A Função Social da Escola

by Francisco on segunda-feira, 16 de agosto de 2004

Semíramis Alencar

Para que serve a escola?
Basicamente, a escola serve para:

• Ensinar conteúdos e habilidades necessárias à participação do indivíduo na sociedade;
• Através de seu trabalho específico, a escola deve levar o aluno a compreender a sua própria realidade, situar-se nela, interpretá-la e contribuir para sua transformação.
• A escola é fundamental para a formação da cidadania. Por isso, nenhuma criança pode ficar excluída de seus benefícios.
• Todas as crianças têm o direito a uma sólida formação escolar.Todas têm o direito de sonhar e seguir seus sonhos, realizando seus projetos individuais e coletivos.
• Isto acontece quando pensamos em:

“Criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo de riscos, por isso que se recusa o imobilismo.
A escola que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se advinha.
A escola que apaixonadamente diz “sim” a vida”.
Paulo Freire, educador pernambucano.

Como os processo de ensino-aprendizagem são muitos e variados, cada professor tem uma forma única de demonstrar e aplicá-los, uma vez que possuem uma idéia geral de como se dá o processo de aprendizagem dos alunos e assim como ele deve ensinar. Essas idéias orientam a forma de atuar em sala de aula.

Cada aluno é único e tem seu próprio ritmo de aprendizagem baseado nas suas experiências anteriores e externas à escola. A escola é o lugar de encontro dessas vivências, de alunos e professores e o debate acerca de temas de interesse comum à todos.

Preservar interesses, entender necessidades e tratar cada aluno de forma individualizada são aspectos centrais num ensino bem sucedido. A aprendizagem é o resultado de processos sociais e pessoais.

31 comentários

Gostaria de contribuir nesta ideia.
Acredito que a função da escola é acima de tudo politica, de formar cidadaos conscientes de reconhecer que são portadores de direitos e deveres. Formar não para ser manobras desta sociedade e deste sistema capaitaliista que só quer a reprodução e alienção, mas sim para serem criticos,propositivos e tansformadores nesta realidade.

é preciso reconhecer estes sujeito da escola como produtores de sua historia e a propria sociedade.

a escola precisa sair destes velhos paradigmas de educação e voltar mais para o saber popular da comunidade escolar.

Acreditar na mudança, viver na utopia, ela que faz nos persistir na caminhada de uma sociedade mais justa e consciente.

by Anonymous on 31 de maio de 2006 às 08:51. #

sou educadora e acredito que nós professores temos que fazer a diferença e mostrar á todos que o nosso papel é fundamental na sociedade,porque nós podemos transformar e formar sujeitos críticos para mudar essa sociedade capitalista que nos rodeia.

by Ana carolina on 15 de junho de 2006 às 11:40. #

É interessante encontrar pessos que compartilham dos mesmos ideais que os meus.
Penso que nessa busca pela melhoria da Educação que chega aos milhares de crianças, jovens e adutod do nosso país, é preciso a solidificação de ações empenhadas à transformação, e nesse processo a união faz a força. Estou escrevendo a monografia de final de curso cujo tema é a Função Social da Escola,e preciso de textos que venham a contribuir com esta discursão.
E não esqueçãm que precisamos fortalecer este debate em espaços como este(internet) para que muitas pessoas vejam e contribuam.

by Bárbara Cristina on 1 de agosto de 2006 às 08:09. #

.

Sou aluna do 7º Período do curso de Letras e gostaria de deixar aqui,minha opinião sobre esse assunto que é fantástico! Pois, a função da escola é conhecer e por em prática os direitos e deveres de aluno e professor. Posso salientar que, o aluno é o produto mais importante da escola, e, tem o direito de ser preparado para ser crítico e saber se sobre-sair de qualquer situação nesse mundo globalizado e capitalista, e, para isso é necessário que o educador fuja do método tradicionalísta, acreditar nas mudanças e da ao aluno a oportunidade de fazer um país melhor!

by Anonymous on 24 de agosto de 2006 às 13:11. #

Jorge Luis Borges dizia que todas as teorias estão certas; o que importa é o que fazemos com elas. Todas as teorias sobre escola são lindas, o problema é que aqui no Brasil, desde os últimos anos do século passado (XX, a escola não tem sido outra coisa senão creche, asilo, reformatório, restaurante popular ou coisa que o valha, menos aquilo que apregoam todas as teorias.

by Anonymous on 27 de agosto de 2006 às 17:46. #

gostei muito

by nadgina on 6 de julho de 2007 às 12:43. #

eu tenho 16 anos e estou cursando a 2ª serie do ensino medio. Na minha opinião a função social da escola é além de ensinar as meterias, é também preparar os alunos para a vida la fora formando cidadãos consciêntes, para que cumpram sabiamente seus deveres e direitos de cidadão.

by Carla Carolina das Neves on 23 de novembro de 2007 às 13:46. #

Nessa perspectiva de atuação da escola como meio de formação de cidadãos e de cidadania, vale ressaltar que na articulação do trabalho escolar não se pode perder de vista os princípios norteadores da docência. O primeiro ponto importante nessa questão é a humanização, que aponta ao compromisso de valoração da pessoa enquanto ser que busca autonomia. O segundo é a democracia, que permite ações coletivas de construção e defesa dos interesses humanos voltados ao exercício da cidadania. O terceiro, e não menos interessante é a criatividade, que orienta a percepção de mundo tornando o educando participante ativo na construção de sua afirmação pessoal na sociedade. Isso é o que se defende como sistematização dialética de um processo, mostrando ser imprescindível que a escola crie com a criança ou o adolescente uma relação de diálogo e de situações em que eles apresentem os entendimentos que lhes são inerentes, assimilados em sua leitura particular do meio que presenciam e emitem opiniões. Assim, a escola exerce uma função de integrar o ser humano ao meio de forma autêntica.

by Francisco de Assis Amorim de Araújo on 9 de junho de 2008 às 14:27. #

Olá, tb estou escrevendo um TCC sobre este tema, vc poderia entrar em contato comigo pra gente trocar algumas idéias.
Abraço
Telma

by Telma on 20 de junho de 2008 às 09:01. #

Estou fazendo um comentári critico sobre o assunto a Função Social da Escola,gostaria de saber a sua posição para colocar em meu comentário.Vou agradecer sua colaboração.
um abraço.
Aguardo sua resposta.

by miriã on 4 de setembro de 2008 às 07:05. #

Miriiâ,

Gostei de seu comentário. Leia mais, aqui, www.orecado.org A idéia chave das ciências humanas é que a ideologia só pode surgir numa sociedade histórica, “uma sociedade para a qual o fato de ter uma origem, é uma questão.”1 Não existe ideologia em si mesma. Ela é sempre um fenômeno social. Surge em determinado contexto histórico-social como tomada de consciência coletiva de certos fatores operantes em tal contexto e de certos valores nele presentes.

by Francisco Andrade on 6 de setembro de 2008 às 09:13. #

Telma,
Fico torcendo pelo sucesso do seu TCC. Como contribuição, leia mais aqui no meu site wwew.orecado.org presentes.
Aqui, a ideologia aparece como sistemas de pensamentos, crenças e normas que participa constantemente da regulamentação social e que em ampla medida “se reproduz inconscientemente em cada um de nós.”2 Indica o sistema cultural que exprime e interpreta as idéias, as crenças, os comportamentos típicos pertencentes a um grupo humano. Surge como um elemento de consciência coletiva, dentro de uma estrutura social em processo de mudança:
É, pois, no interior da sociedade histórica que podemos circunscrever a emergência da ideologia. Na medida em que os agentes sociais e políticos não contam com o anteparo de um saber anterior à sua própria prática e que legitime a existência de certas formas de dominação, as representações que os sujeitos sociais e políticos farão acerca de sua própria ação vão construir o pano de fundo no qual os agentes sociais e políticos pensarão as relações de poder, pensarão as relações de dominação, pensarão o social e o político.3

by Francisco Andrade on 6 de setembro de 2008 às 09:17. #

Francisco de Assis,
Ótima interpretação. Leia mais aqui em meu site www.orecado.org o artigo A Significação Ideológica do Processo Pedagógico Por outro lado, a ideologia é sempre uma tentativa de racionalização, ou seja, de organização coerente em termos de razão social, dos fatores e dos valores, de sorte a apresentar uma interpretação que se crê racionalmente válida, do contexto social. Admite-se, portanto, que a ideologia se relaciona diferentemente com as ciências sociais e, de modo específico, com a ciência da história, que, seguindo alguns filósofos, é a única “capaz de nos fornecer os instrumentos para nos produzir um conceito de ideologia.”4

by Francisco Andrade on 6 de setembro de 2008 às 09:21. #

Carla Carolina,
Excelente interpretação. Leia mais sobre o assunto no artigo A Significação Ideológica do Processo Pedagógico, aqui no meu site www.orecado.org A análise das ideologias tem como marco teórico e prático, essa ciência das formações sociais em seu processo de modificação de dominância. Reafirmamos: as ideologias não são inteligíveis em si mesmas. A verdade surgirá apenas através da sua relação com as condições sociais de produção.
Bom proveito

by Francisco Andrade on 6 de setembro de 2008 às 09:25. #

Anonymous,

Adorei seu senso crítico. Nessa linha, publiquei aqui no meu site www.orecado.org o artigo A Significação Ideológica do Processo Pedagógico. Para os pesquisadores do processo pedagógico colada na História, Marx e Engels5, por exemplo, só existem ideologias concretas, ligadas com as condições de existência, “que os homens devem estar em condições de poder viver a fim de fazer história[...] antes de mais nada beber, ter um teto onde se abrigar e usufruir dos bens culturais da sociedade.”
Bom proveito

by Francisco Andrade on 6 de setembro de 2008 às 09:38. #

nadgina,


Leia mais, aqui, www.orecado.org "A Significação Ideológica do Processo Pedagógico
A Ideologia Alemã, obra de Karl Marx, registra:
E se em toda ideologia os homens e as suas relações nos surgem invertidos, tal como acontece numa “câmara obscura”, isto é, apenas o resultado do seu processo de vida histórico, do mesmo modo que a imagem invertida dos objetos que se forma na retina é uma conseqüência do seu processo de vida diretamente físico.7

by Francisco Andrade on 6 de setembro de 2008 às 09:57. #

Anonymous

Parabéns pelo seu comentário. Leia mais sobre !“A Significação Ideológica do Processo Pedagógico", aqui no meu site www.orecado.org As instituições, para sobreviverem, são asseguradas por diversos mecanismos de produção e reprodução, chamados de “aparelhos ideológicos de Estado”8.A dominação política não se pode efetuar unicamente por intermédio da repressão: a dominação estatal implica a intervenção decisiva da ideologia que legitima essa repressão. As ideologias não existem somente nas “idéias.” Elas realizam-se e encarnam-se nas instituições ou aparelhos. São os aparelhos ideológicos do Estado, isto é, aparelhos que preenchem o papel de Estado sob o aspecto principal da inculcação ideológica: aparelho escolar, religioso, político, sindical, entre outros.

by Francisco Andrade on 6 de setembro de 2008 às 10:00. #

Bárbara Cristina,
Excelente comeeentário. Leia mais aqqui, www.orecado.org sobre "“A Significação Ideológica do Processo Pedagógico”,“A Significação Ideológica do Processo Pedagógico". A educação escolarizada é a responsável principal por esse processo pedagógico em todos os sujeitos das sociedades humanas e, conseqüentemente, pela reprodução das relações de bens político-econômicos que caracterizam estas sociedades. Esta educação é instrumento de reprodução das relações de força vigente na sociedade. Ela permite a reprodução da cultura em suas relações reais de poder, no interior das forças sociais.

by Francisco Andrade on 6 de setembro de 2008 às 10:04. #

A escola também deve prepará-los para sua incorporação no mundo do trabalho e que sejam indivíduos produtivos que se incorporem à vida adulta e pública. Função transformadora para a socialização do indivíduo que garanti a reprodução social e cultural como requisito para sobrevivência da sociedade.
A escola deve provocar e facilitar a reconstrução de conhecimentos, atitudes e formas de conduta que os alunos assimilam nas práticas sociais de sua vida anterior e paralela à escola .

by jamila on 8 de setembro de 2008 às 13:25. #

gostaria de saber o que achou do comentario escrito?

by jamila on 8 de setembro de 2008 às 14:20. #

Jamila,

Ótima interpretação do texto. Parabéns pela sua habilidade de ler e entender. Recomendo a leitura de um dos meus artigos, publicado aqui em nosso site www.orecado.org
Traata-se do texto:"A Significação Ideológica do Processo Pedagógico” onde se lê:

A escola9 é a instituição encarregada dessa formação ético-pedagógica, pelo conhecimento e valores que transmite. Para garantir a reprodução dos meios de produção, os sistemas políticos precisam garantir também a reprodução da força de trabalho, assegurada pelo sistema escolar, e pressupõe a submissão à ideologia dominante como meio de preservar os lugares sociais, de acordo com seu interesse.
A educação escolarizada é a responsável principal por esse processo pedagógico em todos os sujeitos das sociedades humanas e, conseqüentemente, pela reprodução das relações de bens político-econômicos que caracterizam estas sociedades. Esta educação é instrumento de reprodução das relações de força vigente na sociedade. Ela permite a reprodução da cultura em suas relações reais de poder, no interior das forças sociais.

by Francisco Andrade on 8 de setembro de 2008 às 14:24. #

Todos esses comentarios a cerca da Função Social da Escola são maravihosos, porém é impossível que a escola consiga exercer o seu papel completamente se não houver o apoio dos políticos em todos os aspectos. Inúmeras pessoas se formam ou terminam seus cursos todos os anos e por aí desempregadas e sem condições. E aí? A Função Social seria completa se as escolas tivessem o poder e a liberdade de inserir o aluno direto no campo de trabalho. PENSE NISSO.

by HENIO FERREIRA on 30 de janeiro de 2009 às 17:02. #

A função social da escola é algo que se mistura com o próprio acontecer da história, em suas diferentes manifestações.

by RAIMUNDA COELHO on 19 de abril de 2009 às 21:28. #

Gostaria de contribuir mais uma vez nesta idéia.
Acredito que a função social da escola é acima de tudo política, para formar futuros cidadaos críticos e conscietes.

by RAIMUNDA COELHO on 19 de abril de 2009 às 21:59. #

bom a escola para mim e um lugar que vc so vai para estudar vc aprende conviver com pessoas super diferente da gente a para mim a escola e um lugar muito bom etc

by taynná on 30 de junho de 2009 às 18:11. #

A escola está comprometida sim, em dar continuidade à educação ao indivíduo que busca de maneira efetiva transformar a realidade soial em que vive!!!!!

by Anonymous on 4 de novembro de 2009 às 15:38. #

a eudcação é a base do conhecimento do ser humano através do mesmo consegue-se transformar muita coisa ou até muitas pessoas, e espero que algum dia o mundo inteiro possa ser transformado pela educação.

by sandra e lucineide on 24 de novembro de 2009 às 07:41. #

bom estou no ultimo ano de pedagogia
A escola ~e um dos lugares mais ricos de conhecimento
mas tenho aprendido que çe uma troca entre professor e aluno
e e assim que mudar essa historia para melhorrrrr

by sonia on 24 de março de 2010 às 21:30. #

eu também vou fazer monografia sobre a função social da escola estou precisando de livros que tiver nomes so divulgar ai no site

by vanuza on 14 de julho de 2010 às 14:28. #

EU ACHO QUE MANOGRAFIA É UMA MANOGRAFIA...

by BÁRBARA on 24 de junho de 2011 às 13:08. #

a escola tem o papel de moldar alunos que sejam criticos ,

by anonimo on 15 de novembro de 2011 às 09:43. #

Comente