Semíramis Alencar
As escolas somente se consolidaram a partir de 1600. Antes, embora existissem estabelecimentos de ensino, especialmente os religiosos, os meninos eram geralmente, encaminhados a uma profissão e as meninas ficavam em casa para o aprendizado das prendas do lar, a espera de um consorte.
Com o tempo, os conhecimentos humanos se expandiram, tornando-se complexos. As escolas se multiplicaram, para atender as classes mais afortunadas para que tais conhecimentos fossem transmitidos para a geração seguinte. Nisto, a maior parte da população continuava analfabeta.
A industrialização dos séculos XVIII e XIX ajudou a mudar este quadro. Aumentou a necessidade de se escolarizar a população, pois a complexidade do trabalho necessitava de uma mão de obra mais qualificada.
A ciência continuou avançando e trazendo benefícios a toda sociedade, então a educação, já não poderia ser restrita apenas às classes dominantes.
No século XIX, as idéias de uma escola elementar gratuita, que atendesse à todos, começou a se tornar realidade. Era o inicio de uma revolução que continuou no século XX, marcado pela implantação dos grandes sistemas educacionais.
A escola elementar tornou-se pública, gratuita e leiga, ou seja, não religiosa. Sua estrutura se divide em três níveis:
• O elementar: no qual se aprendia a ler, escrever e contar;
• O secundário: no qual outras disciplinas eram estudadas;
• Universitário ou superior.
Todavia, apesar desses progressos, o Brasil e os países latino-americanos ainda hoje não oferecem acesso pleno nem mesmo à escola elementar, devido à marginalização e as desigualdades sociais como um todo.
No Brasil ainda não temos um sistema educacional exemplar e único, tampouco nossos profissionais são preparados e constantemente avaliados e capacitados, recebendo uma remuneração que não supre nem as necessidades básicas.
Com os avanços tecnológicos, a educação latino-americana se perde em meio a novas teorias e metas inalcançáveis – se quase não se consegue instruir a população no ensino elementar, como se pode sonhar com educação digital e democratização da internet? - assim, a sociedade cai como um todo, perante os países ricos.
Enfim, ainda hoje a educação está dividida em escola para rico e escola para pobre – a particular e a pública: uma que forma e encaminha para o mercado de trabalho capitalista e a outra que seleciona e exclui, formando a mão de obra desqualificada e oprimida.
25 comentários
achei muito interresante a pesquisa sobre a historia da escola
me ajudou em uma pesquisa particular valu..........
by Dany on 2 de novembro de 2005 às 18:02. #
valeu mesmo, por ter divulgado esse assunto! Foi muito importante para a realização do meu trabalho da escola! Continue assim
by Angelo on 16 de março de 2006 às 18:52. #
com certeza esse assunto deveria ser discutido com mais transparencia. gostei muito porque esta bem resumido e fácil de entender.
by Anonymous on 30 de março de 2006 às 05:38. #
OLÁ 1 ADOREI O ASSUNTO . OJETIVO, SINTETIZADO E COMPLETO .
AJUDOU MUITO AO TRABALHO DA ESCOLA DE MEU FILHO.
PREPARE OUTROS TEMOAS! PARABÉNS. CLÁUDIA XAVIER
by Anonymous on 3 de abril de 2006 às 06:56. #
Adorei a pesquisa porém encontrei alguns erros, falta a fonte em todos os paragrafos. È um assunto importante e merecia estar completo.
by saladadefrutas on 22 de abril de 2006 às 05:58. #
Achei o assunto muito interessante, me auxiliou muito na elaboração de um trabalho, parabéns!! Rosana
by Anonymous on 7 de julho de 2006 às 08:04. #
Grata à todos pelos comentários. Este trabalho foi fruto de uma pesquisaa em várias obras, dentre elas: Escola e Inclusão social; Tv e informática na Educação - MEC -Ministério da Educação 2003.
by Semíramis Alencar on 18 de julho de 2006 às 13:49. #
Este assunto é pouco falado, e por isso não se sabe muito, e este site ajuda a saber sobre a história da escola.
by anónimo on 22 de setembro de 2006 às 14:14. #
achei interessante muito bom porém tenho uma dúvida nao seria uma escola laico e não leiga no 7º paragrafo
by eder fretes rodrigues on 13 de fevereiro de 2009 às 06:40. #
muito obrigado por vcs terem publicado este texto ,foi otimo e me ajudou muito e principalmente no meu trabalho de escola.
by willian mrazgui on 19 de março de 2009 às 22:48. #
Brigadim! tava precisandoo muiito!
by Teefa. Brayane on 7 de abril de 2009 às 07:29. #
Você merece, Teefa. Quem busca, encontra. E a pesquisadora Semíramis contribuiu para isso. Ela escreveu vários artigos nesta página.
Como responsável pela edição da Página, agradeço-lhe sinceramente a visita. E desejo sucesso e bom proveito neste ambiente, cheio de mensagens benéficas.
Francisco Andrade.
by Francisco Andrade on 7 de abril de 2009 às 13:55. #
quero e escola ?
by adão joão bernardo andré on 21 de julho de 2009 às 10:23. #
gostei muinto achei tudo o que eu queria
obrigada
by bruna on 27 de outubro de 2009 às 16:26. #
Artigo muito interessante! Ajudou-me na realização do TCC! Faltou apenas as referências!!!!
by Leca on 8 de novembro de 2009 às 20:18. #
Mando este recado para, primeiramente, elogiar a atualização do assunto, que hoje é muito importante estarmos sintonizados em tudo que se refere à Educação e à Sociedade. Aproveito também para agradecer, pois este assunto abordado era o assunto que eu tinha escolhido para realizar o meu trabalho e encontrei aquilo que eu procurava e mais um pouco para complementar. Muito Obrigada!
by Ingrid Belo de Brito on 16 de março de 2010 às 08:34. #
Caro professor Francisco e demais colegas dessa casa
Muito obrigada pela oportunidade de servir, com grande carinho e devoção, à educação através desse espaço. A maior gratificação que eu recebo como educadora é saber que estou fomentando novos educadores, no desejo sincero de que eduquem os filhos desse nosso amado Brasil com cidadania, coerência, amor e cultura da paz
Que Deus nos abençoe a todos
Profª Semíramis Alencar
by Semíramis Alencar on 17 de março de 2010 às 08:49. #
muito interessante tudo, faço magisterio e oque mais estudo é sobre a educaçao. brigada
by andressa ariane on 20 de março de 2010 às 18:25. #
Caros leitores, colaboradores desse site e estimado amigo professor Francisco
São comentários como esses que me fazem sentir a grande alegria de ser educadora e de poder ajudar, ainda que tão pouco, a educação de meu país.
Desejo do fundo de meu coração que todos esses estudantes que utilizam meus artigos como fontes de referência tenham grandes êxitos em suas jornadas educacionais, que nunca se apague deles o brilho primeiro de descobrir a aventura de compartilhar saberes !
Um abraço fraterno,
Semíramis Alencar
by Semíramis Alencar on 20 de março de 2010 às 20:47. #
Gostei muito da pesquisa sobre a historia da escola!! Me ajudou muito num trabalho!! Obrigado!
by Anonymous on 24 de março de 2010 às 17:15. #
QUERO ESCOLAA?"*_*
by SERAFINA on 19 de abril de 2010 às 13:18. #
ola por favor coloque mais coisas foi me muito util mas todo mundo nasala entregou a mesm,a coisa.obrigada beijinhos.
by gabi on 29 de abril de 2010 às 12:45. #
Nao concordo com as afirmaçoes da autora nos ultimos paragrafos.Concordo que a nossa educaçao brasileira nao é exatamente um modelo maximo de educaçao,mais estamos caminhando a passos largos no quesito educaçao.. mais acho que se fala muito em educaçao somente com as lentes voltadas para o Estado,pra os professores etc..e quase nunca para os alunos..que na verdade sao tao responsaveis por uma boa educaçao quanto ,nos, professores,educadores, o que o professor percebe em sala de aula hoje sao alunos mal educados pelas familias,que vem para as escolas cumprir uma obrigaçao imposta pela familia,pela sociedade mais nao extamente pela vontade de aprender e se constituir enquanto ser humano pelo saber cultural
by raquel on 2 de maio de 2010 às 08:07. #
nossa muinto bom!
gostei muinto!
muinto legal
me ajudou !
by victoria on 11 de agosto de 2010 às 08:30. #
Concordo plenamente com o último parágrafo. pois hoje a educação pública no Brasil está cada vez pior.
by Nicolas on 6 de novembro de 2010 às 08:28. #