Tecnologias da Comunicação nos Dias de Hoje

by Francisco on quinta-feira, 10 de novembro de 2011

por Francisco Antônio de Andrade Filho



 



Vivemos, hoje, no mundo das tecnologias da inteligência. Surgem novos caminhos de comunicação à distância. O Recado da Pesquisa apresenta alguns destaques de leitura e em benefício de quem interessar possa. Pense nisso:

“Ao mesmo tempo em que se deve mobilizar tudo o que as ciências humanas clássicas têm a dizer sobre as artes, as ciências, a comunicação e a cultura, a ecologia cognitiva deve recorrer à tecnologia das ciências, da cultura, etc. Efetivamente, as conexões, os nós, os trocadores e os operadores da grande rede cosmopolita em que se inscrevem as civilizações não são apenas pessoas mas também obras de arte [...]

Se colocarmos a ênfase na tecnologia, foi para devolver a inteligência as coisas, que por muito tempo foram mantidas à distância. Não se trata, de forma alguma, de acreditar que a “técnica” como um todo (como a apalavra se designasse uma entidade real e homogênea) “determina”, ou funda, ou forma a “infra-estrutura” do que quer que seja. Quando tentamos compreender como pensam e sonham os coletivos, estaríamos antes diante do sistemas ecológicos, em reorganização permanente e povoados por inúmeros atores” (Pierre Lévy).

“Podemos pensar também a estética como aquilo que põe em relação, que proporciona a catarse pelo prazer compartilhado, pela comunicação. Com as novas tecnologias, a estética, como compartilhamento, Vê-se radicalizada. Assim, a definição de Simmel sobre a moda pode ser muito bem aplicada à técnica. A cultura técnica contemporânea seria então uma solução particular do conflito entre o sujeito e o objeto, entre a tecnologia que escraviza e o social que rege. A cibercultura é o resultado desse processo no campo da tecnologia contemporânea” (André Lemos).

Um comentário

legal..

by sabrina diamantine on 12 de junho de 2012 às 11:30. #

Comente