A Pessoa do Professor Enquanto Profissional Educador

by Francisco on segunda-feira, 12 de abril de 2004

Semíramis Alencar

Mais do que nunca, ser professor é um sacerdócio. Porém, em um mundo conturbado onde se teme a tudo e a todos, o professor encontra-se muitas vezes impossibilitado de mostrar um trabalho satisfatório: quer por falta de especializações devido a carência de recursos financeiros, quer por medo de uma sociedade hostil, onde seu trabalho de professor confunde-se com o de doutrinador .

Todavia o professor não seria realmente o educador por excelência? Seus atos, seu comportamento, sua postura ética e personalidade não contribuem na formação de seus alunos? “Educar é conquistar o coração” entretanto para alcançarmos tal desiderato, se faz necessário, antes de qualquer inovação educacional, uma inovação pessoal de cada professor no sentido de humanizar a educação. Conforme foi observado, o afeto, a dedicação e a devoção do educador estão morrendo. Ele passou apenas a cumprir uma carga horária em uma instituição, passando sua disciplina de forma impessoal e, geralmente, sem a plenitude de conhecimentos necessária à formação do educando que se sente desmotivado a aprender, uma vez que suas aulas são enfadonhas e obscuras. O educando perde a segurança do mestre e o mestre perde o entusiasmo de ensinar.

O professor enquanto profissional educador tem a mais importante missão na humanidade: a de guiar as gerações futuras não só no conhecimento científico mas também nos padrões morais que regem a sociedade. Para guiá-la, é preciso que o educador resgate a coragem, a ousadia, a humildade e a solidariedade que permeiam a construção destas vidas: transformando seu meio social, ampliando seus horizontes e orientando suas consciências, conciliando sua disciplina com a realidade daqueles educandos e observando as dificuldades culturais ou subsistênciais que os cercam, realizando assim, a partilha de informações e o intercâmbio de experiências tanto educacional como sociologicamente, participando deste processo humanístico, a gratificação que o educador recebe excederá os planos materiais. Ele terá encaminhado seus pupilos com uma visão mais solidária e compreensiva ajudando a formar uma sociedade mais justa onde a pessoa do profissional educador será sempre lembrada como alicerce de sabedoria e dedicação.

2 comentários

Ola! Meu nome é Nayara e estou fazendo um trabalho cujo tema é Inclusão Social
Você acha que:
As escolas regulares estão preparadas para receber alunos deficientes?
Como as escolas regulares estão se organizando para receber alunos deficientes?
O que é Inclusão Social?

Se por gentileza você puder esta respondendo a essas perguntas ficarei muito grata, estarei esperando sua resposta.
E se por outro lado não poder estar respondendo ficarei grata do mesmo jeito
Obrigada pela atenção.
Tenha uma boa noite.

by Nayara on 18 de outubro de 2006 às 15:44. #

Por incrivel que pareça, não estão.
Muitas dizem estar se preparando para inclusão social ,mas essa realidade ainda está muito longe de acontecer em certas escolas,começando pela acessibilidade que a maioria não tem.Os profissionais da educação muitos já estão se capacitando para receber alunos especiais mas a inclusão é muito mais que isso.
È o direito de ir e vir a todos,sem olhar a deficiencia.Fazer trabalho diferenciado conforme sua necessidade respeitando a necessidade de cada educando.

by Marcia R Cardozo on 27 de setembro de 2011 às 14:53. #

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