by Francisco on sábado, 31 de outubro de 2015

A SOBREVIVÊNCIA DEPOIS DA MORTE

Francisco Antônio de Andrade Filho

Próximo dia 02/11/15: dia de finados. Compreender a vida do ser humano, é compreender seu sentido. Perguntar pelo sentido último da vida é colocar o homem numa atitude de reflexão de sua grandeza.É fazer viver sua vida, ir em frente, agir, modificar, transformar, buscar objetivos concretos.
A sobrevivência depois da morte é um problema tão antigo, quanto a própria história do homem. Foi uma preocupação constante do homem de todos os tempos. De hoje, também.Amanhã ainda não existe.
Os mitólogos explicaram-na numa linguagem fantasiosa e que foge ao espírito científico do homem atual. Os teólogos, numa dimensão fé, encontraram na Bíblia os mais sagrados e seguros argumentos a favor da imortalidade.
Seja como for, a verdade é que o ser vivo nasce para a vida despontando para a morte. Morte e vida representam duas faces da mesma realidade do ser-no-mundo. Só o homem tem consciência de ser-para-a-morte, desse inevitável túmulo que lhe aguarda...sufocante, solitário, silencioso, escuro e úmido. Essa solidão do túmulo é uma tragédia para o ser humano que tem dentro de si mesmo uma ânsia incontida de se perpetuar, de esperançar no tempo, uma sede irresistível de não morrer. Eu me comporto, assim. E vocês, prediletos leitores do FACE & Blog.?
Mas, a morte tem sentido para a vida. Não há vida sem morte; nem morte sem vida. A vida continua depois da morte - suas energias permanecem no Planeta. Será? A morte é um acontecimento necessário para dar ao Eu pessoal a possibilidade de um pleno desabrochar. A semelhança da semente que para poder germinar a sua vida e suas potencialidades precisa morrer e por isso se volta para a Terra desejando a morte. O homem para plenificação do seu ser, precisa morrer. É condição viver a plenitude de seu ser.
E a vida continua...não termina com a morte. Que esta, no entanto, seja para o homem e a mulher - toda geração -, não uma pesada porta que se fecha sobre si mesmos, mas uma leve cortina que se abre para a eternidade. E quando fatalmente vier, que nos encontremos em comunhão conosco mesmo e vivendo na justiça, no amor e na paz....e sobreviverá depois da morte.
Um bom Dia dos Finados e dos Vivos, aqui, "só por hoje". Amanhá é inexistente. Aproveitem mais o conteúdo das minhas palavras escritas acima, com este vídeo abaixo.

A vida apos a morte, Ou Vida apos a Vida! Excelente!

by Francisco

by Francisco on segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Boa segunda-feira, hoje, 26/10/15. Comecei a ler e refletir "A Grande Arte de Ser Feliz", de Rubem Alves". Medite dois tópicos. São toques da contra-capa:
"Em a grande arte de ser feliz", Rubem Alves nos presenteia com uma seleção de crônicas tocantes sobre a vida. O autor nos propõe que cada pensamento seja como um novo brinquedo, que nos dê alegria, nos divirta e também faça pensar" [....]
"Seu estilo único, profundo e metafórico é desenvolvido em três partes: Coisas que dã...
Ver mais

by Francisco on sexta-feira, 23 de outubro de 2015

SÓ O HOMEM É CAPAZ DE PROGRESSO. SERÁ?

                          Francisco Antônio de Andrade Filho



Existem muitos seres na natureza. Há os sem vidas: não nascem, nem crescem, nem se reproduzem ou morrem. Pertencem ao reino animal. Vemos também outros seres que nascem, se desenvolvem, reproduzem e morrem; mas não têm movimento, nem vida de relação, nem sensibilidade. São seres do reino vegetal. Encontramos ainda os animais irracionais que não só têm vida vegetativa mas também movimentos ativos, sentidos, instintos.
Dentro do reino animal, acima dos irracionais, está o homem: só o homem progride, se relaciona, tem consciência de sí mesmo, porque é racional. Aí está a característica mais marcante da superioridade humana sobre os animais: capacidade que tem o homem de progredir. As coisas, como também as plantas e os animais não fazem história no sentido próprio da palavra. A única coisa que pode fazer é reagir aos estímulos do seu ambiente e mudar-se, segundo as leis da natureza. Os animais têm que seguir, inevitavelmente, aquilo que os instintos lhes mandam. Eles não possuem liberdade. As coisas não possuem razão. Não podem raciocinar, pensar. É assim que as abelhas continuam fazendo seus favos, como sempre fizeram, desde que o mundo é mundo.
Entretanto, a viva do homem é bem diferente. Ele participa da vida vegetativa e da vida sensitiva; porém, transcende-a. Existe como os minerais, cresce como as plantas, sente como os animais; todavia, e acima deles, se movimenta no mundo das ideias, com as quais desvia o curso dos rios, represa as águas, para captar-lhes a força, pousa na lua. Só o homem pode progredir. Isto, porque ele possui inteligência para pensar, elaborar ideias, para conhecer o porquê das coisas, buscar e encontrar a verdade. Possui também a vontade, a faculdade de determinar-se, de querer, de dominar as leis da natureza.
Desta superioridade do homem sobre todos os outros seres da natureza, podemos tirar uma conclusão prática para cada um de nós; a vida do homem não é uma realidade  já pronta, mas sim uma verdadeira história com possibilidades imprevisíveis e variadas. Viver pessoalmente não é um livro já pronto, mas um livro que deve ser escrito ainda. Cada um tem a tarefa especial de escrever o romance de sua vida. O romance de um gato vale praticamente para todos os gatos. Para o homem, o caso é diferente. Ele é um ser que pensa, que reflete, que procura um sentido para sua vida, e com sua liberdade, pode ir para um lado como para o outro. A história do homem é um contínuo progresso. Só ele progride. SERÁ?

by Francisco on quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Mais uma do meu jardim pomar. Plantei e colhi Capim Santo. Fiz chá. Vejam alguns benefícios desta planta.
O capim santo (Cymbopogon densiflorus), também conhecido como capim-limão ou capim cidreira, é uma planta amplamente conhecida por suas propriedades medicinais. As folhas lembram mato ou capim, mas não devem se tratadas como tal. Nelas encontramos diversas substâncias benéficas, que pode auxiliar no tratamento de vários problemas. A erva atua como um calmante natural, amenizando os sintomas da insônia, nervosismo e ansiedade. Ela também possui função espamolítica, sendo indicada para o tratamento das cólicas. Além disso, é analgésica, aliviando dores e febre. Leia mais:http://natural.enternauta.com.br/…/beneficios-do-capim-san…/

by Francisco on terça-feira, 20 de outubro de 2015


"Tá tudo bem!" mesmo. Admiro-lhe a divina habilidade do seu Ladoludens . É de se alegrar com sua arte de criar. Com meu reconhecimento, meu abraço

by Francisco


Meu querido Dr. Lucas Andrade, Admiro-lhe a preocupação profissional de "mais médicos" geriatras competentes e dedicados como você. Orgulho do seu clã. Parabéns., com nosso abraço e bençãos divinas.

by Francisco



Para quem gosta de poesia, perfeita como esta. Faz bem compartilhar.













Poetas
Teares tamanhos
Amores, amáveis, estranhos!
#
Palavras e rimas
Rumores de altares
Versos, reversos e dores
Antanhos caminhos e sinas
Meninas, amores e mares!
#
Afetos, amigos e amores
Seus trajes, tons e grafites
Estalactites no seio da terra
A guerra em rimas de horrores
Tremores nos corações de Palmares!
#
Flores nos desertos quasares
Sonhos, silêncio e luares
Estrelas, firmamento e bares
Saudades, mulheres e versos
O terço dos seus rezares!
#
Ademário da Silva
20/outubro/2014.

by Francisco on domingo, 18 de outubro de 2015



Eis mais tres frutos - melancias - do meu jardim pomar. É o poder da mãe terra que nos alimenta. Nisso eu creio que a inexistência de Deus é impossível. Aqui, confirmo mais uma vez "Deus ou Natureza". Convido meus amigos e amigas a nos deliciarmos com estas dádivas divinas.

by Francisco on quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Senti-me bem ter sido convidado especial para essa entrevista no meu espaço de convívio com os idosos, profissionais de saúde: geriatras, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, neuropsícóloga, cuidadoras e outros profissionais de apoio. Aguardando o vídeo. Meus agradecimentos ao Marcolino Joe, Luan, Shirley Vidal e outros amigos que me deixaram feliz com seus comentários. Esta não foi a minha melhor foto, cineastra Marcolino.KKKKKKKKKKKKKKKK

Conheci "Seu Chico" ontem. Ele foi um dos meus entrevistados pro filme institucional que estou dirigindo para a Espaço Ativo - Geriatria Integrada. Doutor em Filosofia, debruçou o dorso sobre Rosseau e lecionou por décadas. Hoje em dia tem alguma dificuldade em lembrar o que fez ontem, mas as memórias mais antigas estão todas lá e ele faz questão de não guardá-las. Mantém um site e escreve aqui no feice. Antes do "pra valer" ficamos tricotando e ele me perguntou se eu era psicólogo por deixa-lo tão à vontade. Gargalhei. Rapidamente descobrimos algo em comum: a paixão pelos livros e ensinamentos de Rubem Alves. Logo lhe contei que Roger (o irmão que escolhi) fez filosofia também, que gostava de Nietzsche caixa de fósforo, espoleta. Possivelmente o dia não seria suficiente para dar conta de tanta filosofia. Em seguida, nossa entrevista virou aula.

- "O tempo é irreversível, como dizia Rubem Alves. Mas, se eu tivesse que reviver esse tempo, eu o faria de novo. Do mesmo jeito. Eu costumo dizer: só por hoje. O amanhã tá ali quietinho. Não fique ansioso, ele vai chegar. A questão é: quem será você quando o amanhã chegar."
Seu Chico manda bem demais.
Foto: Luan Allen
Agência: Comunicação VIP

by Francisco



Que emocionante mensagem essa: "Costurar" a vida. Li alhures um outro recado que abriu as janelas de meu cérebro: Ando no traçado - "costurar"? -, do tempo à procura de mim mesmo. Até hoje não sei quem sou, mas sou um caminhante e não um conformista. Mas, para tanto, filósofo, busquei a sabedoria: Indaguei, questionei. Encontrei caminhos de sucesso na vida.

VT NINHO BEIJA-FLOR

by Francisco




Beija-Flor inteligente e amada pelo povo.

by Francisco



Ao acordar, bem cedo, tenho um hábito de afirmar: Estou vivo. Só por hoje. Atento, sinto-me feliz ler e meditar "A Magia" de Rhonda Byrne. Ela cita J.B. Priestley (1894 - 1984) escritor e dramaturgo, p. 113:
"Sempre me senti maravilhado diante da perspectiva de um novo dia, de uma nova chance, de um recomeço, com talvez um pouco de magia à minha espera em algum lugar, escondida atrás da manhã".