Semíramis Alencar
Tudo no mundo está revestido de ideologias. A pedagogia não é diferente. Ela, como uma ciência social ou como uma ciência da educação também tem ideologias que se convergem ou divergem entre si.
Apresenta-se nas formas conservadoras, radicais e democráticas tal e qual nossa sociedade através dos tempos. Ora estimulam às massas pela luta de classes, ora mantém-se inerte face às opressões das oligarquias. Todas as esferas da pedagogia, de certo modo, valorizam os conteúdos sejam eles abstratos, concretos, intelectuais ou científicos, culturais ou sociais. Portanto, é uma ciência em constante mutação. Não é uma filosofia: ela se constitui de várias filosofias na arte de conduzir as sociedades.
Cabe ao professor, passar o conhecimento, seja qual for a teoria utilizada. Mas, cabe ao pedagogo elaborar os conteúdos, verificando os métodos de ensino o qual o professor deverá aplicar (isto sem contar que, somos também técnicos em psicologia, em enfermagem e em direito educacional). Enfim, o professor não existe sem o pedagogo e o pedagogo sem o professor é nulo, pois não adianta um aglomerado de teorias, se na prática a aplicação é insuficiente e os educandos se tornam as vítimas deste processo.
Por mais que se tente afastar a escola dos fatores políticos e sociais, é impossível, porque a escola é o centro formador da sociedade. É a escola que contribui para o progresso de um país, tanto na difusão da história, quanto na manutenção do conhecimento filosófico, na estimulação e introdução do conhecimento científico, ou seja, a escola é a formadora de indivíduos que zelarão pela história, pela política, pelo ensino, pela saúde e tecnologia de um país.
Para quê pedagogia? Talvez para lembrar a sociedade que a educação é fonte de vigília permanente no que se refere aos instrumentos de manipulação da sociedade. Ela atua como elemento investigativo não apenas elaborando novas teorias educacionais, mas também está, (embora muitas vezes confinada nas salas de aula ou nas administrações escolares) envolvida na defesa dos direitos da classe dos educadores e nas injustiças cometidas aos educandos, educandos estes que são futuros agentes formadores que transformarão um dia esta mesma sociedade que os manipula tanto cultural, política ou ideologicamente.
2 comentários
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by Euclides on 1 de setembro de 2006 às 08:53. #
Bom dia Professor,
É só para lhe dizer que gostei muito do seu artigo, pois o mesmo serve tanto para chamar atenção dos professores que há muito vêm desempenhando (bem ou mal)as suas funções enquanto EDUCADOR como, também, serve de reforço para os estudantes que acabaram de escolher a área educacional como um projecto de vida na compreensão dos objectivos que os seus respectivos professores lhes propõe alcançar no estudo desta disciplina.
Saudações académicas e amigas,
Euclides Furtado
by Euclides on 1 de setembro de 2006 às 09:00. #