Resumo Crítico do livro 'Pedagogia da Autonomia', de Paulo Freire

by Francisco on sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004

Semíramis Alencar

1. Introdução

Pedagogia da autonomia do professor Paulo Freire relata propostas de práticas pedagógicas necessárias a educação como forma de proporcionar a autonomia de ser dos educandos respeitando sua cultura, seu conhecimento empírico e sua maneira de entender o mundo que o cerca.

Paulo Freire ressaltou que a temática abordada neste livro foi uma constante preocupação ao longo de sua vida como educador. Esta obra é um condensado de pensamentos defendidos em seus outros livros, que visam a integração do ser humano e a constante procura de novas técnicas que valorizarão a curiosidade ingênua e crítica, se transformando em epistemológica. Condena a rigorosidade ética a que se curva aos interesses capitalistas e neoliberalistas, que excluem do processo de socialização, os esfarrapados do mundo.

Como aspecto principal de sua abordagem pedagógica, constata que “formar” é muito mais que treinar o educando no desempenho das tarefas; Chama a atenção dos educadores formados ou em formação à responsabilidade ética, elucidando-os na arte de conduzir seres à reflexão crítica de suas realidades.

Destaca valores como simplicidade, humanitarismo, esperança e bom senso: aspectos distantes da sociedade atual, onde o capitalismo impera conduzindo as massas ao consumismo desenfreado e a alienação coletiva pelos meios de comunicação. O abandono educacional em que vivem nossas escolas, prende-nas a táticas de ensino ultrapassadas e desconexas.

Propõe uma humanização do professor enquanto mentor e guia no processo educativo-social, conscientizando os educandos de todas as camadas sociais, sobretudo as de baixa renda, das manipulações políticas que as mantêm sob seu jugo.

Esta obra se faz imprescindível à condução do corpo discente em prol de uma sociedade mais justa e de valores igualitários; na formação crítica de professores que, além de educar, estarão conscientizando e orientando os futuros cidadãos.


2. Resumo de Pedagogia da Autonomia

O interesse geral desta obra é fornecer saberes necessários a prática educativa de professores formados ou em formação, mesmo que alguns destes professores não sejam críticos ou progressistas porque são pontos aprovados pela prática, não considerando posições políticas. Cabe ao professor observar qual prática é apropriada para sua comunidade.

Os conteúdos devem ser o mais claros e assimiláveis possíveis lembrando-se do primeiro saber: ensinar não é transmitir conhecimento, nem tampouco amoldar o educando num corpo indeciso e acomodado, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

O educador democrático trabalha com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se aproximar dos objetos cognoscíveis. Ensinar não se esgota no tratamento do objeto ou do conteúdo, todavia se alonga à produção de condições em que aprender criticamente é possível, exigindo a presença de educadores e educandos criativos, investigadores e inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes. Nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos e educadores vão se transformando em reais sujeitos da construção e reconstrução do saber ensinado.

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. E cabe ao professor continuar pesquisando para que seu ensino seja propício ao debate e a novos questionamentos. A pesquisa se faz importante também, pois nela se cria o estímulo e o respeito à capacidade criadora do educando.

A escola e os professores precisam respeitar os saberes dos educandos e sempre que possível, trabalhar seu conhecimento empírico, sua experiência anterior. Aconselha-se a discussão sobre os problemas sociais que as comunidades carentes enfrentam e a desigualdade que as cercam.

As novas descobertas, teorias precisam ser debatidas e aceitas mesmo que parcialmente, contudo é importante que se preserve, de alguma forma, o velho, as formas tradicionais de educação. É condenada qualquer forma de discriminação, racial, política, religiosa, de classe social, pois a discriminação nega radicalmente a democracia e fere a dignidade do ser humano. Qualquer discriminação é imoral e lutar contra ela é um dever por mais que se reconheça a força dos condicionamentos a enfrentar.

Quanto ao reconhecimento da identidade cultural, o respeito é absolutamente fundamental na prática educativa progressista. Um simples gesto do professor representa muito na vida de um aluno. O que pode ser considerado um gesto insignificante pode valer como força formadora para o desenvolvimento intelectual e acadêmico do educando. O professor que pensa certo deixa transparecer aos educandos que a beleza de se estar no mundo é a capacidade de perceber que intervindo no mundo ele conhecerá e transformará o mundo. Portanto, ensinar exige bom senso, uma vez que, deve-se observar o quão coerente coeso os educadores estão sendo ao cobrar os conteúdos das suas disciplina. O exercício ou a educação do bom senso vai superando o que há nele de instintivo na avaliação que fazemos.

O professor que desrespeita a curiosidade do educando, seu gosto estético, sua linguagem, sua sintaxe e prosódia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza entre outras ofensas em prol da ordem em sala de aula, transgride os princípios fundamentais éticos de nossa existência e esta transgressão jamais poderá ser vista ou entendida como virtude, mas como ruptura com a decência.

Conseqüentemente a este processo, o educando deve ser educado de forma a lutar pelos direitos dos professores, apoiando sua luta por salários mais justos e respeito por sua profissão. Os órgãos da classe deveriam priorizar o empenho da formação permanente dos quadros do magistério como tarefa altamente política e repensar a prática das greves, inventando uma nova maneira de lutar que seja mais eficaz. A luta dos professores pela dignidade de sua função, não só é democraticamente importante, bem como pode ser interpretada como uma prática ética.

Quanto às comunidades carentes, a mudança é difícil, mas é possível. Baseando-se neste saber fundamental, é que a ação político-pedagógica será programada, com alegria e esperança, respeito e conscientização. Não obviamente impondo a população expoliada e sofrida que se rebele, que se mobilize ou se organize para se defender. Trata-se de desafiar os grupos populares para que percebam a violência e a profunda injustiça que caracterizam sua situação. Desta forma, a educação se faz presente como forma de intervir no mundo.

Sendo uma especificidade humana, o ato de educar exige segurança, competência profissional, comprometimento e generosidade. O professor que não leva a sério sua formação, que não estuda, nem se aprimora, não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe. Todavia, há professores cientificamente preparados, mas autoritários e arrogantes, ou seja, a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor. A autoridade coerentemente democrática quer de si mesma, quer do educando, para a construção de um clima de real disciplina, jamais minimiza a liberdade. Está convicta de que a disciplina verdadeira não existe na estagnação, mas no alvoroço dos inquietos, na dúvida que os instiga e na esperança que os desperta.


3. Conclusão

Pedagogia da autonomia é uma obra que condensa os saberes necessários e indispensáveis à uma prática educativa coerente com os padrões éticos que regem a sociedade. Paulo Freire ao estruturar este livro levou em consideração as próprias experiências como educador em comunidades carentes.

É uma obra de cunho sociológico, pois aplica as práticas docentes e os métodos didáticos às comunidades de baixa renda. Analisa imparcialmente as questões professor-aluno, conteúdos disciplinares, vivência comunitária e o papel da família no processo pedagógico, posicionando-se de forma coesa, visando o progresso à médio prazo e pelas próprias comunidades.

Aconselha que os educadores se posicionem criticamente, questionando, orientando e incentivando aos educandos a pensar e reivindicar seus direitos, influindo na sociedade. Todavia sugere que ao assumir este compromisso, o educador o assuma com ética, amor e alegria por ensinar, porque será das crianças que educamos hoje que partirão as mudanças que renovarão a sociedade brasileira.

É com este paradigma, na visão de Paulo Freire, que o Brasil adentrou o terceiro milênio em busca de sua identidade sócio-cultural. As diretrizes e bases da lei de Darcy Ribeiro são apenas o ideário disciplinar das relações entre docentes e discentes de boa vontade: sem abordar as causas sociais do país, deste grande brasileiro chamado Paulo Freire, o país de todos nós, bem como o de Darcy Ribeiro, retardará, seu alardeado e pouco desenvolvido benefício de ser (ou estarmos), Brasil, um país de mestiços.

53 comentários

a uma relação de pedagogia da autonomia com a formação de um sujeito ético-politico muito grande, gostaria que vc pudesse fazer um comentário sobre isso.

by Neia on 2 de abril de 2006 às 08:18. #

Com esse livro serão formados cidadãos citicicos e ético com uma desenvoltura bem melhor.

by Anonymous on 8 de abril de 2006 às 11:15. #

uma relação de "pedagogia da autonomia" com a formação de um sujeito ético-politico muito grande, gostaria que vc pudesse fazer um comentário sobre isso.
agradecida!

by fatima on 10 de abril de 2006 às 11:46. #

Respondendo aos comentários deste texto

Pedagogia da Autonomia é a obra mais significativa de Paulo Freire, na qual ele expôe o que pode ser necessário para a prática educativa em nosso país.
Quando Freire propõe a construção de um sujeito crítico, ético e político, automáticamente nos impulsiona, professores, a aceitar o desafio de sair da mesmice da simples cópia e do ato de repetir cada lição -a proposta de Freire é que aproximemos nossos alunos da sua própria realidade, questionando-a e interagindo com ela. Daí a necessidade de nos mantêr constantemente bem informados e atentos aos apelos da mídia, da política e do senso comum. Orientando nossos alunos seremo0s capazes de criar pessoas verdadeiramente mais comprometidas com o social e naturalmente influentes em seu país. Cidadãos críticos, capazes e íntegros!!!

Grata pelos comentários, subscrevo-me atenciosamente

Semíramis Alencar
Pedagoga.

by Semíramis Alencar on 19 de abril de 2006 às 10:55. #

"ENSINAR NAO E TRANSMITIR CONHECIMENTO" sei que não é só esse o papel do professor,e gostaria que vc fizesse um comentário a respeito!! grata!!!

by Anonymous on 4 de maio de 2006 às 20:52. #

Paulo Freire mostra que devemos ter uma visão muito além, e isso faz toda a diferença , quanto seres pensantes...

by jamc on 20 de maio de 2006 às 14:57. #

com a leitura deste livro, eu pude refletir sobre a minha pratica padagogica que foge da minha teoria enquanto educadora, percebo que eu posso ir muito além daquele ensino tradicional que eu tive enquanto aluna e hoje eu passo para meus alunos.

by Anonymous on 3 de junho de 2006 às 07:37. #

com a leitura desse texto pude confirmar que principalmente em locais carentes, os mestres devem construir relacionamentos com seus alunos, buscando o propósito de entendê-los e de transmitir conhecimento sem invadir o espaço e cultura de cada membro dessas comunidades,pois, às vezes queremos transmitir algo do nosso modo e esquecemos que o comportamento deles pode ser de aceitação ou rejeição ao que estamos oferecendo, daí, colocamos tudo a perder,inclusive a oportunidade de formar um cidadão.

by Anonymous on 17 de agosto de 2006 às 16:11. #

Paulo Freire,nesse livro passa para o educador uma nova visão crítica, questionando e reivindicando seus direitos perante a sociedade,com ética para que nossas crianças participe das mudanças em nossa sociedade.

by monika on 20 de agosto de 2006 às 11:13. #

tenho um trabalho de magistério sobre pedagogia da autonomia...
ainda bem que eu encontrei o resumo do livro aqui!!!
mt obrigada!!!

by Anonymous on 28 de agosto de 2006 às 07:57. #

uma relação entre "pedagogia da autonomia" uma nova maneira de lutar que seja mais eficaz. (sem graves), gostaria que vc pudesse fazer um comentário.
atenciosamente!
Éder Rodrigues - Geografia

by Éder on 30 de agosto de 2006 às 08:41. #

gostaria de um comentariode como posso relacionar a obra de paulo freire sobre a autonomia do aluno com a história da educação?obrigado

by renatab on 5 de setembro de 2006 às 17:02. #

gostaria de saber se vc tem algum comentario sobre a relação da história da educação e a autonomia do aluno. atenciosamente
rose

by Anonymous on 10 de setembro de 2006 às 18:12. #

como posso fazer um texto de uma folha relacinando o livro de paulo freire " ´pedagogia da autonomia" e a história da educação?

by Anonymous on 12 de setembro de 2006 às 12:14. #

sugestão pro pessoal que gostaria de uma resposta específica: que tal enviar um email pra autora do texto?
;)

by Anonymous on 12 de setembro de 2006 às 12:18. #

como posso socializar a pedagogia de hoje com base a obra "Pedagogia da Autonomia"?

by juliana on 13 de setembro de 2006 às 09:53. #

estou com um trabalho da faculdade para entregar quero saber como posso fazer um texto de uma folha relacinando o livro de paulo freire " ´pedagogia da autonomia" e a história da educação?

by Anonymous on 13 de setembro de 2006 às 10:54. #

como posso fazer um texto de uma folha relacinando o livro de paulo freire " ´pedagogia da autonomia" e a história da educação?

by Anonymous on 13 de setembro de 2006 às 10:55. #

Quem precisa fazer comparações da histórica da educação com o livro de Freire me coloco à disposição. Sou monografista especilaista em contextualização e sínteses e produzo textos absolutamente personalizados, em especial para estudantes de faculdades virtual.
Boa sorte a todos e parabéns a Semiramis pelo site muito bem planejado, além de sua erudição brilhante. Fique zen pois nos textos tem o hábito de citar a fonte adequadamente conforme as normas da ABnt. Obrigado pela sua colaboração à educação brasileira.
otradutordeleis@hotmail.com...meu nome é Silvio

by Anonymous on 7 de outubro de 2006 às 19:59. #

Gostaria de receber ajuda sobre um tema que desejo estudar. Patrimônio cultural, e como as escolas das primeiras series do ensino fundamental tratam este assunto, ou o como se aproveita tão pouco este assunto. Como deve-se trabalhar este tema com um olhar crítico, e desenvolve-lo de forma que o mesmo possa ajudar na descoberta da identidade, e no reforço, com a valorização do cidadão atraves da sua descoberta.

by Anonymous on 11 de outubro de 2006 às 18:37. #

lendo o livro pedagogia da autonomia: como ocorre a relação sociedade e individuo.e como a educação e cultura se interligam na sociedade?

agradeço a quem responder

by werneck on 12 de outubro de 2006 às 16:33. #

Mt bom esse site!!
Estava precisando mt deste livro e aki encontrei o melhor resumo!!
Parabéns pelo trabalho desenvolvido!
Abraço!
Até mais.

by Alessandra on 30 de novembro de 2006 às 13:32. #

Eu particularmente achei muito bom o livro,sou estudante de letras e adorei o conteúdo do livro sei que vai me ajudar muito!

by kamila on 7 de maio de 2007 às 11:13. #

eu acho que nós só vamos poder entender pedagogia quando começsrmod desde de pequeno a lhe dar com isso em sala de aula,em casa e em todos os ambientes circundantes!

by douglas on 8 de agosto de 2007 às 06:52. #

Vivenciamos pedagogia desde o nosso nascimeto,sendo a mesma fundamental para desenvolver um cidadão pleno, crítico capaz de viver em sociedade.

Muito bom seu resumo, mas gostaria de ler também o livro.
Se Souber de algum site virtual que o tenha, mande paramim.

by Alexandre on 4 de setembro de 2007 às 21:28. #

parabens pelo site ,espero poder contar com todos os estudantes e futuros pedagogos para que a pratica na educação sejam de grande valia para todos.

by nadia on 30 de setembro de 2007 às 07:30. #

Adorei o site é muito bom ver essas iniciativas que só tem
de engrandecer a educação no Brasil
parabens

by solange on 15 de novembro de 2007 às 14:13. #

Paulo Freire, parabéns por mais um brilhante livro. Sou seu fã!!!

by Antonio on 12 de setembro de 2008 às 19:27. #

Gostaria que todo mundo tivesse a oportunidade de ter acesso a leitura, quem sabe assim teriamos muitos Paulos Freire da Vida e um mundo mais Humano Socialmente. Parabéns Paulo, pela sua Inicitiva, pois só com idéias brilhantes teremos um mundo Brilhante!!!

by Antonio de Moita Bonita on 12 de setembro de 2008 às 19:33. #

muito bom esse seu resumo, eu usei pra um trabalho da minha faculdade! faço faculdade de pedagogia! achei seu resumo muito preciso! obrigada

by Adriana Secco on 18 de setembro de 2008 às 12:11. #

eu achei um grande livro pois nos mostra que temos capacidade p/ conseguir o que queremos

by nathalia on 14 de outubro de 2008 às 18:05. #

BOA NOITE TENHO UM TRABALHO NA FACULDADE E ESTOU PRECIZADO ENTENDER MELHOR O LIVRO E CREIO QUE COM O SEU RESUMO VAI ME ESCLARECER BASTANTE GOSTARIA QUE ME ENVIE UM COMENTERIO SOBRE O LIVRO DE PAULO FREIRE PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NO 2º CAPITULO.

2.2, 2.3, 2.4, 2.7. DESDE JÁ AGRADEÇO FIQUE COM DEUS.

by Margareth M Silva on 3 de maio de 2009 às 22:12. #

gostaria de comentar a frase :Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Isso significa que nos professores fazendo um bom trabalho como educadores so temos aganhar porque aprendemos muito e seremos bons educadores.muito obrigado pelo resumo do livro aprendi bastante ,beijos!!!

by silvana on 25 de agosto de 2009 às 14:31. #

por favor estou precisando do resumo dos capitulos 1,2 e 3 do livro Pedagogia da autonomia,Paulo Freire.Mande com urgencia.

by doracy on 28 de setembro de 2009 às 10:15. #

Esse Livro me influênciou muito na minha prática pedagogica, a forma com que Paulo Freire Aborda os assuntos, com uma Linguagem Simples e de fácil entendimento para o leitor, Questões importantes são Abordadas como: Valorizar as experiências dos Alunos, A Simplicidade, Questões Sociais entre outras..

Upe - esef...

by Nestor on 16 de novembro de 2009 às 19:30. #

Muito bom esse livro...

by Anonymous on 25 de novembro de 2009 às 15:27. #

GOSTEI DO RESUMO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, MANDE-ME , O MESMO , COM MAIS ENFASE À EDUCAÇÃO PEDAGÓGICA DO JOVEM E ADULTO.PARA O ENDEREÇO ACIMA, GGEANDRADE@YAHOO.COM.BR

by GERALDO DE ANDRADE on 15 de fevereiro de 2010 às 21:36. #

Quero por meio deste agradecer a vc professora Semíramis por tanta informação,mesmo sendo por um lado totalmente crítico.Basta um educador ou até mesmo quem esta se formando em pedagogia ler um texto assim, para refletir sobre seu atos e ações e ter a oportunidade de transformar- se .Acredito que somente os que tem toatalmente amor pelo ser humano é quem consegue por em prática a obra de Paulo Freire!!!!obrigada estou feliz de ter encontrado essas informações pois estou fazendo um resumo crítico justamente deste tema.

Desde já agradeço. Sonia Regina Henrique

by sonia r. h. on 14 de abril de 2010 às 21:31. #

Olá educadores/futuros educadores,
Verificando os comentarios, percebo muitos colegas querendo trabalhos e respostas prontas, fico muito triste com isso, pois o site e fantastico e nos remete a muito a educação autonoma, a busca pelo prazer de ensinar e aprender, se para fazer um trabalho da faculdade queremos respostas prontas, que tipo de aluno estaremos formando...aquele aluno critico, independente ou aquele que copia e aceita tudo o que lhe é imposto? Pensem nisso. Um grande abraço.

by Marlene on 20 de abril de 2010 às 07:39. #

resumo de um livro do autor paulo freire, autonomia

by lourdes maria da conceição on 26 de novembro de 2010 às 18:16. #

Estou no primeiro ano de pedagogia, estou apredendo sobre Paulo Freire, estou lendo, Pedagogia da Autonomia, muito interessante, estou procurando mais detalhes para poder entender o que ele quer dizer. Acho que consegui bastante neste site.
Agradeço.
Edna

by Edna maria on 30 de março de 2011 às 12:31. #

ostaria de receber resumo da obra pedagogia da esperança-um encontro com a pedagogia do oprimido

by danielle hipolito on 10 de abril de 2011 às 17:49. #

Prezada Danielle, parabéns pela sua dedicação ao estudo e à pesquisa sobre esse assunto. Releia mais uma vez o próprio texto da escritora Semíramis Alencar. Estude também mais os textos de Paulo Freire. Ademais, você é capaz de você mesmo, nesta busca, fazer o resumo dos mesmos textos. Em todo caso, para tirar alguma dúvida mande um e-mail para nossa colega e amiga no endereço eletônico:semiramisalencar@yahoo.com.br .

by Francisco Andrade on 11 de abril de 2011 às 07:24. #

Prezada Danielle, parabéns pela sua dedicação ao estudo e à pesquisa sobre esse assunto. Releia mais uma vez o próprio texto da escritora Semíramis Alencar. Estude também mais os textos de Paulo Freire. Ademais, você é capaz de você mesmo, nesta busca, fazer o resumo dos mesmos textos. Em todo caso, para tirar alguma dúvida mande um e-mail para nossa colega e amiga no email semiramisalencar@yahoo.com.br .

Torcendo pelo seu sucesso,

Francisco

by Francisco Andrade on 11 de abril de 2011 às 07:42. #

naiany ai esta

by patricia on 14 de maio de 2011 às 16:15. #

pedagogia da autonomia

by patricia on 14 de maio de 2011 às 16:26. #

Tudo que foi dito é muito válido, podemos sim! entrar em uma sala de aula com esta cosiência porém faremos muito pouco sem o nosso maior apoio, e base fundamental para nos aporar, sem este suporte a educaçao nao saira do zero em que se encontra. A educação esta em uma (u.t.i) em fase terminal vivendo somente por aparelhos, este sistema está a beira de um abismo seguro por somente uma das mãos, e o unico que esata próximo é o governo, mas também é o primeiro a recusar este apoio.

by Valdomiro soares on 15 de outubro de 2011 às 09:33. #

Só tenho a agradecer pelos brilhantes pensamentos e explicações citadas no inicio desse site. Parabéns a professora Semíramis Alencar. Vejo que as buscas aqui foram mais antigas e ate nos dias de hoje são bem atuais. Abraços

by Patrícia on 2 de novembro de 2011 às 12:55. #

estou precizando de mais iunformações sobre a educação e este livro de Paulo Freire nos mostra muitos conentários sobre a educação, inclusive a realidade d0 ensino hoje e como podemos superar e sermos bons educadores.

by Edilza on 6 de dezembro de 2011 às 05:13. #

goetei do resumo é interessante mesmo, tenho que fazer um trabalho baseindo-me neste resumo gostei.

by estevao on 7 de maio de 2012 às 07:46. #

Profª boa tarde!
Agradeço imensamente o trabalho sobre Freire.
Vai me ajudar bastante, farei uma prova para Pós da USP, na Unicamp em 12/08.
Sou funcionária de Educação Infantil. Eterna aprendíz, como dizia nosso admirável Freire.
P arabéns e até logo.
Abraços,

Vânia

by vânia mara silva ferreira on 5 de agosto de 2012 às 09:12. #

Profª Semíramis, boa tarde!
Estou encantada com o resumo da obra: Pedagogia da Autonomia de Freire.
Sou funcionária da Unicamp, estou me preparando para uma prova muito importante e o seu trabalho é de fundamental importância.
Eu tive o privilégio de conhecer Freire pessoalmente, realmente, um orgulho para todos nós brasileiros. Suas obras são encantadoras!
Obrigada.

Vânia

by vânia mara silva ferreira on 5 de agosto de 2012 às 09:31. #

Perfeito o seu resumo. Sou pedagoga e estou participando de uma formação continuada em um projeto social da Petrobrás no qual faço parte do quadro de funcionários e aproveitei o seu texto para embasar o meu conhecimento durante os debates sobre o tema.
Obrigada e parabéns...

by Francis on 6 de fevereiro de 2013 às 23:51. #

Comente