por Francisco Antônio de Andrade Filho
Um convite de amizade foi feito. Presença de muitos amigos e amigas experimentava o sabor especial do Chá de Casa Nova. Bilhetes de Amizade expressavam a alegria da jovem Médica-Geriatra Juliana. Foi no dia 16 de Janeiro de 2011 em seu apartamento novo, Aracaju/SE.
Querida Juliana:
Com alegria, sentimo-nos prestigiados com seu convite. Você nos atraiu para este Banquete do Chá de Casa Nova. O segredo foi-nos revelado. Atentos, escutamos suas sábias palavras neste Bilhete de Amizade, palavras essas que deram mais sabores às flores e frutas de seu Lar: “Esse é meu Apartamento. Meu Domicílio. Minha Vida. Sou eu. Feliz, habito humanamente meu espaço. Sinto-me bem em casa. Agradecida, celebro minha vida.”
Tomamos a liberdade de selecionar quatro bilhetes de amizade, a tempo conhecidos e vividos por aquele casal que, neste dia maravilhoso, registra a seguir:
1º. De Rubem Alves: “Afirmar que a vida tem sentido é propor a fantástica hipótese de que o universo vibra com nossos sentimentos, sofre a dor dos torturados, chora a lágrima dos abandonados, sorri com as crianças que brincam. Tudo está ligado. Convicção de que, por detrás das coisas visíveis, há um rosto invisível que sorri, presença amiga, braços que abraçam, como na famosa tela de Salvador Dali. E é essa crença que explica os sacrifícios que se oferecem nos altares e as preces que se balbuciam na solidão”.
2º. De Rhonda Byrne: “É através da arte de escutar que seu espírito enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar permite alcançar sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isto lhe custe vida”.
3º. Do Eclesiástico 30, 16-17: “Não há riqueza maior que a saúde do corpo, nem contentamento maior que a alegria do coração [...] É melhor a morte do que uma vida amarga e o descanso eterno, mais do que uma doença prolongada”.
4º. De Hipócrates: “Penso que o melhor médico, é aquele que tem a sabedoria de falar com os pacientes, segundo o seu conhecimento, da situação do momento; do que aconteceu antes e do que acontecerá no futuro.”
2 comentários
Caro Prof. Francisco
Fico bastante feliz que tenha inaugurado mais esse espaço, na minha casa primeira onde comecei timidamente a publicar meus artigos sobre educação. Hoje, estou professora de sociologia e informática para o curso de formação de professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino de Itamonte-MG. estou muito feliz e realizada e retorno a casa amiga para deixar um convite ao mesu amigo e professor que tantas reflexões filosóficas trocamos, sempre com bastante respeito e sinceridade, o de deixar um recado no blog Educando o Amanhã(http://educandooamanha.blogspot.com) , minha sala de educação e humanidades!
Com muto carinho e com votos de muita paz e felicidade ao senhor e a todos os leitores dessa casa de saber e de reflexão cultural
recebam o meu fraternal abraço,
Semíramis Alencar
by Semíramis Alencar on 5 de fevereiro de 2011 às 14:49. #
Obrigado, Semírames, pelo excelente e sincero comentário. Bem-vinda a esta casa. O ciberespaço do Recado, com certeza, tornar-se mais rico e atraente com publicações de seus artigos. Sou assíduo visitante de seu blog. Está em meus favoritos o. Então, quando oportuno e se você quiser, mande sua contribuição cultural.
Fico torcendo pela sua permanência como docente. Você merecer. Não está professora. Você é professora. Desejo-lhe e à sua família, muita paz e LUZ DIVINA!
by Francisco Andrade on 8 de fevereiro de 2011 às 08:09. #