Liberdade e ética profissional

by Francisco on segunda-feira, 26 de abril de 2004

Ailton Pedrosa / Diogo Figueiredo / Ediane Feitosa
Eustelle Lemos / Evandro Cavalcante / Rodrigo Lopes
Tiago Areias / Walter August


Ao contrário do que muitos pensam, a liberdade tem limites! A vida em sociedade nos mostra o quanto tem valor a liberdade, os direitos e deveres que são conhecidos, praticados, fazem com que este valor seja destacado e vivenciado de tal modo que podemos citar um antigo ditado popular para enfatizar esta afirmação: “ o seu direito termina quando começa o do outro.”

A sociedade tem suas leis, e se elas não forem cumpridas a sociedade torna-se desorganizada que tende a servidão porque irá existir desigualdade findando em desrespeito à figura humana. O que seria da liberdade se tudo fosse permitido? Ela não existiria! O sabor que se tem em exercer a liberdade é poder fazer o que se pode e deve fazer sem constrangimentos, pois se tudo fosse permitido todos teriam os mesmos direitos e a sociedade entraria em caos.

A sociedade é organizada através de suas leis e isto permite que se cumpra o papel de liberdade que nada mais é do que fazermos algo sem sermos obrigados ou constrangidos a fazê-lo. De acordo com essas leis escritas, que são determinadas com poderes que podemos citar: o poder legislativo, o poder executivo e o poder judiciário, a sociedade se organiza, mas não podemos deixar de citar o poder interior que controla o ser humano individualmente, que faz com que ele haja corretamente – a consciência. Nela está embutido o respeito a si mesmo e ao próximo, os deveres, os direitos, a ética, e isto faz com que o ser humano tenha seus limites, pois tudo tem seu limite, e como já citado, inclusive a liberdade.

Já dizia o grande filósofo, que viveu na época do Iluminismo, chamado Montesquieu: “ só pode existir liberdade quando não há abuso de poder. ” É bem verdade que, ter o poder não significa ter liberdade para fazer tudo que se quer, até o poder tem que ser limitado, pois ultrapassar os limites da honra, do respeito, da ética, não quer dizer que se tem liberdade.A hierarquia, o respeito, a cultura, a moral, e a ética profissional e os bons costumes, tudo isso faz parte da sociedade organizada em que se tem liberdade. Exercer estes preceitos nada mais é do que exercer a liberdade.

Segundo o filósofo grego Aristóteles, na sua obra “Política”, ele diz: “ o homem é por natureza um animal político”. O mesmo afirma que o homem tem tendência a vida em sociedade, que necessita de outro semelhante para ter uma vida perfeita em busca da felicidade, para ser verdadeiramente humano. Para essa coletividade ocorrer, os valores tem que existir, a moral, a ética, o respeito, a cultura, a interação entre pessoas, tudo é essencial.

A educação que se ministra aos jovens, reflete o adulto livre do futuro, pois este levará consigo a essência da liberdade absorvida com seus conceitos primordiais de respeito ao próximo como a si mesmo.

O filósofo Aristóteles, quando diz que o homem é um ser político, e afirma que este tende a viver em sociedade para se dizer realmente humano, ele afirma que a vida em sociedade só pode ser vivida pelo homem e não por um Deus (que é perfeito), ou por um animal (que não fala, nem pensa), pois tem regras, tem limites, como podemos citar a própria liberdade. Podemos também citar a Ética Profissional, pois na sociedade, esta Ética é de suma importância, pois como seria o homem sem as regras, sem os valores de sua profissão? É bem verdade que nos dias atuais esta Ética tem sido esquecida, burlada, ou seja, os homens não mais estão respeitando esses valores e deste modo principia a desordem.

Precisamos retomar a Ética Profissional juntamente com a educação que se dá a nossas crianças, pois como elas aprendem a liberdade, devem aprender a Ética Profissional, pois uma coisa está ligada a outra. Como podemos notar, o que seria da Ética Profissional sem a prática da liberdade, do poder fazer o que se pode fazer, da consciência? Então nas profissões existem éticas que não se nasce sabendo e sim se aprende com a cultura e se respeita, assim como se é livre para se pensar como um SER, e se respeitar, é complementado pelo respeito ao próximo como valores humanos na profissão de escolha.

A liberdade de agir inclui também a liberdade de pensar, pois o homem é livre para pensar o que quiser desde que isso reflita o sentido de coerência, de tradições culturais, de inovações modernas respeitosas ao passado como identidade e alicerce.Ser livre é poder respeitar a si mesmo, é ter dignidade, é ter tranqüilidade, é ter paz, é poder SER e orgulhar-se disso, sem ser obrigado e nem obrigar ninguém a fazer algo que não se quer!

O profissional também é livre para escolher seu caminho, contanto que isso não lhe tome o respeito em si, e no próximo. Que mantenha a regra da cultura tradicional, de valores que se adquirem com o crescimento do adulto livre.

Ter Ética Profissional é nada mais do que ter em sua consciência a satisfação de ter cumprido o seu dever e isso nos torna livres por estarmos fazendo o que podemos e devemos fazer, sem constrangimentos ou obrigações e sermos, deste modo, um ser humano mais completo, mais crescido, mais político.


* Temática produzida e apresentada pelos alunos do Curso de Comunicação Social, na disciplina Filosofia Geral, ministrada pelo prof. Dr. Francisco Antônio de Andrade Filho, da Faculdade Maurício de Nassau – Recife/PE

11 comentários

muito bom o artigo sobre liberdade
Parabéns

by Anonymous on 18 de outubro de 2005 às 09:10. #

Fiquei encantada com o conteúdo. OOOOtimo.

by Anonymous on 28 de janeiro de 2006 às 12:44. #

O artigo está excelente mas só queria acrescentar mais esta citação: “Ser ético, é muito mais que um problema de costumes, de normas praticas. Supõe uma boa conduta das acções, a felicidade pela acção realizada e a alegria da auto-aprovação diante do bem feito “ (Aristóteles).

by Anonymous on 10 de março de 2006 às 05:27. #

Realmente o artigo tá muito bom,bem realista.
Fala exatemente do que nossa sociedade precisa #)
Parabens para o escritor desse artigo,está ÓTIMO!

by Anonymous on 23 de março de 2006 às 07:44. #

Gostei muito do artigo, tanto que o usei como tema em uma das reuniões da empresa na qual trabalho. Parabéns !

by Anna on 7 de junho de 2006 às 11:36. #

gostei muito dessa definição da liberdade. Estou estudando sobre isto e achei que este foi o melhor conceito de liberdade que ja vi!

by lais on 19 de agosto de 2006 às 10:43. #

O artigo está otimo, Parabéns
eu também concordo com o Montesquieu.

by Anonymous on 4 de setembro de 2006 às 13:44. #

gostei muito do artigo,pois não há liberdade sem etica.a sociedade precisa ler mais sobre esse assunto.

by Anonymous on 5 de setembro de 2006 às 20:42. #

Todos falam sobre ética, mas na realidade poucos entendem o que a ética representa dentro do contexto social, esse artigo sucintou de maneira brilhante o significado dessa palavra, eu até usei como documento na minha aula de história.

Parabéns!!!

by luciene on 13 de setembro de 2006 às 21:01. #

Seria bom se todos os desonestos do Brasil, lessem esse artigo, principalmente os representantes das classes dominantes e caudilhistas que tanto contribuem com as desigualdades desse país, se eles pudessem ler , como seria bom se eles aplicassem a verdadeira escência da palavra ètica.

by Luciene Weiland on 13 de setembro de 2006 às 21:11. #

"O homem é livre para fazer tudo que se é permitido ", não lembro de quem é esta frase, mais acredito que o segredo para o sucesso do bem estar de uma sociedade é o inicio de tudo, as leis, só nos resta lutar para que os responsáveis venham a cumprir com seu papel, para que possamos então acreditar que os nossos filhos terão um futuro...

by nayara on 25 de julho de 2008 às 12:14. #

Comente