Questões Humanas na Escrita de Filósofos [Ágora da Democracia]
by Francisco on sexta-feira, 19 de novembro de 2010
por Francisco Antônio de Andrade Filho
Neste segundo artigo do “Ágora da Democracia”, selecionei pensamentos de dois filósofos que se encontram para o debate em questões humanas. Cada um deles apresenta um toque especial, registrado aqui em nosso site, símbolo da democracia na internet. Faça seus comentários. Que discussões políticas e de cidadania brotariam nos comentários dos visitantes/internautas? Bem-Vindos à escrita destes pensadores:
Karl Marx & Engels: “[...] somente quando uma grande revolução social se aproprie das conquistas da época burguesa, o mercado mundial e as modernas forças produtivas, submetendo-as ao controle comum dos povos mais avançados, somente então haverá deixado o progresso humano de parecer-se a esse horrível ídolo pagão que somente queria beber o néctar no crânio sacrificado”.
O Recado da Pesquisa questiona e contribui para comentários online: é possível o proletariado mundial realizar sua revolução social? Será possível à humanidade realizar pacificamente sua história e seu progresso e abolir de vez toda forma de violência, opressão e dominação do homem pelo homem?
Jonh Rawls: “As virtudes morais são excelências e é razoável desejá-las para si e para os outros. Ora, é claro que estas excelências se manifestam na vida pública de uma sociedade bem ordenada. Assim a atividade coletiva justa é a forma mais importante da felicidade humana”.
Com os internautas, indagamos: que “sociedade bem ordenada” é essa? Seria um perverso moralismo nas sociedades de hoje? Seria a justiça o princípio da ordem social? Seria ela capaz de orientar o homem à convivência com os outros?
---
Pesquise mais:
RAWLS, Uma teoria da justiça.
MARX, K. O Capital.