Indagar, questionar, problematizar: do senso comum à consciência filosófica
by Francisco on sábado, 5 de janeiro de 2002
Francisco Antônio de Andrade Filho
Nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação tácita e fácil, de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais, óbvias: espaço, tempo, realidades, qualidade, verdade e mentira. Mas alguém toma uma decisão e começa a indagar, questionar, problematizar, fazer perguntas: o que é pensar, falar e agir? O que é o homem? O que é tecnologia? O que é ética? Por que avaliamos os sentimentos e as ações humanas?
Desse senso comum à consciência filosófica, estaríamos tomando distância da vida cotidiana: qual a realidade ou natureza, significação de alguma coisa? Qual a origem ou causa de uma idéia, de um valor? Qual a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa?
Assim, o homem defronta-se com problemáticas da vida frente à existência humana no mundo: o que é o homem em si mesmo? O que é o homem em relação ao outro, o homem que produz tecnologias da inteligência, que inventa a linguagem? Por que a violência, hoje, no Brasil?
Fazemos juízos de valor, juízos da realidade: o que é o bem? O que é o mal? O bem supremo é a felicidade? É o prazer? É a utilidade? É a ética na saúde? É a inseminação in vitro?
E indagaríamos: o que é filosofia? Teríamos, então, uma percepção que filosofia é o resultado de uma atividade construtiva da razão humana que se defronta com a realidade do ser, operando com conceitos em sua totalidade. De uma filosofia moral e ética com a reflexão a respeito dos fundamentos da vida individual e da vida social. A filosofia seria um tipo de conhecimento que procura o sentido da totalidade, pesquisando os primeiros princípios, através do raciocínio. Filosofia é atitude reflexiva. Vejamos como alguns filósofos conceberam a filosofia:
- Bergson: "Filosofar, consiste em situar-se no objeto mesmo por um esforço
de intuição" (Hilton Japiassu). - D’Alembert: "A filosofia não é outra coisa senão
a aplicação da razão aos diferentes objetos sobre os
quais ela pode se exercer" (Hilton Japiassu). - Jarspers: "No domínio filosófico, quase todo mundo se
julga competente. Devemos reconhecer o bem-fundado desta exigência:
a filosofia deve ser acessível a cada um" (Hilton Japiassu). - Marx-Engels: "Até hoje, os filósofos nada mais fizeram
que interpretar o mundo de diferentes maneiras; doravante, trata-se de transformá-lo"
(Hilton Japiassu).
Bibliografia
JAPIASSU, H. Um desafio à filosofia: pensar-se nos dias de hoje. São Paulo: Letras & Letras, 1997.
3 comentários
Olá! Sou estudante e gosto muito de filosofia, esse site está me mostrando a possibilidade de eu me formar em filosofia.
by Irene on 19 de maio de 2009 às 07:38. #
Prezada amiga Irene:
A Equipe editorial desta página agradece sinceramente seu elogio à filosofia. Estamos com um plano de produzir um Livro Gratuito de Filosofia Aplicada às diversas áreas de conhecimento. Pretendo passar adiante aqui no Recado, minha experiência de 43 anos de ensino, pesquisa e extensão nas Universidades da UFAL, UNICAP e outras instituições de nível superior. Aguarde-o.
Desde já, afirmo que estamos torcendo pelo sucesso na conclusão de seu curso. Conte conosco. Leia aqui sobre o autor neste link.
by Francisco Andrade on 19 de maio de 2009 às 16:46. #
valeu me ajudou mto para meu trabalho brigadao meesmoo
by debora santos on 3 de abril de 2011 às 11:17. #