Relações Humanas na Educação

by Francisco on terça-feira, 23 de novembro de 2004

Semíramis Alencar

O ser humano é uma corrente de relações. Estão encadeadas entre outros elos que interagem em um determinado espaço físico e um universo de inúmeras possibilidades.

Nesse universo infinito de situações, o homem também se descobre e mostra a sua personalidade, o seu “eu” interior, que interage e se adapta ao universo com os outros de forma harmoniosa, permitindo o afloramento de bons sentimentos.

Com estes bons sentimentos florescem também as amizades, as relações amorosas, a cumplicidade todas em consonância com o transcendente, com o sagrado: Deus.

Enquanto seres criados, os seres humanos têm a capacidade de amar, compreender, dialogar, decidir, libertar, socializar-se, uma vez que são seres inteligentes que possuem a capacidade de pensar pois são oriundos de um núcleo social, logo convivem com outros membros.

Cabe ao ser humano aceitar a si mesmo e também aceitar ao outro, com suas divergências ou contradições e desagrados, porque cada ser é único e esta individualidade é o que preserva a autonomia e a transcendência de nossa sociedade.

Na educação, a criança deverá ser estimulada para alcançar os quatro pilares estruturais do aprendizado: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

A escola é onde o conhecimento e as bases da vida em sociedade começam. É quando se começa a conviver com os direitos e deveres, o lazer e a obrigação, a teoria e a prática, bem como o conhecimento de sua própria personalidade.

É na sala de aula que acontece a amizade, a empatia, a inimizade e a antipatia entre seus subgrupos. Ao professor compete promover com seu poder de empatia, a harmonia de convivência entre seus alunos.

O professor, no entanto, deverá estar ciente de sua função de educador, portanto deverá estar constantemente bem informado acerca das mudanças em seu país e em seu estado e município e principalmente procurando novas formas de passar os conteúdos de sua disciplina ao alunado.

A família não está excluída deste processo uma vez que a criança vem de seu núcleo familiar com uma história de vida, uma bagagem de sentimentos e atitudes e costumes provenientes de seu grupo familiar.

A escola aliada a família e a sociedade são as bases para a formação da criança em um adulto consciente, preparado para a vida social e para o mercado de trabalho.

Contudo, é necessário que todo o grupo escolar esteja ciente de que a educação é um elemento transformador de um ser. É preciso que todos saibam que ao semear a educação com devotamento e esperança é que será escrito um futuro digno e justo para a sociedade, que começa com a candura e a suavidade da mão do professor no tracejar das primeiras letras do aluno, conduzindo-o à luz do saber.

5 comentários

Ae......tão usando seu texto ae, espero que tenham permição. confira vc mesmo:
http://www.metalro.com/view.php?noticias=71&all=1&n=1

by Anonymous on 18 de janeiro de 2006 às 13:52. #

hum... se pelo menos citassem a fonte... :P

by Anonymous on 18 de janeiro de 2006 às 15:13. #

trabalho na educação...seu texto é muito bom. Tambem acredito que a educação aliada a familia do individuo fornece subsidio para que possamos realizar um trabalho ideologico, moral e psicologico significativo com as crianças. Mas estando na educação vejo que estamos sozinhos, sem apoio da instituição familiar que está falida e não quer nem saber como vai mal o seu filho, como ele já vem destituido de sentimentos pra escole e sem nenhuma ambição pra nada, nem pra ser feliz. Aliás está longe de nossas criançãs o que pode significar este conceito.

by Luciane- Interior de SC on 18 de abril de 2006 às 05:35. #

kolé vey..
karalhu seo textu é mto baum..
gradei pakas...
bjus

by Anonymous on 12 de junho de 2006 às 16:16. #

Caro colega

Fui ao referido link e não vi meu texto lá não. obrigada mesmo assim.
Muito obrigada pelos elogios. Sigam em frente!!

Atenciosamente,

Profª Semíramis F. Alencar Moreira

by Profª Semìramis F. Alencar Moreira on 7 de maio de 2007 às 14:03. #

Comente