Aldacir Santos de Sousa
A pedagogia tem um grande valor entre a humanidade, devido à sua intensa relação com o desenvolvimento do indivíduo, papel é esse que está intimamente ligado à construção de uma sociedade criativa e respeitadora.
Piaget sempre bateu duro na escola tradicional, defendeu práticas baseadas em jogos, pesquisas e trabalhos em grupos, concebe a criança como um ser capaz, ativo, atento e que constantemente cria hipóteses sobre seu ambiente.
Todo professor deve pensar no aluno como nos próprios filhos. É fundamental ter muito carinho, dedicação por todos estudantes sem exceção. O papel do mestre é intuir o que o aluno espera, deseja e fazer aquilo que estiver ao seu alcance para garantir o sucesso da aprendizagem. Utilizar diversas dinâmicas, uso de músicas, pesquisas, excursões, jogos estratégias que envolvam e mobilizem toda a turma na busca de novos conhecimentos.Nós professores somos privilegiados porque só nós temos o prazer de ver diariamente aquele brilho nos olhos de uma criança quando descobre o mundo. Segundo Vygotsky (1930) desenvolvimento e aprendizagem são processos independentes que interagem, afetando-se mutuamente; aprendizagem causa desenvolvimento e vice- versa. O que é desenvolvimento? O que é aprendizagem?
Para Elisabete da Assunção José e Maria Teresa Coelho(1991) desenvolvimento é um termo bastante amplo, é um processo ordenado e contínuo que principia com a própria vida. É comum as pessoas restringirem o conceito de aprendizagem somente aos fenômenos que ocorrem na escola. O termo tem um sentido mais amplo abrange os hábitos que formamos, enfim os aspectos de nossa vida e a assimilação de valores culturais.Muitos professores vêem cenas agressivas todos os dias dentro de suas classes.Em muitos casos estão reproduzindo cenas reais. Segundo Alia Barrios (2002) é difícil para o professor encontrar atitudes, mas é possível achar formas de incentivar o aluno a brincar de guerra ou de luta. Não adianta esconder esse tipo de brincadeira, pois ajuda a refletir sobre a violência de maneira transformadora. O aluno precisa ser capaz de reconhecer as situações em que aplicará seu conhecimento ou habilidade.
No Brasil há um crescente interesse em aprimorar a prática pedagógica, procurando estabelecer um atendimento de qualidade para as crianças e famílias, exemplo o “Dia Da Família Na Escola”,criado em 2001, com objetivo de integrar a família as diversas atividades escolares como: recreações, oficinas,palestras e outros.Esse é um dos diversos instrumentos que integra todos ao processo aprendizagem, traz conseqüências positivas tanto para o desenvolvimento do educando, como para o bem estar da família.É necessário que continue fazendo essa parceria,escola x família caminhando de mãos dadas. O professor não faz nada sozinho e a família também.
Como avaliar o aluno?
Para Mere Abramowic (2001) avaliação que durante décadas foi instrumento ameaçador e autoritário está mudando porém continua sendo um dos grandes nós da educação. Hoje para muitos educadores a nota está sendo uma representação simplificada de um processo de aprendizagem. O que vale é o desenvolvimento do aluno em relação a si próprio e aos objetivos propostos os quais são baseados no contexto em que ele está inserido. O professor planeja faz suas anotações porém isto não é tudo; os alunos escrevem seus relatórios individuais, os quais são aproveitados como norte e utilizados como conteúdos prévios.Daí a criança se sente interagida. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento é resultado da interação da criança com o meio social em que está inserida.Com seu conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (Z D P) ele nos faz perceber que a avaliação é um processo contínuo, não um momento isolado ao final do processo aprendizagem.O Mais importante não é a aprendizagem que já ocorreu e sim aquela que está acontecendo.
Referências Bibliográficas
. OLIVEIRA, Cláudia Lávis Zilma. Psicologia na Educação. Ed.Cortez, Impresso no Brasil, Agosto 1991
. SOUZA, João Francisco A Educação Escolar
. Revista Escola. Edições:Abril 2002/Março 1997
. Revista Construir Notícias. Edição: Junho 2002
. José, Elizabete da Assunção e Coelho, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. Ática. 1991 3ª ed.
* Aldacir Santos de Sousa, aluna do Curso de Especialização em Psicopedagogia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife/PE
Um comentário
MEU DEUS EU QUERIA VER ERA OS PRINCIPAIS TIPOS DE LINGUAGEM E NAO ESTOU ACHANDO DE JEIYO NENHU :(
by BEATRIZ PEREIRA CORREIA on 14 de março de 2012 às 07:40. #