by Francisco on sábado, 31 de outubro de 2015

A SOBREVIVÊNCIA DEPOIS DA MORTE

Francisco Antônio de Andrade Filho

Próximo dia 02/11/15: dia de finados. Compreender a vida do ser humano, é compreender seu sentido. Perguntar pelo sentido último da vida é colocar o homem numa atitude de reflexão de sua grandeza.É fazer viver sua vida, ir em frente, agir, modificar, transformar, buscar objetivos concretos.
A sobrevivência depois da morte é um problema tão antigo, quanto a própria história do homem. Foi uma preocupação constante do homem de todos os tempos. De hoje, também.Amanhã ainda não existe.
Os mitólogos explicaram-na numa linguagem fantasiosa e que foge ao espírito científico do homem atual. Os teólogos, numa dimensão fé, encontraram na Bíblia os mais sagrados e seguros argumentos a favor da imortalidade.
Seja como for, a verdade é que o ser vivo nasce para a vida despontando para a morte. Morte e vida representam duas faces da mesma realidade do ser-no-mundo. Só o homem tem consciência de ser-para-a-morte, desse inevitável túmulo que lhe aguarda...sufocante, solitário, silencioso, escuro e úmido. Essa solidão do túmulo é uma tragédia para o ser humano que tem dentro de si mesmo uma ânsia incontida de se perpetuar, de esperançar no tempo, uma sede irresistível de não morrer. Eu me comporto, assim. E vocês, prediletos leitores do FACE & Blog.?
Mas, a morte tem sentido para a vida. Não há vida sem morte; nem morte sem vida. A vida continua depois da morte - suas energias permanecem no Planeta. Será? A morte é um acontecimento necessário para dar ao Eu pessoal a possibilidade de um pleno desabrochar. A semelhança da semente que para poder germinar a sua vida e suas potencialidades precisa morrer e por isso se volta para a Terra desejando a morte. O homem para plenificação do seu ser, precisa morrer. É condição viver a plenitude de seu ser.
E a vida continua...não termina com a morte. Que esta, no entanto, seja para o homem e a mulher - toda geração -, não uma pesada porta que se fecha sobre si mesmos, mas uma leve cortina que se abre para a eternidade. E quando fatalmente vier, que nos encontremos em comunhão conosco mesmo e vivendo na justiça, no amor e na paz....e sobreviverá depois da morte.
Um bom Dia dos Finados e dos Vivos, aqui, "só por hoje". Amanhá é inexistente. Aproveitem mais o conteúdo das minhas palavras escritas acima, com este vídeo abaixo.

Comente