by Francisco on sábado, 12 de dezembro de 2015




Cuidemos da Vida




by Francisco







Este é um dos recados da Natureza





by Francisco on quarta-feira, 18 de novembro de 2015


ESPAÇO ATIVO: Envelhecimento Saudável.

              Francisco Antônio de Andrade Filho.

Esse mundo da informática e da comunicação está criando um ambiente mental, afetivo e comportamental bem diferente que as gerações passadas: estreitando relacionamento entre pessoas, povos e culturas, fontes de esperanças para a humanidade. Afetam, sobretudo, a vida do cidadão – a educação em todos os níveis: massificação de uma cultura superficial, violenta, sem ética e imposta pela “mídia”, um novo tempo de perversidade –, a do desrespeito à vida e aos direitos humanos.
Nesse ambiente saudável <www.espaçoativo.med.br>, reconhecemos o trabalho multidisciplinar, de excelentes profissionais: Médicos/Geriatras, Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional, neuropsicológica, nutrição clínica, Centro-Dia, entre outros. Aqui, resultados psicossomáticos. Envelhecimento saudável. Qualidade de vida.
Nesta Instituição, sentimo-nos em casa. O corpo das idosas e idos falam de suas virtudes - na escrita Rhonda  Byrne: "Cuidar de si não significa certa aparência física ou moral, correr atrás do dinheiro, posses, poder, títulos, prestígio, reconhecimento, amor, etc. Significa que temos de desenvolver nossa capacidade de sentir nossas próprias emoções e as dos outros, pensar de modo justo e perceber a beleza do mundo".
Estimadas colegas idosas, ofereço-lhes este bilhete de "psique social". Eu quero seguir os sinais da Natureza. Sinto-me bem conviver com vocês, lindas idosas. Li alhures: "Aprenda a dobrar-se com o vento, conservando a coragem e a força para não se quebrar. Mas preserve sua dignidade e aprenda a ajudar aqueles que não são tão fortes quanto você".
Para vocês, amigos e honestos homens - bem mais saudáveis nesta casa -, escolhi este pensamento de Dalai-Lama: "A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior da riqueza".
E para nossos parentes e familiares, envio este bilhete de amizade,escrito por Albert Einstein:: "A vida é como jogar uma bola na parede. Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;, se for jogada uma boa azul, voltará azul; se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; se a bola for jogada com força: Por isso, nunca jogue na vida, de forma que não esteja pronto para recebê-la. A vida não dá, nem empresta; não se comove, nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos".


Parabéns para os criadores deste ambiente agradável, do Espaço Ativo. Aracaju/SE, 19/11/2015.

by Francisco on quinta-feira, 12 de novembro de 2015







Ao retornar de nossa viagem - Nova Jerusalém (Brejo da Madre de Deus/Caruaru-PE) -, nos perdemos na estrada. A vida nos surpreende! Tranquilos, não desistimos. Sempre avante. A Natureza nos presenteou com estas imagens, fotografadas por Tânia Andrade. Nesse ínterim ela fez a seguinte meditação, assim escrita:
"A vida é uma estrada. A gente se perde, se desespera, blasfema, se irrita e se perde cada vez mais. Se ficarmos tranquilos - aceitando os desvios -, o nosso melhor acontecerá".
























by Francisco on sábado, 31 de outubro de 2015

A SOBREVIVÊNCIA DEPOIS DA MORTE

Francisco Antônio de Andrade Filho

Próximo dia 02/11/15: dia de finados. Compreender a vida do ser humano, é compreender seu sentido. Perguntar pelo sentido último da vida é colocar o homem numa atitude de reflexão de sua grandeza.É fazer viver sua vida, ir em frente, agir, modificar, transformar, buscar objetivos concretos.
A sobrevivência depois da morte é um problema tão antigo, quanto a própria história do homem. Foi uma preocupação constante do homem de todos os tempos. De hoje, também.Amanhã ainda não existe.
Os mitólogos explicaram-na numa linguagem fantasiosa e que foge ao espírito científico do homem atual. Os teólogos, numa dimensão fé, encontraram na Bíblia os mais sagrados e seguros argumentos a favor da imortalidade.
Seja como for, a verdade é que o ser vivo nasce para a vida despontando para a morte. Morte e vida representam duas faces da mesma realidade do ser-no-mundo. Só o homem tem consciência de ser-para-a-morte, desse inevitável túmulo que lhe aguarda...sufocante, solitário, silencioso, escuro e úmido. Essa solidão do túmulo é uma tragédia para o ser humano que tem dentro de si mesmo uma ânsia incontida de se perpetuar, de esperançar no tempo, uma sede irresistível de não morrer. Eu me comporto, assim. E vocês, prediletos leitores do FACE & Blog.?
Mas, a morte tem sentido para a vida. Não há vida sem morte; nem morte sem vida. A vida continua depois da morte - suas energias permanecem no Planeta. Será? A morte é um acontecimento necessário para dar ao Eu pessoal a possibilidade de um pleno desabrochar. A semelhança da semente que para poder germinar a sua vida e suas potencialidades precisa morrer e por isso se volta para a Terra desejando a morte. O homem para plenificação do seu ser, precisa morrer. É condição viver a plenitude de seu ser.
E a vida continua...não termina com a morte. Que esta, no entanto, seja para o homem e a mulher - toda geração -, não uma pesada porta que se fecha sobre si mesmos, mas uma leve cortina que se abre para a eternidade. E quando fatalmente vier, que nos encontremos em comunhão conosco mesmo e vivendo na justiça, no amor e na paz....e sobreviverá depois da morte.
Um bom Dia dos Finados e dos Vivos, aqui, "só por hoje". Amanhá é inexistente. Aproveitem mais o conteúdo das minhas palavras escritas acima, com este vídeo abaixo.

A vida apos a morte, Ou Vida apos a Vida! Excelente!

by Francisco

by Francisco on segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Boa segunda-feira, hoje, 26/10/15. Comecei a ler e refletir "A Grande Arte de Ser Feliz", de Rubem Alves". Medite dois tópicos. São toques da contra-capa:
"Em a grande arte de ser feliz", Rubem Alves nos presenteia com uma seleção de crônicas tocantes sobre a vida. O autor nos propõe que cada pensamento seja como um novo brinquedo, que nos dê alegria, nos divirta e também faça pensar" [....]
"Seu estilo único, profundo e metafórico é desenvolvido em três partes: Coisas que dã...
Ver mais

by Francisco on sexta-feira, 23 de outubro de 2015

SÓ O HOMEM É CAPAZ DE PROGRESSO. SERÁ?

                          Francisco Antônio de Andrade Filho



Existem muitos seres na natureza. Há os sem vidas: não nascem, nem crescem, nem se reproduzem ou morrem. Pertencem ao reino animal. Vemos também outros seres que nascem, se desenvolvem, reproduzem e morrem; mas não têm movimento, nem vida de relação, nem sensibilidade. São seres do reino vegetal. Encontramos ainda os animais irracionais que não só têm vida vegetativa mas também movimentos ativos, sentidos, instintos.
Dentro do reino animal, acima dos irracionais, está o homem: só o homem progride, se relaciona, tem consciência de sí mesmo, porque é racional. Aí está a característica mais marcante da superioridade humana sobre os animais: capacidade que tem o homem de progredir. As coisas, como também as plantas e os animais não fazem história no sentido próprio da palavra. A única coisa que pode fazer é reagir aos estímulos do seu ambiente e mudar-se, segundo as leis da natureza. Os animais têm que seguir, inevitavelmente, aquilo que os instintos lhes mandam. Eles não possuem liberdade. As coisas não possuem razão. Não podem raciocinar, pensar. É assim que as abelhas continuam fazendo seus favos, como sempre fizeram, desde que o mundo é mundo.
Entretanto, a viva do homem é bem diferente. Ele participa da vida vegetativa e da vida sensitiva; porém, transcende-a. Existe como os minerais, cresce como as plantas, sente como os animais; todavia, e acima deles, se movimenta no mundo das ideias, com as quais desvia o curso dos rios, represa as águas, para captar-lhes a força, pousa na lua. Só o homem pode progredir. Isto, porque ele possui inteligência para pensar, elaborar ideias, para conhecer o porquê das coisas, buscar e encontrar a verdade. Possui também a vontade, a faculdade de determinar-se, de querer, de dominar as leis da natureza.
Desta superioridade do homem sobre todos os outros seres da natureza, podemos tirar uma conclusão prática para cada um de nós; a vida do homem não é uma realidade  já pronta, mas sim uma verdadeira história com possibilidades imprevisíveis e variadas. Viver pessoalmente não é um livro já pronto, mas um livro que deve ser escrito ainda. Cada um tem a tarefa especial de escrever o romance de sua vida. O romance de um gato vale praticamente para todos os gatos. Para o homem, o caso é diferente. Ele é um ser que pensa, que reflete, que procura um sentido para sua vida, e com sua liberdade, pode ir para um lado como para o outro. A história do homem é um contínuo progresso. Só ele progride. SERÁ?

by Francisco on quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Mais uma do meu jardim pomar. Plantei e colhi Capim Santo. Fiz chá. Vejam alguns benefícios desta planta.
O capim santo (Cymbopogon densiflorus), também conhecido como capim-limão ou capim cidreira, é uma planta amplamente conhecida por suas propriedades medicinais. As folhas lembram mato ou capim, mas não devem se tratadas como tal. Nelas encontramos diversas substâncias benéficas, que pode auxiliar no tratamento de vários problemas. A erva atua como um calmante natural, amenizando os sintomas da insônia, nervosismo e ansiedade. Ela também possui função espamolítica, sendo indicada para o tratamento das cólicas. Além disso, é analgésica, aliviando dores e febre. Leia mais:http://natural.enternauta.com.br/…/beneficios-do-capim-san…/

by Francisco on terça-feira, 20 de outubro de 2015


"Tá tudo bem!" mesmo. Admiro-lhe a divina habilidade do seu Ladoludens . É de se alegrar com sua arte de criar. Com meu reconhecimento, meu abraço

by Francisco


Meu querido Dr. Lucas Andrade, Admiro-lhe a preocupação profissional de "mais médicos" geriatras competentes e dedicados como você. Orgulho do seu clã. Parabéns., com nosso abraço e bençãos divinas.

by Francisco



Para quem gosta de poesia, perfeita como esta. Faz bem compartilhar.













Poetas
Teares tamanhos
Amores, amáveis, estranhos!
#
Palavras e rimas
Rumores de altares
Versos, reversos e dores
Antanhos caminhos e sinas
Meninas, amores e mares!
#
Afetos, amigos e amores
Seus trajes, tons e grafites
Estalactites no seio da terra
A guerra em rimas de horrores
Tremores nos corações de Palmares!
#
Flores nos desertos quasares
Sonhos, silêncio e luares
Estrelas, firmamento e bares
Saudades, mulheres e versos
O terço dos seus rezares!
#
Ademário da Silva
20/outubro/2014.

by Francisco on domingo, 18 de outubro de 2015



Eis mais tres frutos - melancias - do meu jardim pomar. É o poder da mãe terra que nos alimenta. Nisso eu creio que a inexistência de Deus é impossível. Aqui, confirmo mais uma vez "Deus ou Natureza". Convido meus amigos e amigas a nos deliciarmos com estas dádivas divinas.

by Francisco on quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Senti-me bem ter sido convidado especial para essa entrevista no meu espaço de convívio com os idosos, profissionais de saúde: geriatras, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, neuropsícóloga, cuidadoras e outros profissionais de apoio. Aguardando o vídeo. Meus agradecimentos ao Marcolino Joe, Luan, Shirley Vidal e outros amigos que me deixaram feliz com seus comentários. Esta não foi a minha melhor foto, cineastra Marcolino.KKKKKKKKKKKKKKKK

Conheci "Seu Chico" ontem. Ele foi um dos meus entrevistados pro filme institucional que estou dirigindo para a Espaço Ativo - Geriatria Integrada. Doutor em Filosofia, debruçou o dorso sobre Rosseau e lecionou por décadas. Hoje em dia tem alguma dificuldade em lembrar o que fez ontem, mas as memórias mais antigas estão todas lá e ele faz questão de não guardá-las. Mantém um site e escreve aqui no feice. Antes do "pra valer" ficamos tricotando e ele me perguntou se eu era psicólogo por deixa-lo tão à vontade. Gargalhei. Rapidamente descobrimos algo em comum: a paixão pelos livros e ensinamentos de Rubem Alves. Logo lhe contei que Roger (o irmão que escolhi) fez filosofia também, que gostava de Nietzsche caixa de fósforo, espoleta. Possivelmente o dia não seria suficiente para dar conta de tanta filosofia. Em seguida, nossa entrevista virou aula.

- "O tempo é irreversível, como dizia Rubem Alves. Mas, se eu tivesse que reviver esse tempo, eu o faria de novo. Do mesmo jeito. Eu costumo dizer: só por hoje. O amanhã tá ali quietinho. Não fique ansioso, ele vai chegar. A questão é: quem será você quando o amanhã chegar."
Seu Chico manda bem demais.
Foto: Luan Allen
Agência: Comunicação VIP

by Francisco



Que emocionante mensagem essa: "Costurar" a vida. Li alhures um outro recado que abriu as janelas de meu cérebro: Ando no traçado - "costurar"? -, do tempo à procura de mim mesmo. Até hoje não sei quem sou, mas sou um caminhante e não um conformista. Mas, para tanto, filósofo, busquei a sabedoria: Indaguei, questionei. Encontrei caminhos de sucesso na vida.

VT NINHO BEIJA-FLOR

by Francisco




Beija-Flor inteligente e amada pelo povo.

by Francisco



Ao acordar, bem cedo, tenho um hábito de afirmar: Estou vivo. Só por hoje. Atento, sinto-me feliz ler e meditar "A Magia" de Rhonda Byrne. Ela cita J.B. Priestley (1894 - 1984) escritor e dramaturgo, p. 113:
"Sempre me senti maravilhado diante da perspectiva de um novo dia, de uma nova chance, de um recomeço, com talvez um pouco de magia à minha espera em algum lugar, escondida atrás da manhã".



by Francisco on quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Neo-Sacerdote, entusiasmado pronunciei meu primeiro sermão em Coremas/PB, onde nasci. Acredito que minhas palavras ecoaram nos corações dos meus conterrâneos. Por isso, me aplaudiram.

by Francisco

 Foi minha artista Tânia Andrade que produziu essa mini- estantes com mini-livros, minifotos, mini bíblia e porta-lápis que me deu de presente. Adorei essas estatuetas, feitas por Alice Gomes: um padre e um filósofo.


by Francisco

Boa noite, estimados internautas. Ao fazer meu Doutorado em Lógica e Filosofia da Cíência, na UNICAMP, tive o privilégio de ser aluno de Rubem Alves,hoje falecido. Pedagogo, poeta e filósofo. Autor de vastíssima obra. Em "As cores do crepúsculo. A estética do envelhecer" - nove das quais -, ele escreve:
[...] Para ficar sábio é preciso ser discípulo da morte [...] E o crepúsculo é a beleza. Está dita nos versos de Wordsworth:"As nuvens que se ajuntam ao redor do sol, que se pôe/ ganham suas cores solenes/ de olhos que têm atentamente montado guarda sobre a mortalidade humana"..

by Francisco


Conheci "Seu Chico" ontem. Ele foi um dos meus entrevistados pro filme institucional que estou dirigindo para a Espaço Ativo - Geriatria Integrada. Doutor em Filosofia, debruçou o dorso sobre Rosseau e lecionou por décadas. Hoje em dia tem alguma dificuldade em lembrar o que fez ontem, mas as memórias mais antigas estão todas lá e ele faz questão de não guardá-las. Mantém um site e escreve aqui no feice. Antes do "pra valer" ficamos tricotando e ele me perguntou se eu era psicólogo por deixa-lo tão à vontade. Gargalhei. Rapidamente descobrimos algo em comum: a paixão pelos livros e ensinamentos de Rubem Alves. Logo lhe contei que Roger (o irmão que escolhi) fez filosofia também, que gostava de Nietzsche caixa de fósforo, espoleta. Possivelmente o dia não seria suficiente para dar conta de tanta filosofia. Em seguida, nossa entrevista virou aula.
- "O tempo é irreversível, como dizia Rubem Alves. Mas, se eu tivesse que reviver esse tempo, eu o faria de novo. Do mesmo jeito. Eu costumo dizer: só por hoje. O amanhã tá ali quietinho. Não fique ansioso, ele vai chegar. A questão é: quem será você quando o amanhã chegar."
Seu Chico manda bem demais.
Foto: Luan Allen
Agência: Comunicação VIP

Senti-me bem ter sido convidado especial para essa entrevista no meu espaço de convívio com os idosos, profissionais de saúde: geriatras, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, neuropsícóloga, cuidadoras e outros profissionais de apoio. Aguardando o vídeo. Meus agradecimentos ao Marcolino Joe, Luan, Shirley Vidal e outros amigos que me deixaram feliz com seus comentários. Esta não foi a minha melhor foto, cineastra Marcolino.KKKKKKKKKKKKKKKK

by Francisco

É maravilhoso olhar estas crianças com os dons da música e da dança.Lucas Andrade,e Tiago Gomes de Andrade, favor mostrem aos meus netos, Sofia e Pedro Luiz.
https://www.facebook.com/sitecifras/videos/1082724465101249/?pnref=story

by Francisco

Emocionante ,realejo se tornando vida nos lábios e no coração desta idosa, através destes sons musicais.
https://www.facebook.com/maringaalertaoficial/videos/809389439116986/?pnref=story

by Francisco

Para quem se interessar possa.Bom proveito <https://www.youtube.com/watch?v=U51jRqgWFYc:

Café Filosófico com o psicanalista Jorge Forbes - 12 de agosto de 2012: Velhice para que te quero?
YOUTUBE.COM

Só por Hoje

by Francisco

"O ontem" já passou. Amanhã é futuro, não sei o que pode fazer história. Meu presente de hoje é a alegria de ter vivido bem: li o primeiro capítulo do livro : "A Linguagem do Corpo", até de outras emoções que me animaram. Sou-me grato e feliz com os meus mais próximos.

by Francisco



Oxalá,, que esta decisão seja prá valer. Cadeias para empresários compradores de políticos corruptos. Que os os políticos sigam o exemplo de Lula e Dilma <http://www.jb.com.br/…/oab-e-movimentos-sociais-no-para-p…/…>.(Francisco Andrade)

by Francisco


Francisco Antônio de Andrade Filho.

É Deus sem religião, da vida como um todo. Faz me lembrar o pensamento de Halph Emerson:
Deus oferece a todas as mentes uma opção entre a verdade e o repouso. Pegue o que você preferir...você nunca pode ter ambas http://www.cafecomdeus.com.br/

Idoso, reconheço bons resultados saudáveis, graças ao trabalho dos profissionais do Espaço Ativo - Geriatria Integrada de médicos geriatras, terapeuta ocupacional, psicólogos, neuropsicólogos entre outros sempre presentes nessa instituição.

Olhar para o Universo, levaria você a ver Deus?

by Francisco


Francisco Antônio  de Andrade Filho,


É impossível a inexistência de Deus.Segundo Baruch de Espinosa:"Deus ou Natureza". Deus não tem dogmas como as religiões institucionalizadas.É bem diferente de religiosidade: ver Deus neste universo maravilhoso.




Nesse sábado e domingo, li e meditei o livro a baixo exposto, de autoria de Augusto Cury. Deparei-me com o décimo sexto segredo da oração do Pai - Nosso, p. 125:
"Deus se angustia e sofre por cada ser humano mutilado, perseguido, injustiçado, vítima de violência ao longo da história da humanidade. Se não sofresse, poderia ser um criador, um arquiteto da existência, mas não seria Pai".

O Código da Inteligência

by Francisco on quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Aos 77 anos, com a leitura a pesquisa de alguns livros do escritor psiquiatra Augusto Cury, despertaram em mim um forte interesse de conhecer o funcionamento da mente humana. Dos 24 milhões de Livros vendidos, dos quais comprei cinco. Hoje comecei a ler "O código da inteligência/Augusto Cury; Rio de Janeiro:Sextante, 2015. Ao abrir-lo, senti-me a beleza da apresentação que as características saudáveis da Mente do ser humano:
"Decifrar os códigos da inteligência nos faz entender
Que não somos deuses, mas seres humanos imperfeitos.
Decifrar os códigos do Eu como gestor do intelecto,
Da resiliência, do carisma, do altruísmo,
Da autocrítica, do debate das idéias, da intuição criativa,
Não é um dever, mas um direito de cada ser humano
Que busca ter uma mente brilhante e procura
A excelência emocional, social e profissional.
É um privilégio daqueles que compreendem que
Quando a sociedade nos abandona, a solidão é suportável.
Quando nós mesmos nos abandonamos, ela é intolerável".

by Francisco on terça-feira, 23 de junho de 2015

budismo

7 frases budistas que vão mudar a sua vida


Muitos de nós costumamos nos referir ao budismo mais como uma filosofia de vida do que como uma religião. O budismo é uma das religiões mais antigas que existem, e ainda é praticada por cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Qual é o segredo desta filosofia?


A simplicidade de como são transmitidas mensagens cheias de sabedoria, que permitem realmente melhorar nossa qualidade de vida, é o que faz com que essa filosofia ou religião perdure ao longo do tempo e continue ganhando seguidores.
Para entendê-la e abraçar seu verdadeiro significado, não precisamos nos tornar seguidores da religião. Somente precisamos abrir nosso coração e nossa mente, mantendo sempre a esperança.
Hoje apresentamos a vocês as melhores frases budistas que vão mudar a sua vida:
– A dor é inevitável, o sofrimento é opcional. Levando em consideração que as pessoas só podem nos machucar se souberem ao que damos importância, evitar o sofrimento inútil pode consistir, simplesmente, em dar um passo para trás, em se desligar emocionalmente e ver as coisas sob outra perspectiva.
Isso requer prática e tempo, mas vale a pena carregar consigo este grande aprendizado. Como guia, outra frase budista nos dá uma pista de como começar: “Tudo o que somos é resultado do que pensamos; está baseado em nossos pensamentos e está feito deles”.
– Alegre-se porque todo lugar é aqui e todo momento é agora. Costumamos pensar apenas no passado ou estar excessivamente preocupados com o futuro. Isso nos impede de viver o momento e faz com que nossas vidas passem sem que tenhamos consciência disso. O budismo nos mostra o aqui e o agora. Portanto, devemos aprender a estar plenamente presentes e desfrutar cada momento como se fosse o último.
– Cuide de seu exterior tanto quanto cuida de seu interior, pois tudo é um só. Para encontrar um verdadeiro estado de bem estar, é imprescindível que a mente e o corpo estejam em equilíbrio. Não nos concentrar muito no aspecto físico e, reciprocamente, no aspecto interior, nos ajudará a nos sentir mais plenos e conscientes do aqui e do agora, facilitando, assim, uma plenitude emocional mais valiosa.
– Vale mais a pena usar chinelos do que cobrir o mundo com tapetes. Para encontrar nossa paz interior, precisamos ser conscientes dos nossos potenciais pessoais e aprender a dosá-los, assim como nossos recursos. Desta forma, viveremos um verdadeiro crescimento e evolução.
– Não machuque os outros com o que te causa dor. Essa frase é uma das máximas do budismo, e nos permite eliminar quase todas as leis e mandamentos morais atuais em nossa sociedade. Tendo um significado parecido com o da frase “não faça com os demais o que não gostaria que fizessem com você”, esta quinta reflexão vai muito além, já que consiste em um profundo conhecimento de nós mesmos e numa grande empatia para e com os demais.
– Não é mais rico aquele que mais tem, senão aquele que menos necessita. Nosso desejo de ter sempre mais, tanto no plano material, como no emocional, é a principal fonte de todas as nossas preocupações e desesperanças. A máxima do budismo se baseia em aprender a viver com pouco e aceitar tudo aquilo que a vida nos dá no momento. Isso nos proporcionará uma vida mais equilibrada, reduzindo o estresse e muitas tensões internas.
O fato de desejar mais coisas a todo o tempo indica somente falta de segurança, e mostra que nos sentimos sós e que precisamos preencher estes vazios. Sentirmo-nos a vontade com nós mesmos nos permite deixar para trás a necessidade de não ter que demonstrar nada.
– Para entender tudo, é preciso esquecer tudo. Estamos, desde pequenos, imersos numa contínua aprendizagem. Na infância, nosso mapa mental ainda não está desenhado, o que nos faz sermos abertos a “tudo” e à capacidade de entender qualquer coisa, pois não sabemos julgar.
Mas a medida em que crescemos, nossa mente se enche de restrições e normas sociais que nos dizem como devemos ser, como devem ser as coisas, e como devemos nos comportar, inclusive o que devemos pensar. Nos tornamos inconscientes de nós mesmos, então nos perdemos.
Para mudar e ver as coisas sob uma perspectiva mais saudável para nós, precisamos aprender a nos desligar das crenças, dos hábitos e das ideias que não provêm do nosso coração. Para isso, esta frase budista servirá para começar o processo: “No céu não há distinção entre leste e oeste, são as pessoas quem criam essas distinções em sua mente e então acreditam ser a verdade”.