ESPAÇO ATIVO: Envelhecimento Saudável.
Francisco Antônio de Andrade Filho.
Esse mundo da informática e da comunicação está criando um ambiente mental, afetivo e comportamental bem diferente que as gerações passadas: estreitando relacionamento entre pessoas, povos e culturas, fontes de esperanças para a humanidade. Afetam, sobretudo, a vida do cidadão – a educação em todos os níveis: massificação de uma cultura superficial, violenta, sem ética e imposta pela “mídia”, um novo tempo de perversidade –, a do desrespeito à vida e aos direitos humanos.
Nesse ambiente saudável <www.espaçoativo.med.br>, reconhecemos o trabalho multidisciplinar, de excelentes profissionais: Médicos/Geriatras, Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional, neuropsicológica, nutrição clínica, Centro-Dia, entre outros. Aqui, resultados psicossomáticos. Envelhecimento saudável. Qualidade de vida.
Nesta Instituição, sentimo-nos em casa. O corpo das idosas e idos falam de suas virtudes - na escrita Rhonda Byrne: "Cuidar de si não significa certa aparência física ou moral, correr atrás do dinheiro, posses, poder, títulos, prestígio, reconhecimento, amor, etc. Significa que temos de desenvolver nossa capacidade de sentir nossas próprias emoções e as dos outros, pensar de modo justo e perceber a beleza do mundo".
Estimadas colegas idosas, ofereço-lhes este bilhete de "psique social". Eu quero seguir os sinais da Natureza. Sinto-me bem conviver com vocês, lindas idosas. Li alhures: "Aprenda a dobrar-se com o vento, conservando a coragem e a força para não se quebrar. Mas preserve sua dignidade e aprenda a ajudar aqueles que não são tão fortes quanto você".
Para vocês, amigos e honestos homens - bem mais saudáveis nesta casa -, escolhi este pensamento de Dalai-Lama: "A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior da riqueza".
E para nossos parentes e familiares, envio este bilhete de amizade,escrito por Albert Einstein:: "A vida é como jogar uma bola na parede. Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;, se for jogada uma boa azul, voltará azul; se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; se a bola for jogada com força: Por isso, nunca jogue na vida, de forma que não esteja pronto para recebê-la. A vida não dá, nem empresta; não se comove, nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos".
Parabéns para os criadores deste ambiente agradável, do Espaço Ativo. Aracaju/SE, 19/11/2015.
Francisco Antônio de Andrade Filho
A sobrevivência depois da morte é um problema tão antigo, quanto a própria história do homem. Foi uma preocupação constante do homem de todos os tempos. De hoje, também.Amanhã ainda não existe.
Os mitólogos explicaram-na numa linguagem fantasiosa e que foge ao espírito científico do homem atual. Os teólogos, numa dimensão fé, encontraram na Bíblia os mais sagrados e seguros argumentos a favor da imortalidade.
Seja como for, a verdade é que o ser vivo nasce para a vida despontando para a morte. Morte e vida representam duas faces da mesma realidade do ser-no-mundo. Só o homem tem consciência de ser-para-a-morte, desse inevitável túmulo que lhe aguarda...sufocante, solitário, silencioso, escuro e úmido. Essa solidão do túmulo é uma tragédia para o ser humano que tem dentro de si mesmo uma ânsia incontida de se perpetuar, de esperançar no tempo, uma sede irresistível de não morrer. Eu me comporto, assim. E vocês, prediletos leitores do FACE & Blog.?
Mas, a morte tem sentido para a vida. Não há vida sem morte; nem morte sem vida. A vida continua depois da morte - suas energias permanecem no Planeta. Será? A morte é um acontecimento necessário para dar ao Eu pessoal a possibilidade de um pleno desabrochar. A semelhança da semente que para poder germinar a sua vida e suas potencialidades precisa morrer e por isso se volta para a Terra desejando a morte. O homem para plenificação do seu ser, precisa morrer. É condição viver a plenitude de seu ser.
E a vida continua...não termina com a morte. Que esta, no entanto, seja para o homem e a mulher - toda geração -, não uma pesada porta que se fecha sobre si mesmos, mas uma leve cortina que se abre para a eternidade. E quando fatalmente vier, que nos encontremos em comunhão conosco mesmo e vivendo na justiça, no amor e na paz....e sobreviverá depois da morte.
Um bom Dia dos Finados e dos Vivos, aqui, "só por hoje". Amanhá é inexistente. Aproveitem mais o conteúdo das minhas palavras escritas acima, com este vídeo abaixo.
Sintonia Ambiental - A aroeira - uma árvore nativa do Brasil.wmv
by Francisco on domingo, 25 de outubro de 2015
SÓ O HOMEM É CAPAZ DE PROGRESSO. SERÁ?
Francisco Antônio de Andrade Filho
Existem muitos seres na natureza. Há os sem vidas: não nascem, nem crescem, nem se reproduzem ou morrem. Pertencem ao reino animal. Vemos também outros seres que nascem, se desenvolvem, reproduzem e morrem; mas não têm movimento, nem vida de relação, nem sensibilidade. São seres do reino vegetal. Encontramos ainda os animais irracionais que não só têm vida vegetativa mas também movimentos ativos, sentidos, instintos.
Dentro do reino animal, acima dos irracionais, está o homem: só o homem progride, se relaciona, tem consciência de sí mesmo, porque é racional. Aí está a característica mais marcante da superioridade humana sobre os animais: capacidade que tem o homem de progredir. As coisas, como também as plantas e os animais não fazem história no sentido próprio da palavra. A única coisa que pode fazer é reagir aos estímulos do seu ambiente e mudar-se, segundo as leis da natureza. Os animais têm que seguir, inevitavelmente, aquilo que os instintos lhes mandam. Eles não possuem liberdade. As coisas não possuem razão. Não podem raciocinar, pensar. É assim que as abelhas continuam fazendo seus favos, como sempre fizeram, desde que o mundo é mundo.
Entretanto, a viva do homem é bem diferente. Ele participa da vida vegetativa e da vida sensitiva; porém, transcende-a. Existe como os minerais, cresce como as plantas, sente como os animais; todavia, e acima deles, se movimenta no mundo das ideias, com as quais desvia o curso dos rios, represa as águas, para captar-lhes a força, pousa na lua. Só o homem pode progredir. Isto, porque ele possui inteligência para pensar, elaborar ideias, para conhecer o porquê das coisas, buscar e encontrar a verdade. Possui também a vontade, a faculdade de determinar-se, de querer, de dominar as leis da natureza.
Desta superioridade do homem sobre todos os outros seres da natureza, podemos tirar uma conclusão prática para cada um de nós; a vida do homem não é uma realidade já pronta, mas sim uma verdadeira história com possibilidades imprevisíveis e variadas. Viver pessoalmente não é um livro já pronto, mas um livro que deve ser escrito ainda. Cada um tem a tarefa especial de escrever o romance de sua vida. O romance de um gato vale praticamente para todos os gatos. Para o homem, o caso é diferente. Ele é um ser que pensa, que reflete, que procura um sentido para sua vida, e com sua liberdade, pode ir para um lado como para o outro. A história do homem é um contínuo progresso. Só ele progride. SERÁ?

#
Palavras e rimas
Rumores de altares
Versos, reversos e dores
Antanhos caminhos e sinas
Meninas, amores e mares!
#
Afetos, amigos e amores
Seus trajes, tons e grafites
Estalactites no seio da terra
A guerra em rimas de horrores
Tremores nos corações de Palmares!
#
Flores nos desertos quasares
Sonhos, silêncio e luares
Estrelas, firmamento e bares
Saudades, mulheres e versos
O terço dos seus rezares!
#
Ademário da Silva
20/outubro/2014.
Senti-me bem ter sido convidado especial para essa entrevista no meu espaço de convívio com os idosos, profissionais de saúde: geriatras, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, neuropsícóloga, cuidadoras e outros profissionais de apoio. Aguardando o vídeo. Meus agradecimentos ao Marcolino Joe, Luan, Shirley Vidal e outros amigos que me deixaram feliz com seus comentários. Esta não foi a minha melhor foto, cineastra Marcolino.KKKKKKKKKKKKKKKK
Beija-Flor inteligente e amada pelo povo.
Neo-Sacerdote, entusiasmado pronunciei meu primeiro sermão em Coremas/PB, onde nasci. Acredito que minhas palavras ecoaram nos corações dos meus conterrâneos. Por isso, me aplaudiram.
Foi minha artista Tânia Andrade que produziu essa mini- estantes com mini-livros, minifotos, mini bíblia e porta-lápis que me deu de presente. Adorei essas estatuetas, feitas por Alice Gomes: um padre e um filósofo.
https://www.facebook.com/maringaalertaoficial/videos/809389439116986/?pnref=story
"O ontem" já passou. Amanhã é futuro, não sei o que pode fazer história. Meu presente de hoje é a alegria de ter vivido bem: li o primeiro capítulo do livro : "A Linguagem do Corpo", até de outras emoções que me animaram. Sou-me grato e feliz com os meus mais próximos.
Oxalá,, que esta decisão seja prá valer. Cadeias para empresários compradores de políticos corruptos. Que os os políticos sigam o exemplo de Lula e Dilma <http://www.jb.com.br/…/oab-e-movimentos-sociais-no-para-p…/…>.(Francisco Andrade)
Francisco Antônio de Andrade Filho.
É Deus sem religião, da vida como um todo. Faz me lembrar o pensamento de Halph Emerson:
Deus oferece a todas as mentes uma opção entre a verdade e o repouso. Pegue o que você preferir...você nunca pode ter ambas http://www.cafecomdeus.com.br/
Idoso, reconheço bons resultados saudáveis, graças ao trabalho dos profissionais do Espaço Ativo - Geriatria Integrada de médicos geriatras, terapeuta ocupacional, psicólogos, neuropsicólogos entre outros sempre presentes nessa instituição.
Francisco Antônio de Andrade Filho,
É impossível a inexistência de Deus.Segundo Baruch de Espinosa:"Deus ou Natureza". Deus não tem dogmas como as religiões institucionalizadas.É bem diferente de religiosidade: ver Deus neste universo maravilhoso.

Que não somos deuses, mas seres humanos imperfeitos.
Decifrar os códigos do Eu como gestor do intelecto,
Da resiliência, do carisma, do altruísmo,
Da autocrítica, do debate das idéias, da intuição criativa,
Não é um dever, mas um direito de cada ser humano
Que busca ter uma mente brilhante e procura
A excelência emocional, social e profissional.
É um privilégio daqueles que compreendem que
Quando a sociedade nos abandona, a solidão é suportável.
Quando nós mesmos nos abandonamos, ela é intolerável".