Bater Palmas com Toques de Amizade - Para celebrar as vidas de Josélia e Neirisvalda

by Francisco on quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

por Francisco Antônio de Andrade Filho



 



Hoje, 31 de janeiro de 2011. Aniversário de duas amigas da Aeróbica/GEAP-SE. Alunos e alunas a baterem palmas com toques de amizade. E, alegres, celebram as vidas de Jô e Neirisvalda.

Queridas aniversariantes:

Sentimo-nos felizes neste momento de suas vidas. Vocês duas nos atraíram - sem nos traírem-, para este encontro festivo. De mãos dadas - de braços com braços -, compartilhamos os momentos emocionantes de suas vidas. Neste mês de janeiro de 2011- do nascimento de duas lindas meninas -, estamos aqui a batermos palmas de parabéns com toques de amizade. De verdade, desejamos celebrar esses instantes de suas vidas.

Pensem os oito toques de amizade, a seguir. Significam nossas palmas de parabéns.

Toque um: De minha parte, aceitei o convite do colega Nathanael. Contente, resolvi conversar com vocês duas, colaborar com os sentimentos de amor, confiança e lealdade de meus colegas. Juntos, cultivamos esses sentimentos em homenagem aos aniversariantes. Espero não aprisioná-las em gaiolas de palavras. Você, Josélia, é você. Você, Neirisvalda, é você. Assim, cada um de vocês, seus amigos, é você. Eu sou eu. Cada um está bem na fita, livre para voar como pássaro nas verdes florestas de seu mundo e de sua vida.

Toque dois: Bater Palmas com Toques de Amizade lembra a beleza da Praia de Atalaia, Aracaju/SE. Aqui, sinto-me Natureza, trabalho pela sua preservação. Ninguém pode atribuir algum mal a ela, quando na realidade é feito pelo próprio homem. Nela, longe do barulho dos aviões e dos automóveis, minha voz ecoa pelo universo inteiro, com a pergunta: O Sol e a Terra são fontes de vida? Insiro-me nesta Natureza, com um relaxante banho de praia e na bica de 63 anos, frente à Petrobrás. A luz emanada do Sol é simplesmente vida, nos dá energia e força para viver. O Sol ilumina nossa vida emanada de Deus. Ela pode afastar nossos medos, limpando nosso ser de toda a negatividade que causa dificuldade. A Luz do Sol, das 06:30 às 09:00 horas, e sem nenhum protetor solar, nos oferece uma carga nova capaz de renovar desde a menor célula até nosso corpo inteiro.

Toque três: Assim, também para essas duas mulheres homenageadas no mês de seus aniversários. Aqui, o Bater Palmas com Toques de Amizade ecoa em suas vidas como as ondas sonoras do mar a tocarem nas cordas musicais das areias da praia. Cantam e dançam. Águas salgadas a comporem músicas de primeira. Hinos de louvor com palmas de amizade. Revelação do segredo de nascer e viver. Celebração da beleza e da alegria. Cada uma de vocês sente na pele que “água é vida”. A Natureza sopra ar para seus pulmões, oxigena seu cérebro, massageia sua coluna e navega por todo seu corpo-mente. Inspira e expira. E o sopro divino, diurnamente, entra e sai do seu corpo É a sabedoria divina do oxigênio na Terra. Respira. Vive. E Deus é vida.

Toque quatro: Dalai-Lama. “É através da arte de escutar que seu espírito enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar permite alcançar sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isto lhe custe vida”.

Toque quinto: Pierre Levy. “Deus é a razão de toda alegria no mundo. Cada vez que a beleza emerge, Deus se manifesta no mundo. É muito fácil encontrar Deus. Ele está no mais íntimo da alegria de existir, de respirar, de sentir”.

Toque sexto: Rubem Alves. “Jesus era sábio. Conhecia os segredos do coração humano. Psicanalista insuperável. Disse: O homem bom tira coisas boas do seu tesouro. O homem mau tira coisas más do seu tesouro. Ou seja: a gente sempre encontra aquilo que está procurando. Isso se aplica à leitura que se faz das Sagradas Escrituras. Pessoas que estão cheias de medo, de sentimentos de vingança, de autoritarismo encontrarão na Bíblia ameaças, castigos, infernos, um Deus cruel e vingativo: parecidos com elas. Cada Deus é um retrato de quem acredita nele. É possível fazer uma psicanálise de uma pessoa analisando os seus pensamentos religiosos. Aqueles, entretanto, que estão cheios de sentimentos ternos e que, portanto, não são movidos pelo medo (“O amor lança fora o medo”, diz o apóstolo João) vão tirar daquele tesouro idéias de beleza, bondade e perdão. Seu Deus muito se parece com uma criança: não há vinganças, castigos ou inferno”.

Toque sétimo: Václav Havel. “Aprenda a dobrar-se com o vento, conservando a coragem e a força para não se quebrar. Mas preserve sua dignidade e aprenda a ajudar aqueles que não são tão fortes quanto você”.

Toque oitavo: Gênese, X. Deus disse ao homem: Onde estás?

Comente