Alex Peña-Alfaro
Professor do Depto. de Psicologia/UNICAP
Temos notícias alarmantes de um aumento do número de pessoas mordidas por cachorros, o mais grave é que envolve crianças atacadas por cães de raça desenvolvidos por cruzamentos genéticos que favorecem as caraterísticas de força e ferocidade. São os pit-bull, filas e outras marcas em voga.
A questão é saber porque vivemos com o risco de acidentes envolvendo cachorros e pessoas indefesas, inclusive com ocorrência de mortes, as autoridades não tomam providencias eficazes, os donos de cachorro continuam a defender o direito particular de tê-los. E a cidadania (?) não sabe o que fazer...
Este é o cenário de um problema que cresce e ameaça vidas humanas ao qual se assiste passivamente. Porquê? Alguns dados podem ilustrar melhor. Só um hospital do Rio de Janeiro registrou no ano passado 1470 casos, com média de 6 pessoas mordidas por dia; a associação Cearense de criadores de pit-bull defendeu em março deste ano que não fosse proibida a criação e que apenas multa-se o dono quando alguém fosse mordido...O raciocínio é interessante...como é também o argumento de defesa contra os ladrões de residências e outros...
Está em jogo a discussão entre o que é a esfera do público e do privado, este problema do cachorro bravo que é meu e está na minha casa onde mando eu...pressupõe que ele está em lugar seguro. Isto é falso, pois muitos escapam dos portões e casas e atacam a primeira pessoa que encontram...depois não podemos ignorar os riscos e perigos e jogar com a vida das pessoas. Isto é um problema cultural o brasileiro só cuida depois...os donos confiam mais no seu cachorro...noutros países onde as leis escritas e as do convívio quotidiano impõem regras que as pessoas respeitam e os cachorros são educados para viver como membros da família e com os vizinhos como bem mostrou o antropólogo Roberto da Matta num artigo de jornal que falava do cachorro nos EUA ou na Europa. Mas por que essa moda de cachorro feroz?
Que Psicologia poderia explicar essa necessidade de desfilar com um bicho bravo desses? Podemos imaginar que as marcas falam dos seus donos, é o caso das grifes, importa muito mais do que o objeto, a marca...podemos perguntar o que representa um cão feroz? Uma defesa? Um status? Ou uma forma velada de ameaça aos outros? Arriscaria psicologizar o fato e dizer que pode ser uma identificação ...imaginem...com o bichano??? As descrições que se fazem desses bichos são escalofriantes, o pit-bull, por exemplo, tem uma força na mandíbula, quando prende a vitima, de várias toneladas; qual seria a utilidade de tanta ferocidade? Existem noticia de grupos de jovens que cultivam modos de vida próximo ao neo nazismo, com toda a apologia e culto a violência que não pode passar despercebida à sociedade pelos riscos que envolve.
Antigamente criava-se cachorro por identificação com caraterísticas do animal: lealdade, humor, docilidade etc. E agora?
O problema que fica para nós não é apenas discutir o direito de ter meu cachorro ou não...mas que responsabilidade tenho com os outros quando decido ter um cachorro ? até porque convenhamos há uns e outros, felizmente, e por isso também, existe enorme diversidade de raças para escolher. É injustificável que um fila tenha mordido pela segunda vez uma pessoa, a criança ficou com o rosto desfigurado, no espaço de seis meses e o dono está muito bem obrigado. Os donos de cachorros ferozes colocam os outros em risco; e não querem saber disso, pois como bem explicou um deles: "o meu pit-bull ainda não mordeu ninguém".
* artigo publicado originalmente no ano de 1999, neste site.
- 8 comentários • Category: cachorro, cães de raça, Pitbull, Psicologia, tudo, violência
- Compartilhe: Twitter, Facebook, Delicious, Digg, Reddit

8 comentários
É ridicula a forma como as pessoas expressam suas opiniões baseadas em "achismos" e sem pesquisas e informações verdeiras. É incrivel a quantidade de gente que se acha qualificada e entendida de cinofilia e psicologia canina.É horrível o preconceito do ser humano e a hipocrisia de colocar na mãe natureza o erros causados pelo homem...
Fico abismada em ver um professor de psicologia abordar dessa maneira um tema que vem sido usado pela mídia como forma de vender notícias nesse país sensacionalista como o nosso!
Creio que o "mestre" que redigiu este texto não tenha pesquisado o comportamento e as habilidades da raça em questão e muito menos questionado que apesar das características herdadas do cruzamento de cães com habilidades para o combate, o pit bull é acima de tudo um cão, assim como qualquer outro, e precisa ser cuidado dignamente e com responsabilidade, reconhecendo seu criador como seu líder de matilha, que deve ser equilibrado e respeitoso com seus seguidores, assim como acontece na natureza. No mundo animal não existem líderes desequilibrados, preconceituosos ou depressivos, só os humanos escolhem serem guiados por pessoas assim...
Generalizar e condenar todos esses cães e julgar a escolha de uma pessoa por este animal é o mesmo que dizer que todos os negros são bandidos (já que a população carcerária tem maior porcentagem de negros e mulatos) e reprimir que pessoas de outras etnias escolham conviver com eles pelo risco de serem roubados....
Difícil aceitar que em pleno seculo XXI, as pessoas não compreendam que o homem precisar parar de arrumar culpados para os erros que ele mesmo comete.
Outro dia vi uma reportagem de um pit bull que atacou a própria dona e ela dizia não entender porque o cão tinha feito aquilo já que ela o tratava como filho, dentro de casa e o deixava dormir na mesma cama que ela. Isso é ridículo! Cães são cães, tem instinto e uma organização a ser seguida, como acontece em uma matilha. Esta dona deu a seu cão a responsabilidade de um líder, fazendo suas vontades e deixando que ele tomasse conta dela, assim como um macho alfa deve fazer com seu bando.O que aconteceu é que em determinado momento ela quis enfrentá-lo, impondo sua vontade, mas um líder de matilha não cede fácil, ele luta para manter sua posição, o bando todo depende disso para sobreviver...
Os cães da raça pit bull necessitam de donos que sejam seus líderes e com certeza eles não terão problemas algum em repeitá-los e amá-los! Precisam de muitos exercícios e contato com vários seres humanos desde filhotes, para não reconhecerem uma pessoa estranha como inimigo o risco ao seu teritorio ou a qualquer membro de sua matilha (familia de humanos).
Fora isso, criar um cão acorrentado é o mesmo que criar uma bomba relógio, a qualquer momento pode explodir! Mesmo porque um ser acorrentado não consegue nem atacar e nem se proteger, o que causa ao longo do tempo desequilíbrios irreversíveis.
Para terminar este longo comentário, as pessoas que escolhem responsavelmente criar um pit bull com certeza o fazem pela lealdade que irão ganhar, pelo companheirismo para os exercícios físicos e para as horas de lazer, pelo carinho e amor incondicional que irão receber!
E pelo menos em uma coisa concordo com esse texto hostil: aqueles que querem criar pit bulls como forma de chamar atenção, para satisfazer o ego doentio, para usar como arma ou como filho deveriam tentar satisfazer essas necessidades de outra forma porque não estão preparados para ter nenhum cão como companheiro, nem da raça dos pit bull e nem de nehuma outra!
by patricia on 12 de novembro de 2008 às 09:42. #
Concordo em íntegra com você.Sou protetora da raça e corta o coração ver como essa raça é vitíma de "pré conceitos" como citado nesse texto totalmente desprovido de qualquer conhecimento,estudo ou experiência.
Não estou falando das duas pit bulls que tenho em casa e foram criadas por mim com todo carinho,e que diariamente sofrem ataques de outros animais nas ruas,acho que elas nem sabem que são pit bull e não tem noção da força que tem,exprimem apenas o amor e carinho recebido ao longo de suas vidas.Estou falando das dezenas de pits que retiro das ruas e confinamentos diariamente,que passam por "uma lavagem emocional" e são totalmente reabilitados.
Infelizmente constato aqui nesse texto uma enorme frieza de coração e uma grande desilusão com profissionais que poderiam nos ajudar a construir valores melhores...O amor é uma demanda da terra, é o profundo desejo de vivermos sem linguagem, sem fala, como os animais em sua paz absoluta. Queremos atingir esse "absoluto", que está na calma felicidade dos animais.Amar exige coragem e hoje o que vemos são grandes covardes.
by Meibel Projeto Hammã de proteção animal on 26 de março de 2009 às 18:59. #
minha pit bull e super docilama jogar bola so e muito chata por que acha que todas as pessoas que vem em minha casa sao visitas dela e fica insistindo pra joguem bola com elaeu foco sem graça pois nem todos gostam de cachorrosainda mais um pit bull me doi o coraçao vendo a tristesa no olhar quando chega perto das pessoas com a bola na boca e e repudiada. como saber quando ela esta nervosa e o q faser pra evitar q isso aconteça porque pra min pit bull feros e quem cria e fas eles assim estes sim deverian ser condenados nao os animais pois so aprendem o q ensinamos.
by geralda alcione coelho on 11 de abril de 2009 às 21:00. #
AS QUTRO HORAS E CINGUENTA MINUTOS DA MANHÃ DE FUI ATACADO POR UM PITBULL AO FIM DA TARDE FUI FALAR COM O DONO E NADA RESOLVEUPROCUREI AS AUTORIDADES E ME DESCEPCIONEI O QUE DEVO FAZER?
by sergio on 19 de junho de 2009 às 04:37. #
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Estou muito feliz de saber que existem pessoas conscientes e inteligentes como você!!!!! A pouco escrevi em meu blog sobre esse mesmo assunto " Pitbull" E concordo com você... O cachorro está para o dono e vice e versa...Pessoa violenta se identifica com o animal... Lógico que muitos donos irão argumentar que isso não procede... E até pode ser verdade... Ou que não melhora as coisas...Porque se uma pessoa escolhe ter um Pitbull ou é por afinidade a violência do animal ou por pura imbecilidade...De qualquer forma a sociedade precisa unir-se para banir do convívio pessoas que não zelam pelo próximo!!!
by Elaine Berti on 12 de setembro de 2009 às 16:10. #
vcs sao todos uns loucos!!!
falam isso porq não tem ninguem da familia mordida por um pit bull!!
meu filho foi mordido e quase perdeu a mão,o dono do cachorro disse q não tem nada a ver com isso!!
esse cachorro e maldito.
by ricardo on 9 de novembro de 2009 às 19:22. #
oi amigo, vi seu blog e tudo que você falou sobre o pit bull.
eu tenho um pit bul de 7 meses e ele é muito dócil e convive perfeitamente com o "irmão" poddle dele.
E acho injusto que outas pessoas fiquem falando mal dessa raça.
Na minha opinião o pit bull só ataca se a pessoa que sofreu a ação tiver provocado.
Nenhum cachorro ataca uma pessoa à toa.
OBS: EU FIZ UM BLOG RECENTEMENT E GOSTARIA MUITO QUE VC PARTICIPASSE DELE. FI COM A FINALIDADE DE DEFENDER TODA A RAÇA QUE A MAIORIA DISCRIMINA, POR SER FORTE E TER UM INSTINTO AGRESSIVO.
EU QUERO CONSEGUIR O MÁXIMO D PESSOAS POSSÍVEIS PARA O MEU BLOG, QUE ME AJUDEM A MOSTRAR À OUTRAS PESSOAS QUE O PIT BULL PODE SIM SE CRIADO COM A FAMÍLIA, CRIANÇAS E CÃES DE OUTRA RAÇA.
PARTICIPE DO MEU BLOG QUE ESTAH EM ANDAMENTO AINDA,MAIS GARANTO QUE JUNTOS TODOS NÓS VAMOS FAZER DOS PITT BULLS UMA DAS MELHORES RAÇAS PARA SEREM CRIADAS.
MUITO OBRIGADA.
by cissa on 26 de fevereiro de 2010 às 14:16. #
O cachorro é o espelho do dono... O que estraga o Pitbull é aquela peça que fica atrás dele chamada ser Humano!
Tenho um PitBull que é a coisa mais linda desse mundo, muito dócil e muito fiel...
Não troco a companhia do meu cachorro para ficar ao lado de muuuuuiiiitosss seres humanos... Quer dizer muitos se denominam seres humanos.
Eu e minha esposa temos mais pena de um cachorro mau tratado na rua do que de um ser Humano... E que se exploda a opinião dos que se dizem entendidos no assunto...
by André on 25 de maio de 2010 às 13:26. #