Presidente Lula em Recife - Ética do cuidado com a saúde
by Francisco on terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
por Francisco Antônio de Andrade Filho
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva trabalhava em Recife. Além de inúmeros compromissos, inaugurava uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Paulista, a 20 quilômetros da capital pernambucana. Surpreendido por uma crise hipertensiva, foi internado no Hospital Português. Era quarta – feira, dia 27 de janeiro de 2010.
De olho na imprensa nacional e internacional, observei a conduta ética dos médicos, responsáveis pela saúde do Presidente da República. Lula passou por exame de eletrocardiograma, Raio X do tórax e exame de sangue. Firme, o médico Cleber Ferreira disse que a pressão arterial de Lula chegou a 18x12. A pressão arterial normal de Lula é de 11X8. Ele não é hipertenso. Essa crise hipertensiva é esporádica. Nunca teve uma alteração na pressão arterial. Pode ter sido provocada por um quadro de estresse e cansaço.
Segundo seus médicos, Lula já se sente bem com saúde. E anuncia volta ao trabalho, continuar sua agenda de viagem. E diz: “Eu sou carro-chefe. Tenho que trabalhar mesmo. Tenho que trabalhar mais. Obviamente que eu posso fazer isso com um pouco mais de cuidado...Eu tenho uma saúde muito boa, graças a Deus, mas a gente não pode brincar”. O Presidente Lula continua vivo e pronto para “não deixar a peteca cair” e preparar novos caminhos para sua sucessora.
Diante desse quadro, fiquei surpreso. O agir ético de sua equipe médica e do próprio presidente criou condições de ver o Brasil, como um espaço, onde sentimo-nos bem em casa. E mais, mantive a capacidade de maravilhar-me perante os valores da vida, de reverência à ética do cuidado com a saúde.
Esse, o momento de celebrarmos a saúde de nosso presidente. Nele e com ele, a soberania popular transformou o Brasil num templo precioso, onde ecoa um hino de louvor à ética da saúde.
E a vida do Lula é justiça e paz nesse país. Ele cria a cerimônia do amor divino, ao produzir riqueza social, cujos canais de confiança e responsabilidade com seu povo constituem a maior garantia de seu sucesso político na gestão da “res”(coisa) pública. É homem de caráter. Não trapaceia os cidadãos brasileiros. Assim, aqui, pelo árduo trabalho, descobriu a maneira de viver que conquista a felicidade humana. Isso é tudo. É vida. E vida é Deus.
De outro, nasce uma nova surpresa, interligada com o bem da saúde de Lula. Bela e verdadeira que, segundo Osho, “é uma das maiores bênçãos de Deus”, um grande diamante maravilhar-se da atuação médico-profissional em favor da saúde.
O agir ético do indivíduo em sua relação com o outro exprime a nossa situação fundamental como seres que habitam sua casa, sua vida. É a vida do bem em organizações humanas. A vida plenamente humana.
Aqui, sinto poder me surpreender bem mais forte, demonstrar que estou vivo e não um defunto que pisa numa pedra de ouro como se fosse numa camada de areia e barro vermelho. Vivo, vejo na conduta médica como uma expressão da ética do cuidado para com a saúde integral do homem. Jamais a letra fria, morta, mas seu espírito. Competência técnica, aliada à capacidade ética, capazes de descobrir a saúde do corpo como a maior riqueza da saúde do espírito do homem.
Nessa linha, reconheça nos médicos do Presidente Lula as maravilhas do Código de ética do Médico. Entre outras, são expressões ético-profissionais, de grande valia para a prática da ética do cuidado com a saúde integral do homem.
O Código de ética do Médico:
Art. 1° - A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e deve ser exercida sem discriminação de qualquer natureza.
Art. 2° - O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.
Art. 4° - Ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão.
............................................................
Art. 13° - O médico deve denunciar às autoridades competentes quaisquer formas de poluição ou deterioração do meio ambiente, prejudiciais à saúde e à vida.
Art. 23 - Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar o paciente.
Art. 37 - Deixar de comparecer a plantão em horário preestabelecido ou abandoná-lo sem a presença de substituto, salvo por motivo de força maior.
............................................................
Meus aplausos para a equipe médica do Lula. Que o trabalho do Presidente seja uma garantia da vida e da saúde de todo povo brasileiro. Que a MÃE DO PAC seja vitoriosa na geração de maior riqueza social para o Brasil. Ela merece mais do que os 85% de aceitação entre seus eleitores no próximo outubro de 2010. Será a primeira mulher presidente de nosso País. Ela trabalha. Tem saúde. Sabe administrar. Tem caráter. Ela é a sábia mulher, revestida de qualidades humanas, de virtudes políticas.
Um comentário
Li os artigos e estou de acordo!
Abraços ao professor!
by Lucas on 2 de fevereiro de 2010 às 20:41. #