(Re)fontização Bíblica - os três dias da Semana Santa 2014
by Francisco on quinta-feira, 17 de abril de 2014
Hoje, 17 de abril 2014. A Igreja de Cristo volta seus pensamentos para os mistérios do Cordeiro de Deus Ressuscitado. É a (re)fontização bíblica, só para os três dias da semana santa. De intensa meditação. De reflexão. De vida.
É Quinta-Feira Santa. Leio 1 Coríntios,11, 23-26. Refleti e vivi. Jesus, filho do casal Maria e José, se fez servidor de todos, dando a vida pelos amigos. Dele aprendi que é próprio do amor eliminar distâncias, ser verdadeiro e leal, humilde e transformador. Não tolera a hipocrisia, defende a verdade. E recebi uma mensagem de espiritualidade: não se vive sem "Deus ou Natureza"(Baruch de Spinoza). Não se vive sem amar.
É Sexta-Feira da Paixão. Agora é Isaías (52, 113-53) que anuncia o mistério do sofrimento. Por que aconteceu a morte de Cristo, o ungido do Pai e do Espírito Santo? Para se amor onde há ódio. Ser perdão onde há ofensa. Ser amizade onde há desencontro. Ser verdade onde há erro. Ser alívio onde há onde há dor. Ser coerência onde há incoerência. Ser pai onde há filhos. Ser sinal. Ser presença.
É Sábado de Alelúia. Atento, leio São Paulo (Rom.6, 3,11) e Lucas (24, 1-12). São páginas de lições que perduram e se transformam. (re)fontizam-se. São mensagens isentas de sectarismos, porque ditadas pelo Espírito Santo. Senti que a Igreja de Cristo - não apenas a católica -, se caracteriza pela coragem de viver, pela vontade de servir, pelo desejo de reconhecimento, pela alegria da salvação. Cristo ressuscitou. Ele está vivo. Não está entre os mortos, mas entre os que vivem - vivificando os que o procuram. E me alegrei com isso. O poder de Deus que libertou Cristo da morte faz brotar em nós uma vida nova eliminando o choro e a dor, o sofrimento e a morte. As forças do bem e da vida triunfarão para a alegria de todos.
E agora, irmãos e irmãs em Cristo - fiéis companheiros de meditação e reflexão -, onde está Cristo? Vivo ou morto? Onde buscá-lo? Nos crucifixos bonitos ou nos cristos feios, nos cristos de carne e osso? Estaria Ele vivo nos lábios da falsidade e covardia, da mentira e do ódio? Procure-o. Encontrá-lo-à crucificado e triste no irmão que sofre. Vê-lo-à felizes nos homens, nas mulheres, nas crianças, nos animais - entre tantos outros seres da Natureza -, que irradiam alegria. Lá vai Ele....lá vai Jesus Cristo ressuscitado....Júlio E Antônia; Francisco e Severina; Tânia e Francisco Andrade; Tiago e Renata; Lucas e Geórgea; Mateus e Alessandra, Sofia e Pedro.......José Gardino e Maria....ressuscitados.