dilma Brasil.

by Elizabete Alves Quaresma on 11 de outubro de 2010 às 10:08. #

Oi!
Presidente Lula trabalhei a vida toda mais so agora no seu governo cpmprei a minha casa propria; com o grande apoio que vc deu as familias masi pobres.
Quero falar que estou apoiando a sua Candidata Dilma pois sei que com ela as familias mais pbres vao conseguir subir na vida cada vez mais
E tambem sei que o resto de meus parentes e amigos que nao tem a sua casa propia como eu nao tinha vao ter a oportunidade de comprar:
Por isso estou aqui falando que todos aqui em minha casa esta te apoiando muito
Sei tambem que tudo que estao falado ai de voce Dilma e mais e tudo mentira pois o Partido adiversario esta com muito medo pois voce e uma mulher guereira que vai nos governar!
Obrigado!
Ate 31/10/2010 com sua VITORIA

by Eulaia Candida Alaves on 11 de outubro de 2010 às 17:43. #

EU ACHO QUE O SERRA TEM QUE PARA DE MENTIR NO PROGAMA TAMVER DE TER UM PROGRAMA PULITICO TA SEMDO AS MENTIRA DO SERRA VAI COMESAR
VOU TE 13 VOTE EM DILMA

by vitoria on 22 de outubro de 2010 às 16:53. #

MEU BRASIL TAQUERENDO DILMA MEU BRASIL TAQUERENDO COMTINUAR A VORÇA DA PAIXAO AISS QUE DILMA QUER ADORA EU SEI MUITO BEM O QUE SERRA QUER VENDER A PETROBAIS E MUITO MAIS

by vitoria on 22 de outubro de 2010 às 16:57. #

pense nos agricultores pois e deles que vem o sustento para a cidade as verduras e legumes...
Vote nela pois talvez o mundo mude para melhor
Pior que tá não fica...
Que melhore o mundo depois dessa eleição
pois julgar o outro sem prova e crime

by any on 25 de outubro de 2010 às 08:18. #

Comente