Semíramis Alencar
Com o advento da Internet, as formas de ensinar e aprender começam a sofrer transformações, tanto nos cursos presenciais, como nos de educação continuada, à distância. O mundo globalizado pede maior assimilação de informações em menor tempo possível.
Os encontros em sala de aula passam a ter uma colocação secundária, bem como o papel do professor que se torna um agente facilitador do conhecimento. O ensino é mais individualizado, cada aluno aprende segundo seu próprio ritmo.
Quem participa do processo ensino-aprendizagem sabe que a educação está pautada em valores integrados da vida. O homem é um ser social, sua vida está intimamente ligada à família, a escola, ao trabalho, ao lazer, enfim a sociedade que ele participa aprendendo, ensinando, convivendo. Logo, são necessários métodos que facilitem este processo, tornando o aprendizado natural como as informações que ele recebe a cada instante.
A internet estimula a intuição, a flexibilidade mental e a adaptação a ritmos diferentes. Desenvolve novas formas de comunicação, favorecendo a escrita. A rede incentiva os contatos virtuais, as amizades, as trocas constantes com outros colegas, tanto por parte dos professores como dos alunos.
A internet apresenta um campo vasto de pesquisas possibilitando interações mais amplas que combinam o presencial com o virtual. Todavia, o educador precisa estar atento à dispersão e à distração provenientes de tantos endereços virtuais, pesquisas, textos e dados que nada mais serão que arquivados, dificultando desta forma a interiorização, a objetividade e a personalização.
Portanto, educar utilizando a internet exige uma forte atenção do professor. Os alunos tendem a dispersar-se diante de tantas conexões possíveis, hyperlinks, imagens e hipertextos que se sucedem ininterruptamente.
A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. O aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo e individual e a troca de resultados.
A interação bem sucedida aumenta a aprendizagem. Em alguns casos há uma competição excessiva, monopólio de determinados alunos sobre o grupo, mas no conjunto prevalece a cooperação.