Destaques de Leitura - Ana Valéria Lessa; William P. Young; Lya Luft.

by Francisco on domingo, 17 de fevereiro de 2013


Por Francisco Antônio de Andrade Filho.

A equipe deste sítio, em suas diversas trilhas de estudos e pesquisas, seguem em frente com a realização de suas metas e objetivos. Bem -vindos à leitura e ao diálogo com os pensadores aqui cuidadosamente escolhidos. Bom proveito.

Estou lendo o livro Um Cérebro Para a Vida Inteira. Idoso, despertei o interesse de estudar e pesquisar o o que sou. Parte do encéfalo, o cérebro é um órgão enigmático, conforme o prefaciador.
"Nós somos o nosso cérebro! Podemos transplantar o coração, os rins, o fígado, os pulmões, e isso não causa grandes problemas existenciais. Mas substituir o cérebro é algo inimaginável! As lembranças da infância, a paixão pelo samba, o domínio da língua inglesa, a ligação emocional com a família, tudo isso reside na rede entrelaçada de células desse órgão. [...]
Por fim, levar uma vida física, intelectual e socialmente ativa já ajuda a preservar esse capital. Os jogos e os exercícios de memória, lógica e linguagem que você também encontrará neste livro foram feitos para estimular a atividade cerebral. Mas sobretudo, e porque temos a oportunidade de aprender e de amar em qualquer idade, aproveite a vida! Cuide bem do seu cérebro, e ele o recompensará."(Laurent Cohen).

Ao navegar na Internet com um dos meus blogs favoritos, descobri novas áreas de conhecimento, de caráter filosófico, cultural e social. Por que Acrópole?
"Na Grécia Antiga, Acrópole significava a parte mais elevada da cidade, onde se estabelecia o contato entre o visível e o invisível. Trata-se de um um lugar simbólico para nossa imaginação, que sugere ascender para o mais elevado de nós mesmos.[...].
Consideramos que o mundo atual necessita de novas acrópoles, feitas não de pedras, mas de seres humanos, erguidas no coração de nossas cidades, para crescer interiormente e recuperar os laços profundos que nos unem com os demais e com a Natureza".

Recado de um poema no livro de Lya Luft. Nos instantes sombrios, descobre-se o valor do silêncio. Da arte de escutar. É a Canção da voz em mim.
"O poema abre suas câmaras de sombra: é o tempo secreto. Vai brotar agora mesmo a palavra exata, A chave da minha ideia, a moldura da minha alma desencontrada. Não sei a forma das minhas palavras nem o ritmo dos sons, mas o que tenho a dizer quer nascer de mim e se retorce [....]Mas o poema insiste a estranha sedução da minha infância"(Lya Luft).

Em contraposição às instituições religiosas conservadoras e de mercado, nascem novas espiritualidades de mais valia em benefício dos seres humanos na busca do Transcendente. Do Infinito, aqui. Bom Proveito com as citações do autor deste livro.
"Espero que este livro incentive você a ter conversas sinceras sobre a vida, Deus e o amor. E que consiga curar sua alma."(Maya Angelou)." Eu desejo, como qualquer ser humano, sentir-me em casa onde quer que eu esteja."(William Cooper). "Um dia você será velho para voltar a ler contos de fada" (C.S.Lewis).

Leia Mais estas excelentes obras. Proteja seu capital cerebral. Filosofia é uma descoberta cotidianamente. Busque o Infinito na finitude da vida. Tire proveito nos seus instantes sombrios.
Um Cérebro para a vida inteira. [tradução Ana Valéria Lessa... et al. - Rio de Janeiro: Reader´s Digest, 2010.
Young, William P., 1955. A travessia/ [tradução de Fabiano Morais]. São Paulo: Arqueiro, 2012.
Luft, Lya. - São Paulo: Mandarim, 1997.

Comente