Recado de meditação: Escute Rubem Alves na arte de orar
by Francisco on segunda-feira, 30 de agosto de 2010
escolhidos por Francisco Antônio de Andrade Filho
“Acontece que eu sei que o que as pessoas desejam, ao procurarem a terapia, é reaprender a esquecida arte de rezar. Claro que elas não sabem disso. Falam sobre outras coisas, dez mil coisas. Não sabem que a alma deseja uma só coisa, cujo nome esqueceu.”
---
“A terapia é a busca desse nome esquecido. E, quando ele é lembrado e é pronunciado com toda a paixão do corpo e da alma, a esse ato se dá o nome de poesia. A esse ato se pode dar também o nome de oração”.
---
“Para começar, abra bem os olhos! Veja como este mundo é luminoso e belo! Tão bonito que Nietzsche até mesmo lhe compôs um poema:Olhei para este mundo – e era como se uma maçã redonda se oferecesse à minha mão, madura dourada maçã de pele de veludo fresco... como se mãos delicadas me trouxessem um santuário, santuário aberto para o deleite de olhos tímidos e adorantes: assim este mundo hoje a mim se ofereceu..."
---
“Mas isso não é tudo. Além das necessidades vitais básicas a alma precisa de beleza. E a beleza – o mundo a serve a mancheias. Está em todos os lugares, na lua, na rua, nas constelações, nas estações, no mar, no ar, nos rios, nas cachoeiras, na chuva, no cheiro das ervas, na luz que cintila na água crespa das lagoas, nos jardins, nos rostos, nas vozes, nos gostos”.
---
“Além da beleza estão os prazeres que moram nos olhos, nos ouvidos, no nariz, na boca, na pele. Como no último dia da criação, temos que concordar com o Criador: olhando para o que tinha sido feito, viu que tudo era muito bom”.
---
“Muitas orações são produtos da insensatez das pessoas. Acham que o universo estaria melhor se Deus ouvisse os seus conselhos. Pedem que Deus lhes dê pássaros engaiolados, muitos pássaros. Nisso protestantes e católicos são iguais. Tagarelam. E não se dão trabalho de ouvir. Não sabem que a oração é só um gemido. ‘Suspiro da criatura oprimida’: haverá definição mais bonita? São palavras de Marx. Suspiro: gemido sem palavras que espera ouvir a música divina, a música que, se ouvida, nos traria alegria”.
---
Fonte: Alves, Rubem. Transparência da eternidade. Campinas: Verus, 2002. Páginas 53 a 57, passim.
3 comentários
Que admirável maneira de expressar os "sentidos da Alma" : a visão ,a audição , o olfato, o tato, o paladar...sensíveis do Ser-Essência...q Todos precisamos resgatar para sabermos O REAL PRAZER!
by TSEMOG on 31 de agosto de 2010 às 10:58. #
Há uma grande carência da humanidade e só ela pode resolver: FALAR COM DEUS. Na nossa uinfância, nossos pais, avós, tios e amigos, nos mostravam a importância da oração. Hoje, o que vemos é um descaso total dos ensinamentos importantes para todos nós. Nem mesmo a oração que nos foi ensinada por Jesus Cristo, o Pai Nosso, é ensinado aàs crianças e como eles precisam conversar com Deus.
by Pedro Ramos Botelho on 31 de agosto de 2010 às 16:56. #
Quem reza, reza porque sabe que é amado e agradece. Este conhecimento lhe traz paz.
by JOSE RAIMUNDO ALCANTARA on 1 de setembro de 2010 às 05:56. #