Falar e escrever bem [Destaques de Leitura]

by Francisco on quinta-feira, 31 de maio de 2012

por Francisco Antônio de Andrade Filho





O Presidente Getúlio Vargas, qual bambu se curvou; mas não se quebrou diante dos políticos sujos. Em sua Carta-Testamento, de 24 de agosto de 1954 – com livre arbítrio -, sacrificou sua vida. A vida é assim mesmo. Ela apronta seu desfecho. Falou e escreveu bem:

 “Mas, esse povo e quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue terá o preço do meu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminhão da eternidade e saio da vida para entrar na História” (Getúlio Vargas).



Político virtuoso - justo, calmo, valente, paciente -, líder político mundial, Luís Inácio Lula da Silva é sábio. A Soberania Popular garantiu-lhe o sucesso da riqueza social da Democracia no Brasil. Viva Lula. Poder político com ética. Viva nossa Pátria, livre da subserviência de outras nações deste planeta. Bato palmas para  Soberania Popular no Brasil, garantia de um governo democrático. Em sua carta ao Povo Brasileiro, de 22 de junho de 2002, falou e escreveu bem:

 “Celebro hoje aqueles que, nos momentos difíceis do passado, quando a nossa causa de um país justo e solidário, não caíram na tentação da indiferença, não cederam ao egoísmo e ao individualismo exacerbado. Todos aqueles que conservaram intacta a sua capacidade de indignar-se perante o sofrimento alheio. Souberam resistir, mantendo acesa a chama da solidariedade social. Todos aqueles que não desertaram do nosso sonho, que às vezes sozinhos nas praças deste imenso Brasil ergueram bem alto a bandeira estrelada da esperança” (Luís Inácio Lula da Silva).



Em seu discurso de posse, emocionada, Dilma falou do combate à miséria; e está acontecendo, hoje com os programas do PAC, Bolsa Família, entre outras metas:

“Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, enquanto houver famílias morando nas ruas, enquanto crianças pobres estiverem abandonadas à própria sorte. A erradicação da miséria nos próximos anos é uma meta que assumo, mas para qual peço humildemente o apoio de todos que possam ajudar o país a superar esse abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida. [...]”



Em vários momentos desse mesmo discurso de posse, Dilma sentiu-se bem e vitoriosa, quando a multidão vibrou, uníssona, com a verdade de que Democracia não é parte política. Os partidos representam o povo. Mas a Democracia é um todo. É Soberania Popular. É a voz e a vez do povo. Com a virtude da coragem, fala e age assim:

 Estendo minha mão a eles. A partir da minha posse serei presidenta de todos os brasileiros e brasileiras, respeitando as diferenças de opinião, de crença e de orientação política [...]”



As lágrimas vieram quando ela falou de Lula:

 “Ter a honra de seu apoio, ter privilégio de sua convivência, ter aprendido com sua imensa sabedoria são coisas que se guarda para a vida toda” (Dilma Rousseff.).

Da mãe Tânia para mãe Jô

by Francisco on sábado, 12 de maio de 2012

por Tânia Andrade





Jovem, bonita e talentosa

Olhos vivos e brilhantes

Sabe amar incondicionalmente

É uma pessoa amorosa

Linda de corpo e alma

Iluminada e simples

Alegre, animada e feliz





Mãe Tânia: Uma Homenagem dos Três Amores

by Francisco

por Francisco Antônio de Andrade Filho



Em homenagem a Tânia Maria Gomes de Andrade, mãe de três filhos, amores de sua vida, prestigiam o Dia das Mães com bilhetes de amizade para sua genitora. Reconhecem nela a arte de escutar. Com corações alegres, cantam a riqueza de suas emoções durante todos os dias de sua vida. Sentiram-se bem ouvir e seguir suas sábias condutas nas trilhas da vida. Nelas, mãe e seus três filhos sempre se encontraram. Parabéns, Tânia. Você merece.



Menina do olhar enigmático, jovem decidida, esposa nota 1000, espírito vivo, delicado e firme. Essa é a minha mãe, tão dedicada a seus filhos, meu exemplo de gente!
Um beijo bem grande! Todo dia é seu dia!
Saudades!

Lucas Gomes de Andrade



Sabemos que o pensamento-sentimento não limita-se dentro da cabeça, não se restringe às percepções do momento de interação física entre as pessoas... vão além das fronteiras... por isto vivem juntos, mãe e filho, eternamente, quando o cuidado é compartilhado! Um beijo carinhoso de Pedrinho e família!!

Tiago Gomes de Andrade



Minha mãe

Flor amiga, peste querida,
Criatura diferente, de alma reluzente,
Sorria e mostre do que é capaz.

Mateus Gomes de Andrade


Fonte imagem: Jeremy Atkinson

13 de Maio de 2012, Dia das Mães

by Francisco on domingo, 6 de maio de 2012

por Francisco Antônio de Andrade Filho

ladoludens


Próximo 13 de maio de 2012, dia das mães. Elas merecem uma homenagem especial, cada qual a seu modo. Visitei a loja virtual Ladoludens. Alegres, crianças e adolescentes olhavam e compravam brinquedos para suas mães e avós. Filhos, filhas e netos dialogavam com os adultos para brincarem com elas neste lindo dia. Ouvi os clientes elogiarem o casal empresário, designers Mateus e Alessandra, artistas de fazer brinquedos aqui expostos. 

Olhei para o Abano Orelha. Ao seu lado, vi este bilhete:

“Albano é um bichinho simpático que vive nas copas das árvores e se esconde em meio à vegetação seca. Apesar de acostumado ao clima árido, se adapta bem em qualquer ambiente. Suas 'orelhinhas' lhe permitem ouvir o menor ruído e conferem maior autonomia de vôo quando pula de galho em galho. Ele é meio arisco com desconhecidos, mas muito carinhoso com quem aprende a confiar. Adora comer frutinhas silvestres, especialmente quando oferecidas na mão de pessoas amigas da natureza e que cuidam dele.”

Enquanto alegre com Abano Orelha, observei a felicidade de crianças, adolescentes, homens e mulheres de todas as idades com o mesmo boneco e outros brinquedos: Moniere, Bartozito, Lila Pupila, Bartolomeo. Em homenagem às suas mães, esses brinquedos eram acompanhados com bilhetes de amor, a exemplo destes:

Querida Mãe: “Cuidar de si não significa de modo algum perseguir uma certa aparência física ou moral, correr atrás de dinheiro, posses, poder, títulos, prestígio, reconhecimento, amor, etc. Significa que temos de desenvolver nossa capacidade de sentir nossas próprias emoções e as dos outros, pensar de modo justo e perceber a beleza do mundo”. (Rhonda Byrne)

Estimada Mãe: Eu quero seguir os sinais da Natureza. “Aprenda a dobrar-se com o vento, conservando a coragem e a força para não se quebrar. Mas preserve sua dignidade e aprenda a ajudar aqueles que não são tão fortes quanto você”. (Václav Havel).

Mãe: “A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior das riquezas”. (Dalai-Lama)

Mãe, receba este bilhete de amizade: “A vida é como jogar uma bola na parede. Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; se for jogada uma bola azul, ela voltará azul; se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; se a bola for jogada com força, ela voltará com força: Por isso, nunca jogue uma bola na vida, de forma que não esteja pronto para recebê-la. A vida não dá, nem empresta; não se comove, nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos”. (Albert Einstein)

“A meditação nada tem a ver com tempo e espaço. Ela tem algo a ver com você, com seu espaço interior. Assim, sempre que você estiver livre da rotina diária, relaxe e permita que ela aconteça. Ela pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer tempo, porque ela não é temporal nem espacial”. (Osho)

“A meditação: não o ‘misticismo’, nem experiências extraordinárias, apenas um exercício de atenção, muito simples, gratuito, acessível a todos. Somente uma coisa: a atenção se dirige para o interior”. (Pierre Levy)

“É através da arte de escutar que seu espírito enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar permite alcançar sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isto lhe custe vida.” (Dalai Lama)

“Afirmar que a vida tem sentido é propor a fantástica hipótese de que o universo vibra com nossos sentimentos, sofre a dor dos torturados, chora a lágrima dos abandonados, sorri com as crianças que brincam. Tudo está ligado. Convicção de que, por detrás das coisas visíveis, há um rosto invisível que sorri, presença amiga, braços que abraçam, como na famosa tela de Salvador Dali. E é essa crença que explica os sacrifícios que se oferecem nos altares e as preces que se balbuciam na solidão”. (Rubem Alves)

Cante a riqueza de suas emoções durante toda sua existência.

“Neste exato momento, você pode começar a se sentir saudável, a se sentir próspero, a sentir o amor que o cerca, mesmo que ele não esteja lá. E então o universo corresponderá à natureza desse sentimento no seu âmago e se manifestará, porque é assim que você se sente”. (Michael Bernard Beckwith)

“Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda”. (Isaías 58.8)

“Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustenta com a sua mão” (Salmos 37.24)

“O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate”. (Provérbios de Salomão, cap. 15, verso 13)

“O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos”. (Prov. 14:30)

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios”. (Salmos 103.2)

Vibre com as belezas de seus sentimentos.

“Descendo ao fundo do poço é que a gente recupera os tesouros da vida. É onde se tropeça que se acha o seu tesouro. A mesma caverna em que a gente tem medo de entrar acaba sendo a fonte do que estava procurando” (Joseph Campbell)

“Fique onde você puder ficar. Dê o melhor de si na atividade à mão, e a oportunidade começará a procurá-lo. Chama-se ‘uma coisa leva a outra’” (Andrew Matthews).

“Sempre acontece aquilo em que a gente acredita; e a crença numa coisa faz com que ela aconteça” (Frank Lloyd Wright).

“A vida é engraçada. Se você se recusa a aceitar o que não seja o melhor, com certeza obterá o melhor” (W. Somerset Maugham).

“A origem do sofrimento é o desejo” (Buda).

“Mostre-me uma pessoa feliz e ingrata” (Kig Ziglar).

“Não ande por aí dizendo que o mundo lhe deve uma existência. O mundo não lhe deve nada. Chegou aqui primeiro” (Mark Twain).

“Só há dignidade no trabalho quando ele é livremente aceito” (Albert Camus).

“O trabalho é o amor tornado visível” (Khalil Gibran).